quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Comissão recebe novas informações sobre passe livre


Decreto que regulamenta o funcionamento do passe livre para idoso com mais de 60 anos será publicado amanhã.

A reunião aberta da Comissão de Direitos Humanos, realizada no dia 15 de agosto, contou com a participação do Secretário Municipal do Transporte, da Presidente do Conselho Municipal do Idoso, do Vice-Presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas, vereadores e a comunidade.

Na ocasição foram levantadas as dúvidas referentes a limitação no número de cadastramento de idosos por parte da Visate, em 150 senhas diárias; as freqüentes filas e a liberação do benefício aos portadores da carteira específica, a partir do dia 20 de agosto.

A vereadora Ana Corso passou ao secretário dos transportes, Jorge Dutra, as reclamações que a comunidade tem feito à Comissão de Direitos Humanos, no que diz respeito ao cadastramento de idosos. O Secretário afirmou que na sexta-feira, 17 de agosto, a prefeitura expedirá o decreto que regulamentará a lei no município. Em relação as filas, "a empresa já adquiriu mais uma máquina de confecção das carteiras, totalizando quatro, que estão sendo entregue aos idosos. Agora o tempo para a confecção é de 8 minutos e meio, o que agilizou bastante o processo", declara Dutra.

O número de cadastrados na quarta-feira era de 959 idosos. A estimativa é que o número chegue a 10 mil. A partir do dia 20, os idosos só terão direito ao benefício se estiverem com as carteirinhas fornecidas pela Visate.

Fotos: Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

VEREADORA ANA CORSO APÓIA MOVIMENTO PELA VIDA





Quinta-feira, 9 de Agosto de 2007

Vereadora apóia movimento pela vida


Na sessão ordinária do dia 08 de agosto, a Vereadora Ana Corso solicitou uma declaração de Líder para falar sobre a falta de medicação especial para os transplantados do estado do Rio Grande do Sul. Estão sendo prejudicados os pacientes que fizeram transplante de rim, fígado, pâncreas e pulmão.

Sensibilizada, a Vereadora leu o "Manifesto em Favor da Vida: o direito à vida está acima do direito à morte", convidando os demais vereadores a apoiarem a manifestação da entidade Rimviver marcada para hoje (9 de agosto). Esse ato é uma forma de chamar a atenção do Governo do Estado para a gravidade do problema."É uma situação extremamente trágica, não temos a dimensão disso, a não ser quando nos chegou à Comissão dos Direitos Humanos", destaca Ana.


Segue abaixo o Manifesto na íntegra:
"Manifesto em Favor da Vida:O direito à vida está acima do direito à morte!!!"


Existe no Rio Grande do Sul um grande número de cidadãos, votantes, que estão ameaçados de morte!

E não são vítimas apenas da falta de segurança, mas da falta de vergonha de pessoas e de partidos políticos que, amparados pelo poder e pela impunidade, brincam com a vida dos Cidadãos como se fossem marionetes, fadadas a serem vistas como Fantoches, que tem valor apenas quando servem para encenação da peça que lhes convém, ou seja, servem apenas, para colocar seu voto na urna na hora da eleição.

Enquanto, os políticos, preocupam-se com pedágios, mudança de local, qual é o custo que o cidadão vai pagar..... Não lhes resta tempo para saber o que esta se passando debaixo do próprio nariz.

Existem pessoas, cidadãos, seres humanos, pais e mães, eleitores, votantes, que saíram da fila da morte, quando após muito sofrimento, numa lista de espera por um órgão, fizeram um transplante. Sofrimento, que acreditaram ter tido fim, afinal, conseguiram ser transplantados. Agora, bastava apenas cuidar da saúde e voltar à vida. Mas, por incidente de percurso e/ou melhor por descaso público, estão eles, os transplantados, de volta na fila da morte.

E não estamos falando de Ladrões, de Traficantes, de Máfia, de envolvidos em corrupção. Estamos falando, de pessoas honestas, que apesar de tudo, defendem a nossa Pátria. Pátria Amada, Brasil. Que defendem o nosso Rio Grande do Sul.... Onde tudo o que se planta cresce e o que mais floresce é o Amor.

Que Amor? Que Pátria?

É essa Pátria amada que queremos? Onde as pessoas, Cidadãos, Pais e Mães, estão na fila da morte, simplesmente, por descaso de nossos governantes, que não estão dando a mínima importância para uma causa social que está se tornando um caos social, por falta de vontade política....

Queridos políticos, e em especial, querida governadora, educadora, mulher, mãe, chegou a hora de dar uma resposta para a sociedade Gaúcha.....

Não tem mais tempo..... Tem que ser agora.... Tem que ser hoje.... Tem que ser já..... Amanhã poderá ser tarde..... Tarde demais.....

Está faltando combustível para a vida de muitos cidadãos.... Eles estão na fila da morte..., assim como nós estamos, com uma diferença ..... Nós não sabemos quando vamos morrer..... Eles sabem.... Sabem que vão, muito mais breve do que gostariam, pois, estão sem o combustível da vida.....Estão sem o MEDICAMENTO que lhes é indispensável.

É! Governadora ... O MEDICAMENTO.... Que faz parte do Direito à Saúde, um Direito Universal, não contributivo. Será que é preciso lembrar disso?

Até quando teremos que esperar .... Até que o caos termine. Que não sobreviva nenhum transplantado para contar a história. Para relatar a tragédia ... Onde muitos transplantados perderam a vida pelo descaso dos governantes. Dentre estes governantes, uma mulher, educadora e mãe. Eleita pelo voto do povo, para representar o povo, lutar junto com ele pela Garantia de Direitos....

E aí governadora onde está o compromisso que assumiu, perante o povo? Onde está a esperança de dar uma nova cara para o nosso Rio Grande do Sul, Céu, Sol, Sul Terra e Cor, onde tudo que se planta cresce e o que mais floresce é o Amor. Onde está o Compromisso? Onde se perdeu? Onde se escondeu? Onde está, que não está sendo visto? Será que se acovardou?

Que amor? Que céu? Que Sol? Que Sul?

Não queremos nada mais do que o Direito de exercer o nosso direito, de ser ouvido, de ser escutado, de ser compreendido de ser atendido.

Só queremos viver. Mas, para viver precisamos dos MEDICAMENTOS....

É pedir muito? Pedir que se cumpra um Direito? Um único Direito. O Direito de “Dar vida à vida” e não de “Ceifar vidas”.



Caxias do Sul, 30 de Julho de 2007

Genessy Gema Bertolini

Assistente Social/CRESS 3827