quinta-feira, 30 de outubro de 2008

VEREADORES SÃO RECEBIDOS PELO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA DO RS

Quinta-feira, 30 de Outubro de 2008


VEREADORES DE CAXIAS DO SUL E VÍTIMAS QUE TIVERAM SEUS CAMINHÕES ROUBADOS FORAM RECEBIDOS PELO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA






A Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança, presidida pela Vereadora Ana Corso, e a Comissão de Combate a Violência na Zona Urbana e Rural da Câmara de Caxias do Sul, presidida pelo Vereador Pedro Incerti, reuniram-se com o Secretário de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Edson de Oliveira Goularte, nesta quinta-feira (30/10) para discutir medidas para reduzir o roubo e furto de veículos na serra gaúcha. Os Vereadores foram acompanhados por representantes da Associação de Vítimas de Roubo e Furto de Veículos de Caxias do Sul e apresentaram ao Secretário as preocupações e demandas com relação ao assunto. O Deputado Francisco Appio, o Vereador Renato de Oliveira, também estavam presentes e acompanharam a reunião com as principais autoridades da área de segurança do Estado. Inúmeras dificuldades foram apresentadas, pela delegação caxiense, que foram ouvidas e anotadas de forma atenta pelo Secretário e pela sua equipe de trabalho. Goularte sugeriu imediato encontro com todos os envolvidos com a segurança no município de Caxias do Sul, ainda para o mês de novembro, e informou que serão implementadas ações para que o processo investigatório sobre roubo de caminhões e veículos seja levado a bom termo. Os Secretários de Segurança Pública dos Estados de Santa Catarina e do Paraná serão contatados para que se faça uma possível força tarefa no combate ao roubo de caminhões e veículos. Goularte informou, também, que a Governadora Yeda Crusius já autorizou a contratação de 3 mil policiais militares, através de concurso público, para suprir a falta de efetivo, como também, o aproveitamento de 700 policiais da reserva que serão convocados para suprir necessidades imediatas. Os vereadores, ao final da reunião, demonstravam satisfação com as informações do secretário. Já os integrantes da Associação de Vítimas estavam bastante apreensivos, pois seis meses após terem sido sequestrados e roubados, ainda não tiveram nenhuma notícia satisfatória e, diferente do informado ao Senhor Secretário de Segurança, a quase totalidade de veículos roubados e furtados ainda continua desaparecida. As vítimas continuarão buscando resultados positivos e planejam viajar para Brasília para buscar apoio do Ministério da Justiça e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidencia da República. Quanto aos ladrões presos em Caxias do Sul, membros da quadrilha de roubo de caminhões, a Associação de Vítimas se dedicará de forma permanente para que os mesmos paguem pelos crimes que cometeram.

COMISSÃO CONTRA O ROUBO DE CAMINHÕES E VEÍCULOS DE CAXIAS DO SUL É RECEBIDA EM AUDIÊNCIA PELO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA DO RS.


COMISSÃO CONTRA O ROUBO DE CAMINHÕES E VEÍCULOS DE CAXIAS DO SUL É RECEBIDA EM AUDIÊNCIA PELO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA DO RS.











O secretarário de Segurança Edson de Oliveira Goularte recebeu nesta quinta-feira uma Comissão de Vereadores e vítimas do roubo e furto de caminhões da cidade de Caxias do Sul. Por quase duas horas o Secretário ouviu o relato do que está ocorrendo na cidade, onde o roubo e furto de caminhões e veículos tem crescido de forma alarmante. A porta voz do grupo Veradora Ana Corso fez entrega de um documento onde é solicitada a articulação das polícias gaúchas com a dos estados de Santa Catarina e Paraná, o aumento do efetivo da polícia civil e Brigada Militar, assim como, maior número de viaturas. Almir Amadei e Dinarte Vebber que tiveram seus caminhões roubados prestaram informações e solicitaram maior empenho das autoridades na tentativa de recuperar seus veículos. O deputado Francisco Appio, sugeriu ao Secretário de Segurança que contacte com seus colegas de Santa Catarina e Paraná para que auxiliem a polícia gaúcha na investigação e recuperação dos cerca de 30 caminhões que foram levados por uma quadrilha, cuja parte dela está presa no presídio de Caxias do Sul. O delegado Jardim, chefe do setor de Investigações da Secretaria, informou que a polícia está atenta e trabalhando no caso, pois cinco elementos da quadrilha estão detidos, faltando descobrir ainda o líder do grupo e outros inegrantes. "As vezes a investigação é demorada pela falta de informantes, mas ela continua", acrescentou. Lembrou que já existe na Secretaria de Segurança um telefone para comunicação gratuíta, é o 181. "Se o telefone favorece a bandidagem, esse mesmo telefone serve de arma na luta contra a violência, roubo, assaltos, sequestros etc. Denuncie. Utilizando o disque denúnica 181, para crime de qualquer natureza, você não precisa se identificar. O atendimento é 24 horas e a ligação é gratuíta. Se você tem quqlquer informação que seja útil para a polícia disque o 181.


SECRETÁRIO PROMETE AGIR


"Reuniões como esta sempre trás aspectos positivos", disse o secretário da Justiça e Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Edson Oliveira Goularte, a comissão de Caxias do Sul que foi recebida em audiência nesta quinta-feira, 30. "Se nós nos unirmos: os caminhoneiros, a sociedade local por intermédio da Câmara de Vereadores, a Associação Comercial, os empresários, Clube dos Diretores Lojistas, o próprio poder público municipal, a gente consegue trabalhar melhor na prevenção", comentou. De acordo com o Secretário, ainda na primeira quinzena de novembro, é sua intenção promover uma reunião com autoridades e lideranças do comércio, indústria e serviços de Caxias do Sul para discutir Segurança Pública. A vereadora Ana Corso ficou encarregada de coordenar a realização dessa reunião, que a princípio será na Câmara de Vereadores. Na mesma reunião, o Secretário informou que os efetivos da Polícia Civil e Brigada Militar vão ser aumentados nos próximos dias em mais 3 mil homens e a contratação de mais 1.500 jovens das Forças Armadas, que cumpriram tempo de serviço nos últimos trê anos para que sejam liberados os militares da Brigada em serviços internos, passarem ao policiamento externo. O Secretário disse aida que a governadora autorizou a contratação de 700 brigadianos que já deram baixa e desejarem retornar ao serviço ganhando uma gratificação de R$ 529. Participaram ainda da audiência os vereadores Pedro Incerti e Renato de Oliveira, advogado da Comissão de Direitos Humanos Cidadania e Segurança de Caxias do Sul, João Reis e o assessor do vereador Eloi Frizzo, Idair Moschen.