sábado, 28 de fevereiro de 2009

AUDIÊNCIA COM SECRETÁRIO DE SEGURANÇA DO ESTADO

Reunião com Secretário Estadual de Segurança apresenta bons resultados.

Das oito reivindicações apresentadas pelos Vereadores, seis serão prontamente atendidas.

Durante a tarde desta sexta-feira (27), os Vereadores Ana Corso/PT, Daniel Guerra/PSDB, Renato Nunes/PRB, Renato de Oliveira/PC do B e Gustavo Toigo/PDT estiveram reunidos com o Secretário Estadual de Segurança Edson de Oliveira Goularte, o novo Diretor do Departamento de Polícia do Interior Joel Oliveira e o Comandante Geral da Brigada Militar João Carlos Trindade Lopes, para entregarem um relatório sobre o Sistema Penitenciário caxiense. As reivindicações apresentadas são resultado de vistorias realizadas pela Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança, nos dias 19 e 20 de fevereiro, nas Penitenciária Regional e Industrial de Caxias e de demandas da comunidade como um todo.

Além dos Vereadores, esteve presente um representante da classe dos caminhoneiros que teve seu caminhão roubado. “Era meu único ganha pão e eu estou há 10 meses esperando que a polícia o encontre”, lamentou Dinarte Vebber, 53 anos.

O Comandante Geral da Brigada Militar anunciou que serão liberadas 29 viaturas para a região da Serra, sendo 7 para Caxias. Além disso, a partir de 15 de março, a região contará com mais 45 policiais.

“Caxias irá receber sua 2ª Delegacia. O projeto já está bastante adiantado. Além disso, serão entregues 41 novos coletes para os policias nos próximos dias. Já entra em licitação 124 veículos destinados para o interior, destes 3 ou 4 irão para Caxias”, destacou o Chefe da Polícia Civil João Paulo Martins .

Em relação ao Sistema Penitenciário, o Superintendente adjunto da SUSEPE Mário Santa Maria Júnior falou que a construção de um albergue para os presos do regime semi aberto já está em processo de licitação. Além disso elogiou o modelo penitenciário implantado no Apanhador. “Em Caxias foi construído um modelo nacional de penitenciária tanto no aspecto da estrutura quanto da disciplina. Tanto as celas quanto o modo de vivência são um exemplo se comparados a realidade penitenciária brasileira”, enfatizou.

Após ter sido entregue o relatório feito pela Comissão, o Secretário Estadual Edson Goularte se mostrou satisfeito com o encontro. “Quem vem até aqui não pode sair de mãos abanando. Existiu uma grande sintonia nesta reunião, já que apresentamos todas estas novidades antes mesmo de termos visto este relatório. Quero também anunciar que já estamos em processo para contratarmos 157 novos delegados, 250 escrivães e 250 inspetores. Dos oito itens que vocês nos trouxeram, seis já tiveram suas soluções apresentadas. Dois deles serão analisados e avaliados”, prometeu o Secretário.

Goularte destacou ainda que o sistema Penitenciário merece grande atenção da Segurança Pública mas que nem sempre todas as reivindicações podem ser atendidas. “É importante separar o que é necessário do que é imprescindível. Não podemos fazer tudo o que é necessário mas podemos priorizar o imprescindível. Existem sim prioridades”, argumentou.

Os Vereadores se mostraram satisfeitos com o andamento da reunião e vão apresentar um relatório completo do encontro, durante a sessão da próxima terça-feira, dia 03 de março.






quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

REUNIÃO COM SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA ACONTECE NESTA SEXTA-FEIRA DIA 27 DE FEVEREIRO

Segurança Pública.
Encontro acontece nesta sexta-feira, dia 27 de fevereiro, às 15 horas, em Porto Alegre.
A comitiva de Vereadores caxienses vai se reunir com o Secretário Estadual da Segurança Pública, Edson de Oliveira Goulart e também com o Comandante Geral da Brigada Militar, Coronel João Carlos Trindade Lopes e o Chefe de Polícia, João Carlos Martins. O encontro foi agendado através do Vereador Daniel Guerra/PSDB e tem como objetivo levar problemas e reivindicações sobre a área da segurança de Caxias etambém da região.
Conforme Daniel, é importante que o staff da segurança do Estado escute e se posicione diante das demandas que serão levadas pelos Vereadores. A insuficiência de viaturas, bem como a liberação de novas viaturas que já foram adquiridas e não estão liberadas por problemas de ordem burocrática, estão entre os assuntos a serem abordados. A Vereadora Geni Peteffi/PMDB sugeriu, em sessão da Câmara, que seja levado o problema de roubos e furtos praticados contra os caminhões de carga.

A Comissão de Direitos Humanos, através da Vereadora Ana Corso/PT, também vai apresentar um relatório de reivindicações das duas Penitenciárias de Caxias, a Regional e a Industrial. Esse relatório é resultado de visitas feitas às Casa Penais na última semana e apresenta pedidos dos apenados, bem como dos agentes penitenciários.

Ainda não está confirmado, mas é provável que autoridades policiais e da Brigada Militar de Caxias, participem da reunião.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

CDH VISTORIA PICS


Comissão de Direitos Humanos vistoria Penitenciária Industrial. Vereadores ouviram reivindicações de funcionários e de apenados.
Durante a manhã desta sexta-feira (20), a Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança vistoriou a Penitenciária Industrial de Caxias do Sul. A presidente da Comissão Vereadora Ana Corso/PT, os Vereadores Harty Moisés Paese/PDT, Mauro Pereira/PMDB, Daniel Guerra/PSDB, Renato Nunes/PRB e Renato de Oliveira/PC do B percorreram os corredores do Presídio ouvindo as reivindicações dos presos.

“Ficamos apavorados com o que vimos. Não imaginávamos que a situação estaria neste ponto. O presídio hoje abriga 843 presos, enquanto sua capacidade é somente para 292”, ressaltou a Vereadora Ana Corso/PT. O problema da superlotação foi agravado depois que a 1ª Galeria, que abrigava a ala feminina, foi interditada e as apenadas tiveram que ocupar as celas dos presidiários do regime semi-aberto, remanejados em outro espaço.

“Quando falamos em superlotação, as pessoas pensam que isto é uma evidência de que em nossa cidade muitos crimes são cometidos. Mas temos que analisar também que muito desta situação se deve ao fato de vários presos não terem aqui familiares nem recursos para resolverem suas questões judiciárias, e acabam cumprindo uma pena muito maior do que deveriam”, defendeu Harty Paese/PDT.

O Vereador Renato Nunes reforçou que todas as reivindicações, tanto por parte dos apenados quanto pelos funcionários serão levadas ao conhecimento do Secretário Estadual de Segurança, no próximo dia 27. Fonte: Comunicação da Câmara de Caxias do Sul

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

VISITA CDH Á PENITÊNCIÁRIA DO APANHADOR




Comissão de Diretos Humanos visita Presídio. Entre as principais reivindicações está a necessidade de aumentar o número de funcionários.
A Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança da Câmara Municipal visitou na manhã desta quinta-feira (19), o Presídio Regional localizado no Apanhador. Os Vereadores Ana Corso/PT, Daniel Guerra/PSDB, Renato Nunes/PRB e Renato de Oliveira/PC do B ouviram as reivindicações de apenados e funcionários. Os presos solicitaram maior tempo de exposição ao sol e mencionaram problemas com o uso de uniforme, enquanto os agentes ressaltaram a carência do quadro funcional.

“Acho extremamente positiva a nossa visita, este contato com a direção da penitenciária, sua equipe e com os apenados. É necessário mais agentes, psicólogos e agentes sociais. Levaremos estas questões aos órgãos competentes. Teremos uma Audiência Pública com a Governadora do Estado e o Secretário Estadual da Segurança no próximo dia 27”, mencionou a Presidente da Comissão Vereadora Ana Corso/PT.

O Vereador Daniel Guerra/PSDB também defendeu a importância de serem ouvidos os funcionários da Penitenciária. “O objetivo é estarmos in loco conhecendo as situações não somente dos apenados mas também dos agentes. A gente também tem que ter essa atenção especial para os que servem à Justiça, para que eles também possam ter seus direitos assegurados e garantida sua segurança e de seus familiares”.

Os Vereadores Renato Nunes/PRB e Renato de Oliveira/PC do B enfatizaram a necessidade de se garantir melhores condições de trabalho para a SUSEPE e para a Brigada Militar.

As visitas prosseguem amanhã na Penitenciária Industrial de Caxias do Sul, no período da manhã.



quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

VISITA CDH Á PENITÊNCIÁRIA INDUSTRIAL DE CAXIAS DO SUL

       A CDH esteve realizando visita á PICS (Penitênciária Industrial de Caxias do Sul, para enviar relatório  ao secretário de Segurança Pública do Estado em audiência  já marcada para março/2009.