sexta-feira, 29 de maio de 2009

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Parlamentares buscam ações efetivas para solucionar problemas.

Durante a tarde desta sexta-feira(29), a Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança juntamente com a Comissão de Educação, promoveram Audiência Pública para tratar do tema Educação Inclusiva.

O Senso escolar de 2008 nos mostra que o número de matrículas para estudantes especiais em classes regulares aumentou. 54% destes alunos estão matriculados em escolas comuns de ensino. Esta realidade há anos atrás era completamente diferente. Esta audiência tem um intuito de fazermos um diagnóstico da rede, sabermos as dificuldades e podermos discutir, apontando soluções”, destacou a Presidente da Comissão dos Direitos Humanos Vereadora Ana Corso/PT.

Rozeunice Pacífico comentou que a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) que dedica um capítulo inteiro à educação especial prevê em seu texto a criação de serviços especializados em atender às peculiaridades da clientela da educação especial. “Tenho certeza que ninguém aqui é contrário a inclusão. O que nós estamos pontuando hoje é a forma como nós estamos implementando a política da educação inclusiva nas escolas da rede municipal”.

O Secretário da Educação Edson da Rosa ressaltou a importância da família na luta pela inclusão social destas crianças portadoras de necessidades especiais e o papel da Secretaria neste processo. “Cabe aos sistemas de ensino disponibilizar monitor ou cuidador aos alunos com necessidade de apoio nas atividades de higiene, alimentação, entre outras que exijam auxílio constante no cotidiano escolar”.

Os participantes da Audiência questionaram os representantes presentes e apontaram sugestões para o processo. O próximo encontro será no dia 9 de junho às 14 h reunião na sala das comissões.

A Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança é presidida pela Vereadora Ana Corso/PT e composta pelos Vereadores Daniel Guerra/PSDB, Mauro Pereira/PMDB, Renato Nunes/PRB, Renato Oliveira/PCdoB.

A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura, Desporto e Turismo é composta pelos Vereadores Daniel Guerra/PSDB, Denise Pessôa/PT, Harty Moisés Paese/PDT, Renato Oliveira/PCdoB e Rodrigo Beltrão/PT.

29/05/2009

segunda-feira, 18 de maio de 2009

ANA CORSO RECEBE TROFÉU GARI ~EM RECONHECIMENTO AO SEU TRABALHO NA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS



Dentro das Comemorações do DIA DO GARI, vereadora Ana Corso recebeu troféu de reconhecimento pelo seu trabalho á frente da Comissão de Direitos Humanos, recebido das mãos do presidente do SIDILIMP Nestor.

DIA DE CONBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

ANA CORSO foi a proponente da lei que instituiu o Dia Municipal de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o dia 18 de maio é também a Data Nacional

domingo, 17 de maio de 2009

TROFÉU MULHER CIDADÃ

EM SESSÃO SOLENE COMEMORATIVA AO DIA MUNICIPAÇ DA MULHER CAXIENSE A CÂMARA MUNICIPAL HOMENAGEOU AS DEGUINTES MULHERES: ABIGAIL PEREIRA
JUSTINA ONZI
SUELI RECH
FERNANDA TOMÉ
GELCI SORGATO

sábado, 16 de maio de 2009

A INVISIBILIDADE DO GARI

O debate faz parte da programação da semana do profissional da limpeza.


A Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança realizou nesta sexta-feira (15) a Audiência Pública sobre a Invisibilidade Social do Trabalhador Gari. O objetivo foi o de fortalecer a imagem e destacar a importância social do trabalhador que exerce as atividades de gari em Caxias do Sul. É uma promoção do Sindilimp (Sindicato dos Trabalhadores em Asseio e Conservação de Caxias do Sul e Região). A Audiência fez parte de uma programação da semana do gari entre os dias 11 e 17 de maio.

A Vereadora Ana Corso/PT, presidente da Comissão abriu a Audiência, falando sobre o Slogan da campanha que é: “Cuide de quem cuida de você”. A Vereadora ainda lembrou que 16 de maio é o dia do gari. Ela agradeceu a presença dos Vereadores Renato Nunes/PRB, Mauro Pereira/PMDB e Geni Peteffi/PMDB. O Presidente da Câmara, Edio Elói Frizzo/PSB, também presente, disse que está honrado em receber, poder debater e reconhecer o importante papel cultural e social dos nossos trabalhadores. Me sinto contemplado em dizer que a Câmara é parceira com essa discussão que está sendo realizada na Cidade.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Audiência com o Deputado Pepe Vargas. Parlamentares debateram projeto sobre Fator Previdenciário

Durante a tarde desta sexta-feira (08.05.09), a Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança promoveu Audiência Pública sobre o Fator Previdenciário com o Deputado Federal Pepe Vargas. O Parlamentar explicou que hoje tramitam no Congresso dois projetos e uma emenda de autoria do senador Paulo Paim: o PL 4438, sobre a equivalência do salário mínimo, o PL 3299,que prevê a extinção do fator previdenciário e a emenda ao PL 01/2007, que prevê a recuperação do salário mínimo - encaminhado pelo governo Lula em 2007.


Deste modo, propõe a exclusão do fator toda vez que, no caso do homem, o tempo de contribuição somado a idade resultar no número 95. E para a mulher, quando a soma da idade com o tempo de contribuição chegar a 85.


“Alguém aqui lembra quem foi o relator do fator previdenciário em 1999? Alguém aqui participou de alguma Audiência Pública em 1999?”, questionou Pepe, remetendo-se a reforma da Previdência de 99. “Estamos debatendo e discutindo com a população. Fui designado relator e estou estudando muito esta matéria. Eu não tenho medo de fazer este debate em lugar nenhum. Sou o primeiro a defender que a votação seje aberta para que a sociedade saiba como cada um votou. E depois de votado o projeto vou fazer panfletos para entregar nas portas das fábricas, conversar com os trabalhadores, explicando a proposta”, respondeu.


A Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança da Câmara Municipal é presidida pela Vereadora Ana Corso/PT, e composta pelos Vereadores Daniel Guerra/PSDB, Mauro Pereira/PMDB, Renato Nunes/PRB e Renato Oliveira/PCdoB.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

AUDIÊNCIA SOBRE O CRACK-ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

     Vereadora Ana Corso/PT e vereador renato Nunes participaram de audiência pública sobre o CRACK, na Assembléia Legislativa/RS em Porto Alegre na manhã desta quarta-feira dia 7 de maio de 2009.



     Secretário  da Saúde do Estado Osmar Terra foi enfático dizendo que o crack é uma epidemia que já ataca mais de 55 mil gaúchos.