quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

ANA CORSO CRITICA A REJEIÇÃO DE EMENDAS DE REDUÇÃO DA TARIFA DO TRANSPORTE COLETIVO


Autora de 13 emendas individuais e 9 coletivas ao Projeto de Diretrizes do Transporte Coletivo, Ana Corso lamentou a rejeição de todas emendas que tratavam de subsídio ou isenção de impostos para barateamento da tarifa do transporte coletivo. A sugestão de utilização de 50% da taxa de 1% gerenciamento para este fim, o aporte de recursos orçamentários de pelo menos o dobro da arrecadação do ISSQN do transporte coletivo e a isenção dos 2% do ISSQN são soluções factíveis para o município assumir em benefício dos usuários do transporte coletivo e de uma tarifa mais barata. De nada adianta o governo dizer que é á favor da isenção de impostos e diminuição do valor da tarifa se ele não fizer a sua parte.

Foram acatadas 7 emendas da vereadora Ana Corso:

 1-Determina que em todas as linhas do Transporte Coletivo Urbano tenha pelo menos um ônibus adaptado para portadores de necessidades especiais - esta emenda também foi subscrita pelo vereador Rodrigo Beltrão.

As demais emendas da vereadora aprovadas dizem respeito ao Transporte Seletivo (Táxi-Lotação), são elas:

2- Garantia aos permissionários do transporte seletivo (táxi-lotação) sua representação junto ao CMTT – Conselho Municipal de Trânsito e Transporte, com direito a votar e ser votado em todas as matérias levadas a apreciação daquele órgão colegiado;


3-Implantação obrigatória de sistema integrado de bilhetagem eletrônica, de modo a possibilitar a integração física e tarifária de todos os sistemas de transporte público da cidade, facultando ao usuário a escolha do modal de transporte que melhor atenda as suas necessidades, mediante a utilização de cartão único;

4-Possibilitar aos profissionais autônomos fazerem-se representar perante o Poder Concedente através de cooperativa ou associação de classe, constituída exclusivamente para este fim.


5-O(a)s permissinários(as) somente poderão transferir a permissão a terceiros, quando houver anuência prévia do Poder Público Municipal e atendidas as exigências da Lei Federal nº 8987/95.


6-O Sistema de transporte coletivo urbano e o sistema de transporte seletivo poderá adotar forma consorciada de operação, de modo a facilitar a acessibilidade a todos os usuários


7-As concessionárias e/ou permissionárias poderão se organizar através de consórcio operacional, mediante regras estabelecidas de comum acordo, aprovadas previamente pelo poder concedente.

ANA CORSO AVALIA AS AÇÕES DE 2009


VEREADORA DESTACA A IMPORTÂNCIA DA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS

Na Sessão desta terça-feira (15), a Vereadora Ana Corso/PT destacou o trabalho realizado na legislatura de 2009. A Vereadora disse reconhecer todos que ajudaram nas tarefas produzidas principalmente pela Comissão de Direitos Humanos.


Ana Corso salientou a elaboração da cartilha comemorativa aos 25 anos da Comissão de Direitos Humanos e citou os encontros realizados. Foram 13 audiências e 9 reuniões abertas que abordaram assuntos como em defesa da mulher, como a prorrogação da licença maternidade, drogadição, fator previdenciário, trabalhos dos garis, denúncias de abuso policial dos bairros Beltrão de Queiroz, Primeiro de Maio, Apae, idosos, blitz que ocasionou morte d o bairro Castelo, diversidade sexual, trabalho paralelo de policiais, igualdade racial, denúncias relacionadas ao MacDonalds, sexualidade feminina, acesso à justiça, direitos do consumidor e educação inclusiva. Foram 636 folhas de trabalho taquigrafado.


Ana mencionou a importância da Comissão. Direitos humanos não é para alguns, é universal. Quem acha que não pode ser para a prostituta, para o deficiente, para o preso, já está fazendo exclusão. Tivemos em torno de 150 atendimentos individuais. Atendemos e encaminhamos aos órgãos competentes.


Me sinto feliz em encerrar o ano com a semana comemorativa dos 25anos da Comissão de Direitos Humanos. Ana informou que a presidência da Comissão será do Vereador Renato Nunes/PRB no próximo ano.

15/12/2009 22:25
Foto: Diego Netto
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

VEREADORES DEBATEM PROJETO DE DIRETRIZES PARA OS TRANSPORTES


                                  Reunião contou com explicações do Secretário Vinicius Ribeiro


O projeto que define as diretrizes políticas de transporte coletivo, que será votado na Sessão Ordinária desta terça-feira (15), foi debatido na tarde desta segunda-feira (14) em reunião da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação.

O presidente da Associação dos Táxis-lotação Everton Silveira questionou assuntos como a prorrogação do contrato, ampliação da frota, bilhetagem eletrônica e táxi-lotação para bairros que não tem. Em dez anos nada foi feito pelo táxi-lotação.

A Vereadora Ana Corso/PT informou que protocolou 20 emendas ao projeto. Ana destacou que as emendas são a pedido dos representantes dos táxis-lotação. Inclui o transporte seletivo em vários itens. Garante que 70% de permissionários seja para pessoa física. Ana sugeriu execução de projetos para redução da tarifa. A Vereadora Geni Peteffi/PMDB argumentou que pode não haver tempo necessário para a Comissão analisar as emendas protocoladas.

O Vereador Harty Moisés Paese/PDT explicou que pelo projeto federal para isenção tributária, o município teria que dar contrapartida e o fundo de participação dos municípios diminui também. A Vereadora Denise Pessôa/PT comentou sobre a falta de cartão estudantil para alunos de universidades de Porto Alegre, vales-transporte que não possuem integração, e a questão de quando há perda do cartão não existe garantia das unidades já adquiridas.

O Secretário de Trânsito, Transporte e Mobilidade Vinicius Ribeiro respondeu aos questionamentos e disse que os táxis-lotação serão prioridade para 2010. É um serviço que necessita ser ampliado. A Secretaria discutirá as emendas. É a primeira legislação que trata de uma política para os transportes.

O Presidente da Comissão Mauro Pereira/PMDB salientou que há diversas indicações ao projeto que define as diretrizes. Será um mandamento do transporte coletivo.

14/12/2009 19:09
Foto: Diego Netto
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

COMEMORAÇÕES DOS 25 ANOS DA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS ENCERRA COM PALESTRA SOBRE DIREITOS DO CONSUMIDOR

Painel 'Direitos Humanos e Direitos do Consumidor' trouxe o coordenador do PROCON e o Juíz do Juizado Especial Cível.


Encerrando a programação dos 25 anos da Comissão de Direitos Humanos, palestrantes abordaram o tema 'Direitos Humanos e Direito do Consumidor' durante a tarde desta sexta-feira (11). As palestras contaram com as presenças do Coordenador do PROCON Dagoberto Machado dos Santos e o Juíz Leoberto Brancher do Juizado Especial Cível de Caxias.

Dagoberto Machado dos Santos explanou assuntos ligados ao Código de Defesa do Consumidor, ações do PROCON, além de destacar as contrariedades que as propagandas causam nos consumidores. Todo cidadão tem acesso aos direitos. A grande arma que temos é o direito a informação. Dagoberto informou que, em Caxias, há o Conselho Municipal de Defesa do Consumidor.

O Juíz Leoberto Brancher fez um a apresentação sobre o impacto das demandas de consumo e o processamento do juizado. Trinta e sete por cento são ações de consumo. O panorama da realidade do juizado de Caxias é duas vezes maior que o de Porto Alegre e tem o mesmo número de funcionários.

As atividades comemorativas aos 25 anos da Comissão de Direitos Humanos da Casa iniciaram no dia 30 de novembro com o lançamento da cartilha contendo todo histórico da comissão. Também aconteceram diversas palestras, mostras, homenagens a todos os ex-presidentes da Comissão, além da entrega da Comenda Percy Vargas de Abreu Lima a João Ruaro, ex-parlamentar que propos o projeto de instituição dos Direitos Humanos na Casa.

A Presidente Vereadora Ana Corso/PT destacou que sentiu-se honrada em estar presidindo a Comissão no momento em que ela completou 25 anos de trabalho. É inédito fazer comemoração e cartilha de comissão na Casa. Me sinto feliz de ter tido a possibilidade de viabilizar essa atividades. Ainda temos muito que lutar para que as pessoas entendam qual é o papel da Comissão de Direitos Humanos porque ela realmente procura defender o direito das pessoas.

A Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança é composta pelos Vereadores Daniel Guerra/PSDB, Mauro Pereira/PMDB, Renato Nunes/PRB e Renato Oliveira/PCdoB, além da presidente Ana Corso/PT.

11/12/2009 18:02
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul
Foto: Diego Netto

COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS TRAZ PALESTRA SOBRE DIREITOS HUMANOS E DEFESA DO CONSUMIDOR

ENCONTRO ACONTECE NESTA SEXTA-FEIRA (11/12)


Nesta sexta-feira (11) acontece mais uma palestra em comemoração aos 25 anos da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança. O Coordenador do PROCON de Caxias Dagoberto Machado dos Santos e o Juíz Leoberto Brancher do Juizado Especial Cível de Caxias irão abordar o tema 'Direitos Humanos e Direito do Consumidor'. Será às 14h30min no plenário da Casa.

10/12/2009 15:28
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

HOMENAGEM DESTACA PESSOAS QUE TRABALHAM A DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS E PRESIDIRAM A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS

                              João Ruaro recebe Comenda Percy Vargas de Abreu e Lima


A entrega da Comenda Percy Vargas de Abreu e Lima aconteceu em Sessão Solene na noite desta quinta-feira, dez de dezembro, dia internacional dos direitos humanos. O ex-vereador João Ruaro foi homenageado recebendo a medalha. João Ruaro foi proponente do projeto que criava a Comissão de Direitos Humanos em 26 de março 1984, período de sua legislatura (1983-1988).


A Presidente da Comissão Vereadora Ana Corso/PT falou sobre a vida de João Ruaro e destacou que a comissão surgiu em um momento histórico de manifestações de movimentos sociais, de luta por liberdade após 20 anos de ditadura militar. Ana Corso falou que a declaração dos direitos humanos pertence a todos mesmo que os benefícios ainda não atinjam o todo. Ana lembrou que a primeira comissão de direitos humanos, no âmbito do país, foi a da Assembleia Legislativa há 30 anos. A comissão continua seu trabalho, é pluripartidária e composta pelos vereadores Mauro Pereira, Renato Nunes, Renato Oliveira e Daniel Guerra.

O Presidente da Câmara Edio Elói Frizzo/PSB disse que teve a honra de conviver durante seis anos com Ruaro. Me sinto honrado em poder fazer a entrega da comenda e do diploma. O homenageado João Ruaro questionou algumas das ações de autoridades no que diz respeito aos direito humanos. Fizemos muita coisa mas, ainda há muito o que fazer. Direitos humanos fazem parte de um sonho que é do próprio ser humano.


A filha de João Ruaro, Denise Ruaro, em seu discurso disse que a luta do pai pelos direitos humanos começou há mais de 25 anos. Esse reconhecimento é uma felicidade muito grande pra mim e toda a família. O Secretário Municipal de Governo José Carlos Vanin lembrou de momentos de Ruaro na defesa de trabalhadores e oprimidos. Talvez tenha sido um dos primeiros defensores dos direito humanos, um dos maiores humanistas que conheci.

Também foram homenageados, com uma réplica da escultura 'Direitos Humanos', de Bruno Segalla, os ex-presidentes da comissão: João Ruaro Filho (1984), Virvi Sirtoli (1985, 1986, 1987, 1988), Edio Elói Frizzo (1989, 1990, 1991), José Enedir Bemfica (1992, 1993, 1994), Pedro Panazzollo (1995), Alaor de Oliveira (1996), Ana Corso (1997, 2004, 2007, 2008, 2009), Idair Moschen (1998, 1999, 2000), Alencar Tavares (2001, 2002, 2003, 2005, 2006). E, ainda familiares de Percy Vargas de Abreu e Lima e da relatora do projeto que criou a comissão, Raquel Grazziotin, e familiares de Bruno Segalla que criou a escultura em homenagem doada e está em exposição no espaço cultural do Legislativo.


A homenagem está dentro da programação dos 25 anos da Comissão de Direitos Humanos que nesta sexta-feira (11) traz uma palestra com o Coordenador do PROCON Dagoberto Machado dos Santos e o Juíz Leoberto Brancher do Juizado Especial Cível de Caxias irão abordar o tema 'Direitos Humanos e Direito do Consumidor'. Será às 14h30min no plenário da Casa.

10/12/2009 21:03
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

CÂMARA APROVA PRORROGAÇÃO DO CONTRATO DA VISATE, QUE É FRUTO DE LICITAÇÃO REALIZADA NO GOVERNO PEPE VARGAS


A autorização legislativa para prorrogação do Contrato de Concessão de Serviço Público de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros por Ônibus, em linhas regulares no município de Caxias do Sul, foi aprovada por 12 votos. Se posicionaram contra a prorrogação do contrato com a VISATE.

O atual contrato de concessão do transporte coletivo urbano de passageiros, celebrado com a Viação Santa Tereza de Caxias do Sul Ltda (VISATE), termina em 12 de maio de 2010. A empresa concessionária manifestou formalmente a intenção pela continuidade da prestação de serviço do transporte coletivo urbano. O executivo, autor do pedido de prorrogação, diz que discutiu amplamente o assunto com a comunidade caxiense e, com base nessas discussões e também na recomendação do CMTT, optou pela prorrogação por mais 10 anos. Também justifica que serão desenvolvidas diversas melhorias e ações com o objetivo de de tornar o transporte coletivo mais ágil e mais barat

Marcos Daneluz/PT destacou que não há necessidade de uma nova licitação. O transporte que nós temos vem atendendo as principais necessidades da população e o Projeto de Diretrizes dos Transportes (que será votado na próxima semana) vai sanar possíveis falhas


Ana Corso destacou que Caxias do Sul foi pioneira na licitação do transporte público e hoje é referência para o Brasil, o que significa que o contrato ainda é atual. Em tom de desabafo, Ana lembrou que por dez anos a administração popular ouviu que estava vendida para a Visate, APESAR DE TER FEITO LICITAÇÃO PÚBLICA. A Vereadora também criticou a atual administração por não ter dado continuidade ao projeto de transporte de e troncalização, integração de tarifas entre outras propostas deixadas pela administração popular.

Conforme Rodrigo Beltrão/PT essa discussão não é de luta de classes. Beltrão lembrou ainda que em Porto Alegre, onde operam várias empresas de transporte público, as áreas mais nobres da burguesia são atendidas por ônibus novos e as áreas menos nobres, são atendid

Mauro Pereira/PMDB criticou alguns nomes, como a deputada Marisa Formolo, o ex-deputado Roque Grazziottin e a Vereadora Denise Pessôa, que são do PT, partido que fez a licitação e agora fazem discurso contrário.

10/12/2009 21:06
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

ORÇAMENTO MUNICIPAL É APROVADO SEM CONTEMPLAR EMENDAS DE VEREADORES


A Vereadora Ana Corso/PT destacou que foi importante manter a emenda  sugerida pelo COMDICA, mas que outras emendas também poderiam ter sido contempladas. Dentro elas as que previam novo CAPS, auxílio ao INAV, auxílio de material escolar e uniformes, educação inclusiva, entre outras  poderiam ser incluídas no Orçamento. Quanto mais o executivo democratizar e socializar onde devem ser gastos os investimentos públicos melhor para o governo e para o povo. Infelizmente os recursos para o Orçamento Comunitário vem caindo todos os anos, é cinco vezes menor do que  a Frente Popular investia no Orçamento Participativo.

 Renato Oliveira/PC do B afirma que dificilmente as emendas dos vereadores são aprovadas.

 Denise Pessôa/PT lamenta que a sua emenda sobre a ciclovia não tenha sido aprovada, pois é um projeto de humanização do trânsito, importante também para a saúde.

 Rodrigo Beltrão/PT acredita que está havendo um retrocesso na questão da participação popular, pois 12 milhões de reais é pouco para o orçamento comunitário.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

JOÃO RUARO FILHO RECEBE A" COMENDA PERCY VARGAS DE ABREU E LIMA"


Comenda será entregue em dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos




Comenda e botton entregue ao agraciado

A Comenda premia pessoas ou entidade que se destacam anualmente na defesa dos direitos humanos. A escolha dos agraciados é feita por dois membros da CDH, dois membros do Conselho Municipal dos Direitos Humanos e um membro da Ordem dos Advogados do Brasil.


A proponente do projeto de resolução que instituiu a Comenda Percy Vargas de Abreu e Lima é a Vereadora Ana Corso.



De autoria da Mesa Diretora, o requerimento indicando o nome de João Ruaro Filho para receber a comenda 'Medalha Percy Vargas de Abreu e Lima' foi aprovado na sessão do dia 19 de novembro de 2009. João Ruaro foi proponente do projeto que criava a Comissão de Direitos Humanos em 26 de março 1984, período de sua legislatura (1983-1988).


As injustiças continuam, mas as condições de luta estão mais favoráveis, e ganhamos o respeito da sociedade, comenta João Ruaro Filho sobre a comissão. Neste ano também serão homenageados, com uma réplica da escultura 'Direitos Humanos', de Bruno Segalla, os ex-presidentes da comissão: João Ruaro Filho, Virvi Sirtoli, Edio Elói Frizzo, José Enedir Bemfica, Pedro Panazzollo, Alaor de Oliveira, Ana Corso, Idair Moschen, e Alencar Tavares. Também receberão a homenagem, familiares de Percy Vargas de Abreu e Lima e da relatora do projeto que criou a comissão, Raquel Grazziotin, além de familiares de Bruno Segalla que criou a escultura em homenagem aos direitos humanos, que foi doada e está em exposição no espaço cultural do Legislativo.



A Sessão Solene para outorga da Comenda e homenagem aos ex-presidentes da comissão acontece no dia 10 de dezembro (quarta-feira), às 19h30min, no Plenário 'Sala das Sessões Nadyr Rossetti'. A atividade integra as comemorações dos 25 anos da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Caxias do Sul.


08/12/2009 10:01
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

CDH PROMOVE PALESTRA : ACESSO Á JUSTIÇA COMO DIREITO HUMANO

PAINEL FAZ PARTE DAS COMEMORAÇÕES DOS 25 ANOS DA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS


As atividades comemorativas aos 25 anos da Comissão de Direitos Humanos da Câmara trouxe o painel 'Acesso à Justiça como Direito Humano' na noite desta segunda-feira (07) no anfiteatro da Casa. O Coordenador Geral de Democratização do Acesso à Justiça da Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça Marcelo Sgarbossa abordou questões ligadas a acessibilidade da justiça no Brasil.


O palestrante afirmou que o fato das pessoas reivindicarem seus direitos ao judiciário é uma novidade histórica. O acesso à justiça é ligado ao processo de redemocratização do país. Sgarbossa citou ações da Secretaria, como a execução de políticas do Programa Nacional de Segurança com Cidadania/PRONASCI. Ele explicou que a Secretaria busca o repasse de recursos para a criação de núcleos que possibilitem assistência à comunidade, como na efetivação da lei Maria da Penha e na assistência jurídica aos presos e familiares, entre outros.


Sgarbossa destacou o projeto 'Justiça Comunitária'. Uma iniciativa que capacita pessoas da comunidade para mediarem situações que renderiam processos judiciais. Tem sido uma ferramenta de transformação social.

Também estiveram presentes no evento o advogado Jean Carbonera da Organização Internacional Advogado sem Fronteira e Fernanda Seibel representando o Centro de Estudo e Pesquisa em Direitos Humanos.

A programação dos eventos da Comissão continua durante a semana. A Mostra de filmes iniciou nesta segunda-feira (07) com 'Justiça', na Sala de Cinema Ulysses Geremia no Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho. Nesta terça-feira (08) é a vez de 'Janela da Alma' de João Jardim e Walter Carvalho às 20h. Quarta-feira (09) será exibido 'Batismo de sangue' de Helvécio Ratton às 20h. As atividades da Semana dos Direitos Humanos prosseguem até o dia 11 de dezembro.


07/12/2009 21:09
Foto: Eloá Nespolo
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Painel Acesso à Justiça como Direito Humano

                       Integrando as atividades comemorativas dos 25 anos da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Vereadores, acontecerá o Painel Acesso à Justiça como Direito Humano com o Coordenador Geral de Democratização do Acesso à Justiça, da Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça - Marcelo Sgarbossa.


                       7 de dezembro, segunda-feira
                       19h
                       Anfiteatro da Câmara de Vereadores



                 Venha, traga outras pessoas e participe!!


sábado, 5 de dezembro de 2009

AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE TRANSPORTE COLETIVO URBANO



PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO OUVEM A POPULAÇÃO

Na manhã de sábado (05), foi realizada uma Audiência Pública, convocada pela Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação, presidida pelo Vereador Mauro Pereira/PMDB. O objetivo foi ouvir a opinião da sociedade sobre a prorrogação ou não do contrato com a Viação Santa Teresa. A empresa é responsável pelo transporte coletivo urbano em Caxias do Sul. Na oportunidade, além dos Vereadores, estavam presente o Vice-Prefeito Alceu Barbosa Velho e o Secretário de Transportes Vinícius Ribeiro. O poder executivo encaminhou o projeto com um novo regramento para que o contrato seja prorrogado por mais dez anos.

Na audiência foram ouvidos representantes da população, presidentes de bairros entre outras representações. As opiniões estavam bem dividas, como o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário Otacimar Culmanda silva, em seu discurso, afirma que a empresa Visate é séria e cumpre o contrato, sou a favor da renovação do contrato. Luis pisetti, Presidente da Associação do Bairro Madureira, diz que tem 26 propostas a serem colocadas no contrato da Visate. Sou a favor da prorrogação, mas vamos fiscalizar pra que tudo seja cumprido. Já Oscar Pessoa, representante do Bairro Garbim, é contra a concessão pois acredita que o assunto precisa ser melhor discutido. Tânia Meneses, representante da UAB, questiona sobre qual a garantia de que as exigências da população vão estar no contrato. Pedro Ribeiro de Abreu, representante do Bairro Sagrada Família, afirma que é contra a prorrogação, caso as novas regras do contrato não forem cumpridas. Já Cassiano Fontana, Presidente da Associação dos Usuários de Transporte de Passageiros, é favorável a prorrogação, mas com responsabilidade. Cassiano atribuiu a culpa dos problemas com o transporte, a Secretaria de Transportes. As pessoas querem agilidade e tarifas baixas.

Entre outras opiniões que foram mais de trinta, ouvidas e registradas para que os Vereadores possam decidir conforme a vontade da maioria da população.

A Vereadora Geni Peteffi/PMDB, também Presidente da Comissão de Orçamento e Finanças, se pronunciou dizendo que os Vereadores vão acatar todas as solicitações que fizeram, vamos conversar com o Executivo, com a Secretaria de Transporte. Estamos aqui pra atender a comunidade e antes de votarmos vamos discutir mais o assunto, conforme as emendas apresentadas pelo povo nessa audiência.Pedro Incerti/PDT diz ter ouvido de algumas pessoas que tudo está sendo feito muito depressa mas que essas mesmas pessoas não apresentaram propostas. Tem tempo pra discussão, tem tempo pra propostas. Acho poderíamos estudar a redução do valor. Rodrigo Beltrão/PT diz que o foco do debate é melhorar o transporte e baratear a tarifa. Temos que acabar com o monopólio. Se for preciso uma nova licitação, faremos. O executivo tem que assumir a função de órgão fiscalizador. Mauro Pereira/PMDB, Presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação, acredita que tudo o que foi dito na audiência tem fundamento, tudo vai ser ouvido e discutido. Sou a favor da prorrogação. Gustavo Toigo/PDT afirma que a Visate está comprometida com a sociedade. As sugestões serão levadas em consideração. Cabe a nós decidir com base no que foi colocado aqui. Assis Melo/PC do B acredita que discutir o transporte coletivo com a prorrogação é muito simplificado. Sou a favor do monopólio. Mas precisamos de mais tempo, é apressar demais decidir até o dia 15 de dezembro. Denise Pessôa/PT afirma que para se discutir uma prorrogação deveria haver 100% de aprovação do povo, e não é a realidade. O que garante a qualidade não é a empresa é o edital da licitação. Peço a licitação com discussão de um ano com o Sindicato dos Trabalhadores.

O Presidente da Câmara, Vereador Edio Elói Frizzo/PSB diz ter ficado satisfeito com as manifestações, tudo será repassado às Comissões. Os projetos encaminhados a casa pelo Prefeito não foi em regime de urgência. A decisão de votar esse ano é da câmara.
O Secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade Vinícius Ribeiro, se manifestou dizendo aceitar as críticas e sugestões para a modificação da cidade. Diz saber que muito precisa ser melhorado mas que também muito já foi realizado. Vamos tentar não aumentar o valor da passagem.
O projeto será votado na próxima terça-feira, dia 09 de dezembro.

COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DA CÂMARA COMPLETA 25 ANOS

ENTREVISTA COMPLETA DADA A GAZETA DE CAXIAS PELA VEREADORA ANA CORSO

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul foi criada em 26 de março de 1984, através da Resolução nº 723/83, encaminhada pelo vereador João Ruaro Filho/PMDB e subscrista por diversos vereadores, tendo a vereadora Rachel Grazziotin/PDT como relatora da proposição.

Lançamento

O lançamento da Cartilha com a história da comissão marcou a abertura das comemorações, que ocorreu na última segunda-feira (30) e vai até dia 11 de dezembro. A programação conta com diversas palestras e mostras culturais, que acontecem na Sala das Sessões Deputado Nadyr Rossetti da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul.

Integrantes

A Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança é composta pelos Vereadores Daniel Guerra (PSDB), Mauro Pereira (PMDB), Renato Nunes (PRB) e Renato Oliveira (PCdoB), além da presidente Ana Corso (PT).

Luta

A comissão tem por horizonte a luta pelo resgate da cidadania e afirmação dos Direitos Civis e Políticos. Trata-se da busca pela conquista de direitos também no plano sócio-econômico e político-cultural, ou seja, dos direitos relativos à saúde, trabalho, moradia, educação, segurança, terra, liberdade, organização e participação popular para todos, independentemente de religião/credo, de etnia ou de condição social e econômica.

Objetivo

Seu objetivo de intervenção é fundamentalmente, a denúncia de violação de direitos. Sejam individuais ou coletivas, provenientes de todo o Município de Caxias do Sul, através de visitas, telefonemas, correspondências ou audiências públicas, as denúncias são o ponto de partida para a formulação de políticas públicas de garantias individuais e coletivas.

Denúncias

Conforme Ana, “essa intervenção se dá através do encaminhamento das denúncias aos órgãos responsáveis pela solução de cada caso individual ou coletivo: Defensoria Pública, Ministério Público, Corregedorias da Brigada Militas e da Policia Civil, conselhos da sociedade, conselhos tutelares entre outros” explica Ana e finaliza dizendo que “ após isso procuramos através de audiências públicas tratar de temas que seja de interesse da sociedade”.

Resgate

A Vereadora Ana Corso (PT), que é presidente da comissão, destaca que as comemorações são um resgate histórico desde o surgimento da comissão em Caxias do Sul. “Nós defendemos basicamente os direitos humanos das pessoas como saúde, educação, segurança, trabalho. E além de defender procuramos promover porque entendemos que quanto mais os cidadãos forem respeitados, maior será a civilidade entre as pessoas, porque queremos um mundo de paz, de justiça, de igualdade.”

Exageros

Enfatiza que “em quase todas as cooperações tem aqueles que exageram com seus poderes e acabam patrocinando atos que não condizem com a sua função. No momento que um preso está sobre a tutela do estado, ele já foi capturado já terminou o papel dos policiais, quem entra no lugar é a justiça. Infelizmente há um senso comum que pelo fato de ser bandido tem que matar, bater, espancar, tem que ter pena de morte. Muitos pensam que isso é a solução mais fácil e prática para acabar com a violência e que assim acabaria criminalidade”.

Discriminação

Ana lamenta que “infelizmente não vivemos num mundo assim, vivemos num mundo desigual aonde existe discriminação com mulheres, homossexuais e presos, então todas as demandas que chegam nós procuramos de algum forma ela seja reparada. Os direitos humanos são para todos, principalmente para o preso, o portador de deficiência, para o homossexual, travesti. Por a sociedade ser ainda muito conservadora ela acha que essas pessoas não têm direito nenhum e por isso acaba tendo esse conflito. Queremos que as pessoas entendam, que quando melhor for aplicado os Direitos humanos, mais desenvolvido e civilizado será aquele país,

Criminosos

Conforme Ana, “nós partimos de um princípio onde os somos seres humanos e temos direitos, esses direitos são universais. Por mais que a população acredita que bandido não tem direito nenhum eles são cidadãos como nós. Não defendemos bandidos, acredito que eles têm que ser criminalizados, penalizados e serem presos. Não os defendemos só não queremos o tratamento cruel, entendemos que não é função da policia extrapolar o que tem na constituição.”

Abusos de autoridades policiais
são os casos mais comuns

Conforme a presidenta o abuso de autoridade por parte dos policiais são os casos mais comuns que chegam até ela. “Não tem uma semana que não chegue alguém com essa denúncia. Esse ano nós tivemos três audiência públicas, onde moradores de bairros pobres da cidade, lotaram a plenária e reclamavam da forma de abordagem de alguns policiais” comenta. E ainda deixa claro que “não somos contra a Brigada Militar, eu acho que ela presta um bom serviço nas condições que ela tem para operar, com falta de efetivo, falta de orçamento e salários baixos.”

Repressão

“Claro que tem que ter a repressão mas, tem uma linha que não pode ultrapassar. Nós só procuramos cumprir o que está na lei, no momento que se prende um criminoso, cabe a justiça julgá-lo. Também não podemos julgar toda uma cooperação, mas infelizmente há aqueles que abusam de sua autoridade, no geral não somos inimigos da brigada, só lutamos para um modelo de segurança publica diferente do atual, queremos uma segurança pública que esteja perto da comunidade”.

Desmistificar

Ana garante que “eu quero desmistificar isso, nós não defendemos os bandidos, defendemos os direitos humanos. Direitos esses que são universais e para todos. Ele ta preso vai pagar a pena, mas ele não deve ter um tratamento cruel, como passar fome, passar frio e ser espancado”.

Policia

A petista também fala que a polícia deve estar próximo ao cidadão “eu acredito que enquanto tivemos esse modelo de polícia, nós vamos ter muitos problemas na segurança pública, porque existem muitos inquéritos para serem investigados e a policia civil não da conta disso”.

Comemorações

A Comissão dos Direitos Humanos surgiu em março de 1984, mas a sua comemoração está se dando agora em dezembro e Ana Corso nos explica que: “Nós não sabíamos dessa data de surgimento, fomos pesquisar a história da comissão em março e por coincidência descobrimos que ela havia sido criada em março de 1984”

Comenda

Ela destaca que “como não queríamos terminar o ano sem a comemoração dos 25 anos e fazer uma atividade mais elaborada e bem planejada decidimos fazer essa comemoração no final do ano, junto com a comenda Percy Vargas de Abreu e Lima, que é um caxiense que todos nós caxiense respeitamos e admiramos pela sua trajetória, ele é um símbolo de referencia de humanismo para nós. Então foi criada essa comemoração para o dia 10 de dezembro, por ser o dia internacional dos Direitos Humanos”.

Casos

Ela nos conta os casos mais recentes como problemas da área moral da rede Mc Donalds e também o caso de dois PM’s que estavam sendo expulsos por causa de suspeita de “bico”. “As ações mais polêmicas são sempre os casos de abuso de autoridade de segurança pública” afirma.

Abertura

Sua instalação foi conseqüência do esforço de parlamentares e da pressão da sociedade civil organizada, que clamavam por liberdades democráticas e também da indignação com episódios como a chamada “Operação Varredura” em nossa cidade, em que alguns setores da polícia invadiam bairros populares e violavam direitos de moradores a pretexto de combater o crime. Ana lembra que a comissão surgiu em um momento histórico importante. "Foi num momento de abertura democrática. Passado 20 anos da ditadura militar começaram as manifestações de movimentos sociais. É nesse contexto que surge a nossa Comissão de Direitos Humanos", observa.

Motivo

Neste período surgiram inúmeros movimentos sociais e ecologistas em todo o território nacional (mulheres, negros, saúde, desempregados, etc.), dando mostras do ressurgimento à cena nacional de vozes sufocadas pela ditadura militar instaurada no Brasil (1964). “O movimento dos direitos humanos surgiu em 1982, contra a ditadura militar, contra a repressão, a tortura” explica Ana Corso.

COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS TRAZ PALESTRA DEDICADA ÁS MULHERES




Palestrantes apresentaram questões relacionadas ao aborto

A programação para comemorar os 25 anos da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança contou com a presença da médica ginecologista Sônia Madi na palestra ocorrida nesta sexta-feira (04). Com o tema 'Sexualidade feminina Verso e Diverso', Sônia Madi, que coordena o Programa de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual do Hospital Geral, explicou itens relacionados ao aborto.

Entre os destaques apontados, Sônia salientou que apesar de ser contra o aborto, é um direito das mulheres, pois o Brasil é um estado laico. Criminalizar o aborto não significa que não vão mais abortar. Não criminalizar faz com que as mulheres não morram. Sônia afirmou que o aborto é uma questão de saúde pública e explicou que existe disparidades como o aborto seguro estar possibilitado apenas às mulheres de classe média. As mulheres que não têm condições devem arriscar-se ao abortamento inseguro, são essas que morrem, que sofrem por infecção, hemorragia, traumas físicos e químicos. A questão não é ser a favor ou contra porque não acredito que alguém seja a favor.


A militante da Marcha Mundial de Mulheres Claudia Prates argumentou que a clandestinidade condena as mulheres pobres a recorrer às práticas inseguras. O movimento feminista defende que as mulheres devem decidir sobre suas vidas. Somos a favor da legalização e não da prática inconsequente. Claudia Prates citou que muitas mulheres sentem-se culpadas por sentirem pressões de igrejas e meios de comunicação.

A Presidente do CONDIM Mônica Montanari afirmou que a violência sexual é o ato mais atroz que uma mulher pode sofrer. A Vereadora Ana Corso/PT, presidente da Comissão, disse que a maior preocupação é com a saúde pública. Somos defensores da vida das mulheres.


Na próxima segunda-feira (07), às 19h no Anfiteatro, haverá a palestra do Coordenador Geral de Democratização do Acesso à Justiça, da Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça Marcelo Sgarbossa abordando 'Acesso à Justiça como Direito Humano'. Dentro da Mostra de filmes, no dia sete tem 'Justiça' com roteiro e direção de Maria Augusta Ramos às 17h. No dia oito 'Janela da Alma' de João Jardim e Walter Carvalho será exibido às 20h e no dia nove 'Batismo de sangue' de Helvécio Ratton às 20h. Todos poderão ser conferidos na Sala de Cinema Ulysses Geremia no Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho. As atividades da Semana dos Direitos Humanos prosseguem até o dia 11 de dezembro.


04/12/2009 21:08
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

ANA CORSO SOLICITA INFORMAÇÕES SOBRE SERVIDORES DA PREFEITURA



Requerimento trata de estágio probatório e funções gratificadas                                                    
   

Foi aprovado na Sessão desta terça-feira (01) o requerimento que solicita ao Executivo informações sobre servidores. De autoria da Vereadora Ana Corso/PT, o documento pede quantos servidores da prefeitura encontram-se em estágio probatório, e se ocupam funções gratificadas.



01/12/2009 20:20
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

Semana Comemorativa da Criação da Comissão de Direitos Humanos

                  Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Caxias do Sul, completa 25 anos de sua criação neste ano e, convida para a "Semana Comemorativa da Criação da Comissão de Direitos Humanos", com atividades que iniciam no dia 30 de novembro até 12 de dezembro, com debates, painéis, mostras culturais e de filmes relacionados aos Direitos Humanos.



Segue abaixo a programação.
Venha, convide outras pessoas, e Participe!!!

Comissão de Direitos Humanos
Ana Corso - Presidente






CÂMARA ABRE PROGRAMAÇÃO DOS 25 ANOS DA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS



Evento contou com palestra de Marcos Rolim e lançamento da Cartilha


Foto: Diego Netto

A programação para comemorar os 25 anos da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança, iniciou na noite desta segunda-feira (30) com o lançamento da cartilha e uma palestra sobre a 'Direitos Humanos e Segurança Pública' do ex-parlamentar Marcos Rolim, no plenário da Câmara. A abertura da 'Semana Comemorativa da Criação da Comissão de Direitos Humanos' também contou com a apresentação do vídeo dos 25 anos da comissão, além das mostras culturais com exposição fotográfica e antologia de poesias que estão no espaço cultural Mario Crosa


As comemorações são um resgate histórico desde o surgimento da comissão na Casa, projeto proposto pelo então parlamentar João Ruaro em 26 de março de 1984, em um momento de abertura democrática após 20 anos da ditadura militar.


O Presidente da Casa Vereador Edio Elói Frizzo/PSB, que foi presidente da Comissão de Direitos Humanos por três anos, citou fatos e pessoas que fizeram parte da Comissão. Em 82 entramos de cara nas tais 'operações varredura'. A luta pela anistia, pelas liberdades democráticas. É uma luta que continua hoje.


Representando a Associação Caxiense de Teatro Justina Andrighetti afirmou que a Associação dialoga com a programação dos 25 anos dos direitos humanos. Neste ano aconteceu a primeira mostra do teatro de mulheres que é feita por mulheres. É recente o direito da mulher estar em cena.


O Coordenador do Centro de Estudos, Pesquisa e Direitos Humanos, Padre Roque Grazziotin, que criou o Centro de Direitos Humanos afirmou que os 25 anos representam a caminhada de pessoas que acreditam na dignidade do ser humano. A causa dos direitos humanos não é uma causa partidária, mas da humanidade. Não é mais uma frente ou duas, mas a causa da humanidade por melhores dias.


O Presidente da OAB-subseção Caxias Daiton da Fonseca disse que a história da Ordem se aproxima da história da luta pelos direitos humanos. Temos na OAB uma comissão permanente de direitos humanos. A Ordem apoia a programação e fazemos votos que seja coroada de plenos sucesso.

O Deputado Federal Pepe Vargas/PT salientou que a Comissão de Direitos Humanos da Casa sempre possuiu uma postura extremamente importante e vigilante, o que acaba acarretando incompreensões por parte da sociedade. Quando a violência é praticada pelo estado não há justificativa. É importante ter pessoas com coragem de levantar essa bandeira.


A Presidente da Comissão Vereadora Ana Corso/PT destacou o histórico dos movimentos sociais que deram origem às Comissões de Direitos Humanos em todo o Brasil. Em 83 foi criado o Centro de Direitos Humanos contra os abusos e a repressão. Ana falou sobre projetos conquistados, como o da mão-de-obra prisional e citou diversas entidades que foram criadas no período. Temos uma tarefa que é de legislar mas, também de promover os direitos humanos. A Vereadora argumentou que a Comissão não defende bandidos mas, que a Brigada Militar não deve promover nenhum tipo de tortura ou espancamento. Aprendemos a multiplicar nossas esperanças vendo em cada ser humano a humanidade inteira, concluiu Ana Corso.


O palestrante, jornalista, professor e consultor em Segurança Pública Marcos Rolim, autor do livro 'A Síndrome da Rainha Vermelha: Polícia e Segurança Pública no Século XXI', falou sobre segurança pública e direitos humanos. Entre os itens abordados, Rolim mencionou a postura da sociedade diante dos problemas sociais. Dizem: 'isso não é problema meu'. A maior parte tem soluções para os presidiários mas, nunca foi a um presídio. A política de segurança pública não despreza a repressão, mas a discussão é qual a repressão.

Na próxima sexta-feira (04) a programação integra a palestra 'Sexualidade feminina Verso e Diverso' com as palestrantes Claudia Prates, que é militante da Marcha Mundial de Mulheres e a médica ginecologista que coordena o Programa de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual do Hospital Geral Sôniam Madi, às 19h30min no plenário. As atividades da Semana dos Direitos Humanos prosseguem até o dia 11 de dezembro.

A Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança é composta pelos Vereadores Daniel Guerra/PSDB, Mauro Pereira/PMDB, Renato Nunes/PRB e Renato Oliveira/PCdoB, além da presidente Ana Corso/PT.


30/11/2009 22:17
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul