quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

MOBILIZAÇÃO CONTRA O AUMENTO DA ÁGUA CONTINUA!

NOSSA CAMPANHA CONTRA O AUMENTO DA ÁGUA CONTINUA.


RESOLVEMOS ESTENDER POR MAIS ESTE FIM DE SEMANA A COLETA DE ASSINATURAS.

NOSSA REPRESENTAÇÃO NO MPE SE DARÁ SEGUNDA-FEIRA DIA 1º DE MARÇO.

ESTAREMOS NAS PORTAS DE FÁBRICA, PARADAS DE ÔNIBUS E CENTRO DA CIDADE

PEDIMOS QUE A MILITÂNCIA DOS SINDICATOS , AMOBS E FILIADOS DO PT CONTINUEM A MOBILIZAÇÃO.
 
VAMOS Á LUTA COMPANHEIR@S

RECONSIDERAÇÃO SOBRE TARIFA SERÁ PEDIDA AO MP - COLUNA MIRANTE

Reconsideração sobre tarifa será pedida a MP


O episódio do aumento de 21,42% nas contas da água não se encerrará tão rapidamente, sem reação, mesmo depois de o diretor-geral do Samae, Marcus Vinicius Caberlon, comparecer à Câmara para explicar o reajuste. E de o Ministério Público (MP) entender que o aumento não era abusivo.

Ontem, houve distribuição de panfletos e coleta de assinaturas na Praça Dante para um abaixo-assinado que será entregue segunda-feira junto com pedido de reconsideração e investigação ao MP contra o índice. A iniciativa é do PT, CUT, Sindiserv, 1º Núcleo do Cpers e associações de moradores. O panfleto assinala que a tarifa da água teve aumento de quase cinco vezes a inflação de 2009. Até agora, foram recolhidas 2 mil assinaturas.

As entidades ingressarão no MP com pedido de revogação do decreto de aumento. Uma cópia será entregue também ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

ATO CONTRA O AUMENTO ABUSIVO DA ÁGUA É BEM RECEBIDO PELA POPULAÇÃO

 Vereadoras Ana Corso e Denise Pessoa participaram do ato, distribuindo panfletos , coletando assinaturas e conversando com a população



Parlamentares, sindicalistas e comunitaristas recolhem assinaturas contra o aumento da  água no Centro de Caxias."A aceitação do material e a adesão ao  abaixo-assinado contra o aumento da tarifa de água foram extremamente positivas" afirma a líder da Bancada do PT, vereadora Ana Corso.

Na sexta-feira, dia 26/02 estará sendo entregue ao MPE em Porto Alegre um pedido de reconsideração  ao arquivamento efetivado na instância local do MP, para que este  reformule o aumento de 21,42% decretado pelo prefeito Sartori e que começará a ser pago em 1º de março.

SINDISERV - População Adere á Campanha de Assinaturas contra o Aumento Abusivo da Tarifa D'Àgua


População adere à campanha de assinaturas contra o aumento abusivo da tarifa d’ água



 
A campanha é organizada por sindicatos de trabalhadores, dentre eles, o Sindicato dos Servidores Municipais, CPERS, Sinpro, CUT, bancada do PT na Câmara Municipal de Vereadores, a UAB e associações de moradores. As vereadoras Ana Corso e Denise Pessoa (PT) participaram ativamente da atividade na tarde dessa quarta-feira, ao lado do Coordenador Regional da CUT e Presidente do Sindiserv João Dorlan da Silva.



A expectativa dos organizadores é coletar até o início de março 10 mil assinaturas para serem encaminhadas aos órgãos superiores do Ministério Público Federal.


Mesmo com a neblina e a temperatura de chegada de outono, a receptividade da população foi muito boa. Centenas de populares paravam para receber os panfletos explicativos da campanha e para deixar aderir à campanha de assinaturas.

 
“Estamos todos preocupados com a qualidade da água em Caxias. O governo Sartori esta usando o dinheiro do SAMAE que deve ser aplicado em abastecimento de água e tratamento de esgotos para pagar outras contas da prefeitura. Esse aumento, cinco vezes maior que a inflação, não tem justificativa, ” comentou o Presidente do Sindiserv João Dorlan da Silva.


Cerca de 2 mil assinaturas foram arrecadadas em três dias de mobilização da Campanha Municipal contra o Aumento da Tarifa de Água, que deverá em março subir em 21,42%. Na tarde dessa quarta-feira, 24/02, cerca 800 assinaturas foram coletadas durante a atividade na Praça Dante Alighieri, das 14 às 18horas.

PROTESTO CONTRA O REAJUSTE DA ÁGUA - JORNAL PIONEIRO

POLÍTICA


Protesto contra reajuste da água Caxias do Sul

 – A bancada do PT em Caxias, junto com movimentos sociais, como sindicatos e Associações de Moradores de Bairros (Amobs), vai protestar hoje, às 17h, na Praça Dante Alighieri, contra o reajuste de 21,42% da tarifa da água, que vigora a partir de 1º de março.



Além de distribuir panfletos justificando a contrariedade ao aumento, os líderes do movimento farão um abaixo-assinado, que servirá para o ingresso de ação junto aos órgãos superiores do Ministério Público Estadual (MPE). A intenção é reformular a decisão do MP local, assinada pela promotora Janaína De Carli dos Santos, que validou o percentual apresentado pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e pela prefeitura.



Um dos questionamentos relaciona o índice praticado para o reajuste à inflação anual do período, de 4,31%. Outro apontamento está relacionado a investimentos feitos pelo Samae. Nos documentos coletados pelos vereadores de oposição, constam aplicações em obras de drenagem, cercamento do Mato Sartori e em material publicitário. Segundo a líder da bancada do PT, Ana Corso, esses investimentos são de competência da prefeitura e não do Samae.



O diretor-geral da autarquia, Marcus Vinicius Caberlon, apresentou, na semana passada, no plenário da Câmara, todas as planilhas de despesas que embasaram o aumento. O Pioneiro tentou contato, ontem, com Caberlon, mas ele não quis se manifestar sobre o movimento.

Jornalista Roberto Carlos Dias

AÇÃO CONTRA O AUMENTO ABUSIVO DA ÁGUA

O PT, CUT, CEPERS 1º- NÚCLEO, SINDSERV, E AMOBS  SE UNEM CONTRA O AUMENTO DA TARIFA DE ÁGUA.SERÁ NESTA QUARTA-FEIRA (24/02) NO CALÇADÃO DA PRAÇA DANTE ALIGHIERI.


OS MANIFESTANTES ESTARÃO COLETANDO ASSINATURAS PARA UM ABAIXO-ASSINADO QUE SERÁ ENTREGUE JUNTO COM UM PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO  E INVESTIGAÇÃO AO MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL CONTRA O AUMENTO DE 21,42% NAS CONTAS  DE ÀGUA A VIGORAR Á PARTIR DE  1º DE MARÇO.


A LÍDER DA BANCADA DO PT, VEREADORA ANA CORSO, EXPLICA QUE  NA SEXTA-FEIRA (26/02) SEU PARTIDO E DEMAIS ENTIDADES ESTARÃO ENTRANDO COM PEDIDO DE REVOGAÇÃO DO DECRETO  DO AUMENTO DA TARIFA DA ÁGUA JUNTO AO ÓRGÃO ESTADUAL E TAMBÉM UMA CÓPIA SERÁ ENTREGUE AO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO.


ANA CORSO DIZ QUE OS CIDADÃOS (AS ) CAXIENSES NÃO PODEM SE CONFORMAR, EM DOIS ANOS TERÃO  UM AUMENTO SUPERIOR Á 40,37% SENDO QUE A INFLAÇÃO DO PERÍODO É  DE 10%.


DIZ MAIS, QUE O SAMAE ESTÁ SENDO MAL ADMINISTRADO PORQUE GASTA MAIS DO QUE ARRECADA E PIOR, EXISTE UM DESPERDÍCIO DE RECURSOS PÚBLICOS.




 VEJA A ÍNTEGRA DO PANFLETO QUE SERÁ DISTRIBUÍDO Á POPULAÇÃO:




NÃO AO REAJUSTE ABUSIVO DA ÁGUA!!!!!!!!!


A CONTA DA ÁGUA SERÁ REAJUSTADA 21,42% A PARTIR DE 1º DE MARÇO. A INFLAÇÃO DO ANO FOI DE 4,31%. O GOVERNO SARTORI VAI AUMENTAR A ÁGUA CINCO VEZES MAIS QUE A INFLAÇÃO!!!!!!!!!



SABEM POR QUÊ?
PORQUE O SAMAE ESTÁ DESPERDIÇANDO DINHEIRO.


AUMENTARAM OS CARGOS POLÍTICOS. AUMENTARAM O DINHEIRO COM A PROPAGANDA. AUMENTARAM A TERCEIRAÇÃO DOS SERVIÇOS. AUMENTARAM OS BRINDES QUE DÃO COM O DINHEIRO DO POVO.



E TEM MAIS.



O GOVERNO SARTORI USA O DINHEIRO DO SAMAE, QUE DEVE SER APLICADO NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA E NO TRATAMENTO DE ESGOTOS, PARA PAGAR CONTAS DA PREFEITURA.


ELES ESTÃO USANDO O DINHEIRO DO SAMAE PARA PAGAR ABERTURA DE RUAS, COMO A VISCONDE DE PELOTAS. PARA PAGAR DRENAGENS, QUE DEVERIAM SER PAGOS COM DINHEIRO DO IPTU. PARA PAGAR CERCAMENTOS, COMO O DO MATO SARTORI. POR ISSO O PREFEITO AUMENTA CINCO VEZES A CONTA DA ÁGUA A MAIS QUE A INFLAÇÃO


QUEM PAGA ESTA CONTA É O POVO, PRINCIPALMENTE OS MAIS POBRES, QUE ESTARÃO PAGANDO MAIS POR UM PRODUTO ESSENCIAL COMO A ÁGUA, EM FUNÇÃO DO AUMENTO DE GASTOS COM SALÁRIOS DE CARGOS POLÍTICOS E DO USO DO DINHEIRO DO SAMAE PARA PAGAR OBRAS QUE DEVERIAM SER CUSTEADAS COM A ARRECADAÇÃO DE IMPOSTOS COMO O IPTU E OUTROS TRIBUTOS.



NÃO AO AUMENTO ABUSIVO DA ÁGUA!!

                                                              

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

ASSINATURAS ONLINE - DIGA NÃO VOCÊ TAMBÉM

ABAIXO-ASSINADO CONTRA O AUMENTO ABUSIVO DA TARIFA DE ÁGUA EM CAXIAS DO SUL



Os abaixo-assinados requerem aos órgãos superiores do Ministério Público Estadual que investigue o aumento abusivo da tarifa de água em Caxias do Sul, que deverá entrar em vigor no dia 01 de março de 2010.

O prefeito deu um aumento de 21,42% na tarifa de água, para uma inflação anual de pouco mais de 4%. Foi cinco vezes mais que a inflação.

Solicitamos aos órgãos superiores do MPE estadual que reformulem a decisão do MP em Caxias do Sul, que equivocadamente validou esse abuso contra a população caxiense.


Abaixo-assinado on-line contra o aumento abusivo da tarifa de água em Caxias do Sul. Acesse o link: http://www.PetitionOnline.com/agua2010/

EXPLICAÇÕES DO DIRETOR DO SAMAE NÃO CONVENCEM BANCADA DO PT

Vereadores levarão ao Ministério Público Estadual e Tribunal de Contas do Estado argumentos para reversão do aumento da taxa de água.




Segundo a bancada petista, O Diretor geral do SAMAE, Marcus Vinícius Caberlon, não conseguiu explicar o que a autarquia está fazendo com relação às perdas de água tratada e não faturada., que ultrapassam os 60%. Se isto tivesse sido atacado, certamente o reajuste abusivo de 21,42% não seria necessário e sobrariam recursos para as contrapartidas aos financiamentos de obras alegados para o aumento.

Ainda segundo o PT, O diretor também não explicou que, de 2005 a 2010, as tarifas de água e esgoto aumentaram 69,41%, enquanto os principais componentes de custos energia elétrica e os reajustes com pessoal subiram 49% e 37%, respectivamente, no mesmo período.


Caberlon disse que financiou, com os recursos da taxa de água, drenagens e compra de maquinário, como retroescavadeira e caminhões, o que é competência da Secretaria de Obras, bem como cercamentos nas represas e no Mato Sartori também tem onerado a taxa de água. Terceirizações na fiscalização de áreas da autarquia, manutenção de redes, antes feitas por servidores, é mais um exemplo da má gestão do SAMAE, que gasta mais do que arrecada. Só na área de informática os valores pagos triplicaram nos dois últimos anos.

O Diretor disse ainda que gastos com publicidade na Festa da Uva estavam previstos no orçamento, o que, segundo a bancada, é algo caberia às Secretarias de Turismo e Cultura.
O Partido dos Trabalhadores e os Movimentos Sociais não se furtarão à mobilização para reverter o aumento abusivo. Para tanto, serão recolhidas assinaturas da população, que serão encaminhadas ao Ministério Público Estadual e Tribunal de Contas do Estado.


18/02/2010 11:39
Bancada do PT
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

ANA CORSO, PEPE VARGAS E MARISA FORMOLO PRESTIGIAM ABERTURA DA FESTA DA UVA


Pepe Vargas representa Câmara Federal na abertura da Festa Uva, acompanhado da vereadora Ana Corso e da Deputada Estadual Marisa Formolo

A cerimônia oficial de abertura da 28º Festa Nacional da Uva começou pouco antes das 15h, na quinta-feira, 18, no Espaço Multicultural dos Pavilhões. O deputado federal Pepe Vargas (PT/RS), representando a Câmara dos Deputados no evento, destacou a grandiosidade da festa que projeta não apenas Caxias do Sul como também a Região. Pepe ressaltou o apoio do governo Lula à Festa, através de patrocínios da Petróbras, Eletrobrás e Ministério do Turismo. O presidente da Comissão da Festa da Uva, Gelson Palavro, afirmou que mais um capítulo de uma história de sucesso está sendo escrita.



Na solenidade, com a presença da governadora Yeda Crusius, houve o lançamento da Medalha da Festa da Uva pela Casa da Moeda do Brasil. Durante o discurso da governadora as bandeiras que estavam postadas no local foram derrubadas pelo vento, interrompendo o pronunciamento. A fita foi cortada e marcou o início oficial do evento. A abertura para o público ocorreu às 18h.



Após um passeio rápido pelo Centro de Eventos, as autoridades partiram para a Rua Sinimbu, no centro da cidade, onde foi realizado o primeiro dos seis desfiles programados do Corso Alegórico. Os 1.600 participantes mostraram um pouco da história do município, que completa 100 anos em 2010. Figurantes, embaixatrizes e as soberanas da Festa receberam os aplauso dos moradores e turistas durante a passagem. A Brigada Militar estima que 32 mil pessoas tenham assistido ao espetáculo

Moção em apoio a metalúrgicos é retirada da pauta de votação do Legislativo caxiense



Texto, originalmente assinado pela vereadora Ana Corso (PT), deve receber nova redação


A moção de apoio ao Sindicato dos Metalúrgicos que esteve na ordem do dia da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul foi motivo de forte debate na sessão da manhã desta quinta-feira.


O texto é de autoria da vereadora Ana Corso (PT) e presta solidariedade ao vereador Assis Melo (PC do B) e a trabalhadores metalúrgicos que foram agredidos e detidos pela Brigada Militar em protesto realizado na sexta-feira passada, próximo à Randon Implementos.

Os sindicalistas ressaltam que funcionários da fábrica estariam descontentes com o valor recebido pelo Programa de Participação nos Resultados (PPR). Por isso, têm feito mobilizações na cidade.

A retirada da moção, que também repudia manifestações do comando da BM, ocorreu após a manifestação contrária de vereadores peemedebistas. O vereador Mauro Pereira (PMDB) foi o primeiro a se colocar em oposição ao texto assinado pela parlamentar petista.

— Não é esse vereador que vai incentivar a intriga. Vou respeitar as instituições. Voto contrário à moção e me coloco à disposição para um entendimento. Nossa cidade precisa de harmonia — pregou Mauro.

A líder do governo José Ivo Sartori (PMDB), Geni Peteffi (PMDB), criticou Ana Corso por ter proposto e assinado sozinha o documento, sugerindo que a petista deseja se promover com a iniciativa.


Após a manifestação da peemedebista, o vereador Assis Melo, que também é presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, solicitou para Ana Corso a retirada da proposta, sugerindo a elaboração de um novo texto com aval de todos os parlamentares. A petista aceitou, mas fez questão de se defender:


— Acato essa decisão, mas quero dizer que o texto entrou só com minha assinatura porque a sessão de hoje foi adiantada para as 9h, aí não dava tempo de pegar a assinatura de todo mundo. Mas, ontem (quarta-feira), eu havia conversado e dito em plenário que apresentaria a moção. Não sou candidata a nada e não quero me promover. Além disso, a moção não ataca ninguém, essa desculpa não pode ser usada — frisou Ana Corso.

A sessão desta quinta-feira no Legislativo caxiense foi antecipada das 17h para as 9h em razão da Festa da Uva. A abertura oficial da festa está marcada para as 14h e o primeiro desfile se inicia às 17h.

Vania Marta Espeiorin
vania.espeiorin@pioneiro.com

MOÇÃO DE APOIO AO SINDICATO DOS METALÚRGICOS

Ana Corso voltou atrás para que todos os vereadores assinem o documento



A Moção de apoio ao Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul, de autoria da Vereadora Ana Corso/PT, foi retirada na Sessão desta quinta-feira (18). O documento faz referência ao confronto entre Brigada Militar e metalúrgicos, ocorrido na última sexta-feira (12), que culminou com a prisão do Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Vereador Assis Melo/PCdoB.


Mauro Pereira/PMDB justificou seu posicionamento contrário à Moção. Em respeito às instituições, inclusive ao Sindicato dos Metalúrgicos, às empresas geradoras de emprego e para não alimentar intrigas, não vou endossar as palavras da Vereadora Ana.

Para Ari Dallegrave/PMDB, institucionalmente, apoiamos o sindicato. Voto contra pelo que o texto traz, não pela proposta em si.

Assis Melo/PCdoB sugeriu que o texto da Moção fosse revisto, para se chegar a um consenso entre os Vereadores

Ana Corso acatou a ideia. Retiro a Moção, para que os demais assinem e o texto seja melhor condizente com a proposta.

A Petista fez questão de informar que o documento teve que ser protocolado ás 8:00hs da manhã, para poder entrar na pauta em regime de urgência, já que atípicamente  a sessão iniciava ás 9:00hs,
explicando o porquê de constar apenas a sua assinatura.. Que não é candidata a nada e que não tem intenção nenhuma de se promover em relação a apresentação da moção.

Ana diz que: " A  moção não ataca ninguém" simplesmente traduz o que foi as manifestações da casa  no dia anterior,e que espera que isto não seja apenas desculpa para não quererem assinar o documento.

18/02/2010 12:37
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

AINDA SOBRE O AUMENTO DA TARIFA DE ÁGUA PELO SAMAE- VOCÊ SABIA QUE

O Governo Pepe Vargas teve o mérito de encontrar um SAMAE sucateado e apesar disso entregá-lo  ao Governo Sartori “saneado” com capacidade de investimento e com projetos encaminhados como o do Fátima Baixo e do esgotamento Sanitário, aprovando inclusive a tarifa de esgoto, o que está propiciando o SAMAE fazer Saneamento Básico.Administramos oito anos basicamente com recursos próprios do SAMAE não tinha um centavo disponibilizado para financiamento na era FHC agora no Governo Lula só na Barragem das Marrecas orçada em 130 milhões, 103 milhões é dinheiro de financiamento do Governo Federal.

Tivemos o mérito de acabar com a histórica falta de água na cidade com a construção de 3 novas adutoras, isso por si só justificou nossos reajustes sempre discutidos amplamente com a população,em audiências públicas, com discussão com o MP, com o Conselho de Defesa do Consumidor, com a UAB entre outros.

Existe atualmente uma má gestão de recursos públicos no SAMAE,gastam mais do que arrecadam e gastam em coisas desnecessárias, por exemplo: duplicaram o número de CCs, a reforma aprovada no fim do ano de 2009 onera em quase um milhão á mais os custos de pessoal, na publicidade são gastos anualmente R$ 900.000,00 o que significou quase o dobro de gastos em 4 anos do que gastamos em 8 anos,terceirizaram inúmeros serviços que eram feitos pelos funcionários do SAMAE onerando ainda mais a máquina administrativa e que repercutem diretamente no custo da tarifa de água!

Agora o que é mais grave é que a Autarquia vem bancando com recursos da tarifa de água obras que competem a Prefeitura Municipal e com o que ela arrecada com o IPTU, o SAMAE “bancou” as obras de drenagem ocasionadas pelos alagamentos em valores vultuosos (5 milhões), comprou maquinário como retroescavadeiras e cedeu para a Secretaria de Obras, cercou o mato Sartori e informações extra-oficiais indicam também que a abertura da Rua Visconde de Pelotas são recursos do caixa do SAMAE, aí não sobram recursos para as importantes e necessárias contrapartidas dos financiamentos aquilo que seria obrigação primeira de um gestor sério, competente e eficiente, é mais fácil penalizar o bolso dos contribuintes.

WWW.O CAXIENSE- VEREADORES SOLIDÁRIOS AO COLEGA ASSIS MELO




Os parlamentares caxienses aproveitaram a sessão desta quarta-feira, a primeira após o incidente ocorrido entre sindicalistas e Brigada Militar, para prestar solidariedade ao presidente do Sindicato dos Metalúrgicos e também vereador do PCdoB, Assis Melo.
Detido pela Brigada Militar na sexta-feira, sob a acusação de desacato à autoridade, quando comandava manifestação contra a Randon, Melo criticou a empresa por não buscar a negociação, mas querer impor a sua vontade.

Nesta quarta-feira, o juiz Guilherme da Rocha, da Justiça do Trabalho, proibiu as manifestações do sindicato.

“O papel do Estado capitalista é reprimir o operário para que a burguesia continue explorando o trabalhador”, afirmou o vereador e líder sindical, em meio a manifestações de outros vereadores – como Ana Corso (PT), Geni Peteffi (PMDB) e Édio Elói Frizzo (PSB) -, todos questionando o trabalho da Brigada Militar e também da Justiça.

“A orientação é desqualificar e criminalizar os movimentos sociais”, afirmou Ana Corso ao cumprimentar Melo, que, segundo ela, ”bravamente tem lutado por melhorias das condições de trabalho nas empresas caxienses”.
Ao atribuir ao governo do Estado a orientação política de repressão à mobilização sindical, a parlamentar petista diz que quer uma polícia mediadora de conflitos e não sair às ruas com determinação de confronto.

Sobre a proibição determinada pela Justiça do Trabalho, Elói Frizzo repetiu as palavras de Assis Melo:
“Há muito tempo não se via uma sentença tão discriminatória, tão reacionária”.


Fonte: www.ocaxiense.com.br (texto de Renato Henrichs) e Assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores (foto de Eloá Néspolo)

ANA CORSO APÓIA MOVIMENTO SINDICAL

Vereadora fará moção de apoio ao Sindicato



Na tribuna Ana Corso/PT se diz solidária ao movimento sindicalista. Ela afirma que as manifestações dos órgãos de imprensa não correspondem com a realidade ocorrida. Não era nenhum criminoso que estava lá e sim o Vereador mais votado da história de Caxias do Sul, se referindo a Assis Melo/PC do B, no momento em que foi preso pela Brigada Militar. A Vereadora acredita que a luta dos trabalhadores tem um grande valor e serve de exemplo para outras categorias. O Sindicato está no papel dele, a greve é um direito constitucional. A Brigada já matou muitas pessoas inocentes com suas ações excessivas. Não queremos que os anos negros da ditadura voltem.
Ana Corso/PT ainda afirma que será feita uma moção de apoio ao Sindicato. Ela conta que tem orgulho das suas origens, que a trouxeram a Casa justamente por ter tido um histórico de militância sindical. A Vereadora ainda lamenta a resolução da justiça de impedir manifestações e diz que se orgulha de estar ao lado de quem trabalha.
17/02/2010 20:30
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Bancada do PT solicita informações sobre zona azul

Requerimento foi aprovado por unanimidade na Sessão desta quinta-feira

Durante a Sessão Ordinária desta quinta-feira (11), foi aprovado por unanimidade o requerimento, que solicita informações ao Poder Executivo sobre o estacionamento rotativo Zona Azul. O pedido se deve a partir de denúncias feitas por uma ex-funcionária sobre abusos ocorridos na cobranças de multas e emissões de notificações.

O documento solicita da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade os documentos comprobatórios dos faturamentos no período de 2008 e 2009, descrevendo a quantidade de notificações, os valores, bem como a tarifa do estacionamento rotativo; Pede para informar os valores repassados mensalmente pela Rek Parking para a FAS - Fundação de Assistência Social - no período de 2008 e 2009, entre outras. Também solicita para a empresa Rek Parking: qual o faturamento do Zona Azul nos anos de 2008 e 2009? Discriminar os valores mensalmente, separando a tarifa e a taxa de regularização; no mesmo período, qual a quantidade de notificações feitas pelos monitores do Zona Azul? Informar mensalmente, por monitor, e, destas, quantas foram regularizadas pelos usuários, entre outras.

De acordo com o Vereador Rodrigo Beltrão/PT, é urgente que se possa fazer uma investigação para descobrir se as denúncias são verdadeiras. Quando essa ex-funcionária diz que os seus colegas tem uma cota de multas e que houveram notificações para carros que não estavam estacionados, estavam simplesmente passando pela rua, isso é grave, a população precisa saber se está havendo esse abuso. Beltrão ainda demonstrou preocupação com a fiscalização de trânsito, que segundo ele deixa muito a desejar.



Ana Corso/PT, disse que na época da implantação do Zona Azul o Governo Pepe Vargas foi muito criticado, mas que o sistema oferece a democratização das vagas na zona central da cidade. O sistema tem funcionado bem, cumprindo o seu papel para resolver a questão da rotatividade e também exercendo o seu papel social, mas se realmente houver abusos o contrato pode inclusive ser rompido, afirmou a Vereadora.

Mauro Pereira/PMDB disse que a Secretaria Municipal de Trânsito mostrou sua preocupação quando emitiu uma nota na qual se compromete a esclarecer os fatos ocorridos.

11/02/2010 20:09
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

LEIA AQUI O PEDIDO DE INFORMAÇÕES SOBRE O ZONA AZUL

Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


REQUERIMENTO nº REQ-10/2010


INFORMAÇÕES AO PREFEITO POR SEU INTERMÉDIO - ART. 166, III


REGIME DE URGÊNCIA
Solicita ao Poder Executivo, informações sobre o estacionamento rotativo "Zona Azul"
Senhor Presidente,
Senhoras Vereadoras e Senhores Vereadores,

Considerando as declarações de ex-monitora da Rek Parking, denunciando irregularidades no estacionamento rotativo Zona Azul; e
Considerando a função fiscalizadora desta Casa, as Vereadoras e os Vereadores que o presente subscrevem, observadas as disposições regimentais, requerem que seja encaminhado ao Poder Executivo Municipal o seguinte pedido de informações:

1- A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade tem os documentos comprobatórios dos faturamentos no período de 2008 e 2009, descrevendo a quantidade de notificações, os valores, bem como a tarifa do estacionamento rotativo? Se afirmativo, enviar cópia dos documentos.



2- Informar os valores repassados mensalmente pela Rek Parking para a FAS - Fundação de Assistência Social - no período de 2008 e 2009.



3- Enviar cópia do contrato, juntamente com a prorrogação.


4- Quais as ações práticas do Poder Executivo no sentido de apurar as denúncias de irregularidades no estacionamento rotativo Zona Azul?

5- Informações a serem prestadas pela Rek Parking:


a) Qual o faturamento do Zona Azul nos anos de 2008 e 2009? Discriminar os valores mensalmente, separando a tarifa e a taxa de regularização.

 


b) No mesmo período, qual a quantidade de notificações feitas pelos monitores do Zona Azul? Informar mensalmente, por monitor, e, destas, quantas foram regularizadas pelos usuários.


c) Qual o número de monitores que trabalharam no Zona Azul no período de 2008 e 2009?






d) Qual a abrangência de quadras do Zona Azul anos 2008 e 2009?






e) Com a ampliação do Zona Azul, qual o aumento do faturamento da Rek Parking? informar em números absolutos e em percentuais.






f) Qual a número de notificações da tarifa de regularização emitidas no quadrilátero formado pela Rua Marechal Floriano, Rua Pinheiro Machado, Rua Garibaldi e Avenida Júlio de Castilhos, bem como o seu faturamento? Informar mensalmente dos anos 2008 e 2009, discriminando a quantidade de notificações por monitor.






Caxias do Sul, em 11 de Fevereiro de 2010; 135 anos da Colonização e 120 anos da Emancipação Política.


Ana Corso
Vereadora - PT


Denise Pessôa
Vereadora - PT


Marcos Daneluz
Vereador - PT


Rodrigo Beltrão
Vereador - PT

Ana Corso verifica situação de famílias no Loteamento Portinari

Comissão de Direitos Humanos faz visita à famílias em áreas de risco no loteamento Portinari

Nesta quinta-feira 11/02, os Vereadores: Renato Nunes, Ana Corso e Renato Oliveira juntamente com a Assessoria dos Vereadores Mauro Pereira e Daniel Guerra, que não puderam comparecer devido a outros compromissos, estiveram juntamente com Aparecida Stecca (Sida) Presidente do bairro, visitando algumas famílias. Elas precisam ser removidas com certa urgência pois as mesmas se encontram em locais de risco.
A Comissão estará entregando um oficio pedindo agilidade no projeto do meio ambiente que falta para a remoção dos mesmos ao Secretário Adelino Teles.
Em dias de chuva é um caos conclui Cida, a presidente do bairro.


11/02/2010 17:41
Assessoria do Vereador Renato Nunes - PRB />Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Nota no Pioneiro

Alerta máximo

Ministério Público e sindicatos precisam agir de forma mais contundente na prevenção e, se for o caso, na punição dos responsáveis pelos acidentes em obras de Caxias do Sul que nos últimos 100 dias mataram três trabalhadores.

A vereadora petista Ana Corso promete organizar uma audiência pública na Câmara.

11/02/2010
Jornal Pioneiro - Coluna Mirante
Roberto Nielsen

COLUNA MIRANTE - JORNAL PIONEIRO 11/02/2010

ALERTA MÁXIMO


Ministério Público e sindicatos precisam agir de forma mais contundente na prevenção e, se for o caso, na punição dos responsáveis pelos acidentes em obras de Caxias do Sul que nos últimos 100 dias mataram três trabalhadores.
A vereadora petista Ana Corso (foto) promete organizar uma audiência pública na Câmara.

PT, 30 anos militante pelo Brasil

O PT completa hoje 30 anos. No dia 10 de fevereiro de 1980, gente das mais diferentes origens reuniu-se no colégio Sion, em São Paulo, para tomar a decisão que mudou a história política do Brasil. O PT na origem era um pequeno partido, com uma imensa vontade de crescer. O PT de hoje governa o Brasil, cinco Estados e mais de 500 prefeituras. Homenageamos todos os que tiveram a coragem de tomar essa decisão. Especialmente os que pagaram com a vida a determinação de lutar.

Três décadas construindo a democracia no Brasil, trajetória construída paulatinamente e marcada por luta pelos direitos sociais, defesa dos interesses nacionais, do desenvolvimento nacional e da integração latino-americana. No 30º aniversário, celebramos um partido democrático, popular e socialista que soube unir setores diferentes da esquerda democrática num projeto transformador da sociedade brasileira.

A ousadia de fundar um Partido dos Trabalhadores ocorreu num momento em que o sistema político bipartidário da ditadura estava esgotado, quando as lutas sociais, clamando por mudanças, exigiam novas opções partidárias. Sofremos críticas sobre supostas divisões no campo democrático, mas o tempo encarregou-se de confirmar a importância histórica do projeto do PT. Um partido que nasceu com um projeto de uma nova democracia política, oriundo das lutas sindicais e populares para construir um país justo e democrático, defensor de nossa soberania, de nossas riquezas e do interesse público.

A militância superou os desafios da montagem da estrutura do partido, enfrentando a legislação draconiana do governo militar. O partido cresceu de maneira orgânica e amadureceu até chegar à compreensão plena da importância estratégica das alianças, decisivas para quem quer realizar um projeto transformador.

Em sua trajetória histórica, como ente coletivo, o PT refletiu e mudou, mas nunca mudou de lado, como mostram as conquistas do governo Lula. Temos hoje 1 milhão e 300 mil filiados que acreditam no projeto e militam para que ele prossiga.

Um traço dessa história militante do PT é a capacidade de apontar para o partido e para a sociedade objetivos ousados, porém plausíveis. O crescimento do PT resultou de sua capacidade de construir suas teses a partir das lutas reais do povo. Como na Constituinte de 1987, uma pequena bancada de 16 deputados e nenhum senador se agigantou apoiada na mobilização popular.

Ao longo de sua trajetória, o PT soube usar essa característica para, com seus militantes, mobilizar e conquistar. Empunhamos bandeiras históricas, como a da luta pela terra, pela saúde, pela educação, pelo emprego, pelos direitos humanos, pela integração continental, pela defesa das minorias e contra a discriminação. Assim, superamos o dilema de ser partido de massas ou de quadros e nos fortalecemos como canal de representação e de participação de milhões de brasileiros.

Trinta anos de ampliação dos espaços de cidadania, rompendo com modelos populistas e com as fórmulas prontas -algumas importadas- para os problemas nacionais. Reinventamos o funcionamento do partido com as cotas de mulheres nas direções, os setoriais temáticos e as eleições diretas partidárias, o PED. O PT sempre valorizou o conceito de militância, grande insumo de nossa renovação.

Dessa forma avançamos, chegamos às prefeituras e aos governos estaduais, ampliamos as bancadas parlamentares e as bases sociais, até a vitória histórica de Lula em 2002. As grandes bandeiras de nossa luta foram materializadas no governo Lula, que colocou o Brasil no rumo da redução acelerada das desigualdades sociais e regionais, ampliando a renda interna, gerando um mercado de massas, criando empregos e políticas públicas transformadoras, arquivando a teoria do Estado mínimo, que tantos males causou ao Brasil.

O governo do PT mudou a imagem do país, levando-o a um novo patamar no cenário mundial. Lula é referência internacional.

Nossos militantes, com os partidos aliados, preparam-se agora para construir um programa que garanta as mudanças implementadas pelo governo Lula, aprovadas por mais de 80% da população, e apresente novas metas ao povo brasileiro. Desejamos consolidar o projeto democrático popular colocado em prática pelo governo Lula, mas aprofundando e acelerando os avanços conquistados.

Aos 30 anos, o PT olha para sua história com o orgulho de quem ajudou a construir a democracia e hoje lidera o governo mais popular da história do Brasil. Mas olhamos para a frente com a humildade de quem sabe que na política cada desafio vencido abre dezenas de novas responsabilidades.

Viva o PT!

José Eduardo Dutra é geólogo, ex-senador da República (PT-SE), ex-presidente da Petrobras, é o novo presidente do PT.
Ricardo Berzoini, 50, bancário e deputado federal (PT-SP), conclui hoje seu mandato de presidente do PT
Artigo publicado na coluna Tendências / Debates do jornal Folha de São Paulo, edição de 10/02/2010.






quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

BANCADA DO PT APROVOU REQUERIMENTO QUE CONVOCA O DIRETOR DO SAMAE PARA DAR EXPLICAÇÕES

Pedido da bancada petista é para justificar o reajuste de 21.42% na tarifa

O requerimento foi aprovado na Sessão desta quarta-feira(10). Votaram contra os Vereadores Mauro Pereira/PMDB e Edio Elói Frizzo/PSB. O Vereador Ari Dallegrave/PMDB, no momento da votação, estava em representação da Casa e a Vereadora Geni Peteffi/PMDB encontra-se em licença saúde. Os demais Vereadores votaram a favor, aprovando o requerimento por maioria.

O Vereador Rodrigo Beltrão/PT pediu que as Bancadas do PMDB, PP e PDT aprovassem o requerimento para a convocação do Diretor Geral do Samae, Marcus Vinicius Caberlon. É a oportunidade para que o diretor dê explicações e traga o entendimento para esta Casa. Afinal, como vereador, recebo cobranças da comunidade sobre a questão.

Para Mauro Pereira/PMDB, a bancada do PT cumpre seu papel de oposição. Nós temos de votar com coerência. Diretor do Samae esteve na Casa dando explicações, por isso devemos respeitar o trabalho do Ministério Público, que já analisava sobre o aumento antes de o mesmo se efetivar.

Segundo Marcos Daneluz/PT, quando o diretor do Samae esteve na Câmara, não houve oportunidade de todos os vereadores participarem da discussão. Essa Casa foi aberta para inúmeros debates. Por que o Caberlon não ter essa oportunidade para o esclarecimento dessas questões à comunidade?
Lembrou ainda que, há um ano, o aumento pretendido pelo Samae era de 116%, porém, 19% foram suficientes. No mínimo, o Diretor não conhece direito os números da autarquia que comanda. Falta de convicção administrativa.

Ana Corso informou que, recentemente, novas informações foram passadas por funcionários do Samae , e queremos essa oportunidade de averiguá-las com o Diretor. Dentre elas, estão a abertura da Rua Visconde de Pelotas, realizada pelo Samae, além de drenagens, de competência do Município, que foram financiadas pela autarquia. O Samae terceirizou muitos dos serviços de sua responsabilidade, gastos que o MP não teve acesso e que vai para a conta final da água.

Ainda segundo Beltrão, se continuar dessa maneira, onde não existe um processo de discussão, chegaremos em 2012 e o governo vai entregar a água mais cara do país. Caberlon é um homem público, e portanto precisa ter a responsabilidade de dialogar com a população.
Ari Dallegrave/PMDB posicionou-se contra o pedido de convocação, pois segundo ele, já existe um pedido de informação, aprovado por unanimidade pela Casa.

Para Gustavo Toigo/PDT, o reajuste é alto, mas se justifica pelo canteiro de obras na área do saneamento básico em Caxias. Como membro da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU), não devemos convocar, mas convidar o diretor do Samae para que venha à Casa.

Para Assis Melo/PCdoB, a intenção não é prejudicar o governo, desde que não se meta a mão no bolso da população de Caxias. Disse ainda que a taxa é uma insensibilidade com o trabalhador.

O Vereador Renato Nunes/PRB acredita ser importante que o Diretor do Samae dê explicações sobre o aumento da água.


10/02/2010 20:20
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

Ana Corso assina moção de repúdio a liminares judiciais contra o Sindicato dos Metalúrgicos

Documento foi aprovado por maioria de votos

Na sessão desta terça-feira (09), uma moção de autoria dos vereadores Assis Melo/PCdoB, Ana Corso/PT, Denise Pessôa/PT, Edio Elói Frizzo/PSB, Geni Peteffi/PMDB, Renato Nunes/PRB, Rodrigo Beltrão/PT e Renato Oliveira/PCdoB foi discutida pela Casa.

O documento era de repúdio às liminares da Justiça do Trabalho em ações de Interdito Proibitório contra o Sindicato dos Metalúrgicos.

Ana Corso/PT classifica a moção como justa e que dialoga com os interesses dos metalúrgicos. Enquanto era líder sindical, nunca foi utilizado Interdito Proibitório. Faço uma crítica a uma parcela ultrapassada do empresariado, que não está em sintonia com as leis trabalhistas, e não entendem a importância dos sindicatos.
Ari Dallegrave/PMDB expôs que, como advogado trabalhista, não pode votar a favor da medida, pois iria contra a Justiça do Trabalho, que estendeu a mão aos trabalhadores inúmeras vezes. Essa moção atinge a instituição do trabalho.

Segundo Mauro Pereira/PMDB, não se conhecem os trâmites de cada processo onde o Interdito Proibitório foi homologado pela Justiça. Nós temos de acreditar nas ações das instituições. Voto contra em respeito à Justiça do Trabalho.

Assis Melo/PCdoB disse que a decisão de alguns juízes trabalhistas é unilateral, pois não ouvem o sindicato. A questão aqui é a ameaça à liberdade de autonomia sindical. O Interdito Proibitório estimula isso.
Para Elói Frizzo/PSB, a moção não é contra o empresariado ou a Justiça, mas sim contra a utilização de um instrumento específico de forma errônea.

09/02/2010 20:02
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

CLPC realiza a primeira reunião do ano

A Comissão de Legislação Participativa e Comunitária realizou sua primeira reunião do ano, com as presenças do presidente, vereador Rodrigo Beltrão, vereador Daniel Guerra, Vereador Renato Nunes e representando a vereadora Ana Corso, a assessora Taísa Boeira.

Os vereadores apontaram o tema da participação popular como o primeiro assunto a ser desenvolvido na comissão, com a possibilidade de ja em março ser realizada uma audiência pública, para diagnosticar a situação no município.

Para o presidente da comissão, vereador Rodrigo Beltrão, "esta comissão além de promover audiências públicas sobre temas importantes para a comunidades, tem a oportunidade de transforma-los em projetos de iniciativa popular dentro do legislativo."

Informativo Ver. Rodrigo Beltrão

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

RESPOSTA Á COLUNA MIRANTE SOBRE A TARIFA DE ÁGUA

Prezado Jornalista Roberto Nielsen,
 

Vira e mexe o governo Sartori tenta justificar seus erros colocando a culpa nos outros. O episódio do aumento da tarifa da água é o mais recente. Usam os índices de reajustes, com números puros, para deturpar a verdade.
O governo do ex-prefeito Pepe Vargas governou num dos piores períodos do Brasil, o do FHC. A inflação era maior, os recursos federais não vinham, os municípios estavam abandonados à sua sorte. As obras do governo Pepe eram resultado da competência de fazer mais com menos dinheiro, e com recursos próprios, para quem mais precisava.
O governo Sartori pegou mamão com açúcar. O governo Lula faz o Brasil crescer, e utiliza recursos federais para fazer obras e financiar municípios e estados. O Marrecas, o Fátima Baixo, as ETE’s, o Minha Casa, Minha Vida, aqui em Caxias, são a melhor prova das diferenças dos períodos.
Agora, cabe uma pergunta: nos últimos dois anos o prefeito Sartori reajustou a água em 40,37% e a inflação foi de 10,46%. Qual a justificativa para essa mordida de 29,91%?

Vereadora Ana Corso- Líder da Bancada do PT

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

PT APROVA PEDIDO DE INFORMAÇÕES SOBRE AUMENTO ABUSIVO DA TARIFA DE ÁGUA

Aumento é considerado abusivo e incoerente

A Vereadora Ana Corso/PT, avalia o reajuste de 21,42% na tarifa de água como sendo abusivo e resultado da falha da atual administração do SAMAE. Gastos com veículos novos, terceirização dos serviços e ampliação do número de cargos de confiança são exemplos de ações que encareceram os custos de manutenção de água na cidade.
À partir destes argumentos a bancada do PT, na Câmara de Vereadores, encaminhou um Pedido de Informação ao Poder Executivo Municipal, aprovado por unanimidade pelos vereadores na Sessão Ordinária desta quarta-feira (3).

BANCADA PETISTA SOLICITA INFORMAÇÕES SOBRE REAJUSTE DA TARIFA DE ÁGUA PELO SAMAE


Requerimento foi aprovado por unanimidade na Sessão desta quarta-feira
Durante a Sessão Ordinária desta quarta-feira (03), foi aprovado por unanimidade o pedido de informações sobre o reajuste das tarifas de água e de esgoto e dos serviços a serem cobrados pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto SAMAE. O requerimento, aprovado por unanimidade dos Vereadores solicita entre outros: informações sobre as perdas de água; se existem veículos da autarquia cedidos a outros órgãos; qual a quantidade de água produzida e qual a medida e faturada.
Ana Corso/PT, justificou o pedido dizendo que a bancada de oposição não teve a oportunidade de discutir e ouvir as explicações do Diretor da autarquia Marcos Vinicius Caberlon sobre o motivo real do aumento da tarifa.

03/02/2010 19:29
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

ANA CORSO QUESTIONA GASTOS DO SAMAE

Ana Corso também critica aumento


Para Ana Corso/PT os gastos da Autarquia com carros novos, terceirização dos funcionários, além do aumento no números de cargos de confiança, encarecem os custo de manutenção do Serviço Autônomo. A vereadora citou ainda irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas do Estado relativas a um contrato da autarquia, com a Universidade de Caxias do Sul.

Ana destacou que a autarquia estava sucateada quando o PT assumiu o governo municipal, justificando o reajuste de 39% aplicado na época. Com o aumento foi possível uma melhor distribuição de água nos bairros de Caxias. A inconstância do abastecimento em Caxias era o caos. Todas as melhorias foram feitas sem recursos federais.

Segundo Marcos Daneluz/PT, os custos do Samae também se justificam pelo fato da autarquia arcar com gastos da prefeitura. Durante o governo Sartori a energia elétrica teve reajuste de 49%, os salários dos servidores municipais, 19%, e a taxa de abastecimento de água, 68.9 %. Sobre este último, aponta como responsável não apenas o Samae, mas também o governo Sartori, que gerencia o município.


02/02/2010 20:23
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul