quarta-feira, 22 de setembro de 2010

RÁDIO SÃO FRANCISCO


Derrubado parecer de inconstitucionalidade sobre presença de suco de uva na merenda escolar

Matéria, proposta pela vereadora Ana Corso, continuará em tramitação na Câmara

(Banco de Imagens)
(Banco de Imagens)
Por oito votos a dois, na sessão desta terça-feira,21, foi derrubado o parecer de inconstitucionalidade da Comissão de Constituição, Justiça e Legislação (CCJL) da Câmara ao projeto da vereadora Ana Corso/PT, que trata da inclusão do suco de uva na merenda escolar, na rede municipal de ensino.

Além da autora da proposta, votaram contra o parecer da CCJL: Alaor de Oliveira/PMDB, Arlindo Bandeira/PP, Assis Melo/PCdoB, Denise Pessôa/PT, Gustavo Toigo/PDT, Mauro Pereira/PMDB, Renato Nunes/PRB, Renato Oliveira/PCdoB e Rodrigo Beltrão/PT. Para mantê-lo, Ari Dallegrave/PMDB e Elói Frizzo/PSB.

Em 2006, quando Ana Corso havia protocolado medida de mesmo teor, ela foi considerada como ilegal, pela assessoria jurídica da Câmara e pelas Delegações de Prefeituras Municipais, que detectaram vício de iniciativa. Ou seja, não caberia ao Parlamento propor matéria sobre esse assunto. Desse modo, a vereadora propôs um substitutivo à matéria. Agora, no entanto, a CCJL entendeu o texto como inconstitucional.
por Alberto Meneguzzi , dia 22/09/2010 às 08:56

PLENÁRIA MOBILIZAÇÃO PEPE VARGAS




Fotos: Michele M. Agostini

Derrubado parecer de inconstitucionalidade sobre presença de suco de uva na merenda escolar

Matéria, proposta pela vereadora Ana Corso, continuará em tramitação na Casa


Por dez votos a dois, na sessão desta terça-feira (21), foi derrubado o parecer de inconstitucionalidade da Comissão de Constituição, Justiça e Legislação (CCJL) da Câmara ao projeto da vereadora Ana Corso/PT, que trata da inclusão do suco de uva na merenda escolar, na rede municipal de ensino. Além da autora da proposta, votaram contra o parecer da CCJL: Alaor de Oliveira/PMDB, Arlindo Bandeira/PP, Assis Melo/PCdoB, Denise Pessôa/PT, Gustavo Toigo/PDT, Mauro Pereira/PMDB, Renato Nunes/PRB, Renato Oliveira/PCdoB e Rodrigo Beltrão/PT. Para mantê-lo, Ari Dallegrave/PMDB e Elói Frizzo/PSB.


Em 2006, quando Ana Corso havia protocolado medida de mesmo teor, ela foi considerada como ilegal, pela assessoria jurídica da Câmara e pelas Delegações de Prefeituras Municipais, que detectaram vício de iniciativa. Ou seja, não caberia ao Parlamento propor matéria sobre esse assunto. Desse modo, a vereadora propôs um substitutivo à matéria. Agora, no entanto, a CCJL entendeu o texto como inconstitucional.


Membro da CCJL, o vereador Gustavo Toigo/PDT, apesar de ter assinado o parecer de inconstitucionalidade, posicionou-se favoravelmente ao projeto de Ana. Disse entender que a iniciativa prestigia o vitivinicultor da região. Considerou, ainda, que o substitutivo ao projeto permite ao Executivo regulamentar a proposição de acordo com a sua preferência.


Ana lembrou, ainda, que fez um substitutivo  ao projeto de igual  teor ao que foi aprovado pela Assembleia Legislativa gaúcha e que a mesma lei está em vigência, em Bento Gonçalves.Sendo , portanto, possível o prefeito Sartori também aprová-la em Caxias, pois beneficiaria os produtores da uva e do vinho e em especial as nossas crianças.


A lei  da inclusão do suco de uva na merenda escolar seria uma política da cidade  e não de governos, pois estes passam  a lei fica, argumentou a vereadora Ana Corso.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

ANA CORSO ACOMPANHA PEPE NA CAMPANHA ELEITORAL DESTE DOMINGO

ANA CORSO E PEPE NA ROTA DO SOL RECEPCIONANDO MOTORISTA NO RETORNO DO FERIADO

PEPE PRESTIGIA BANDEIRAÇO  PROMOVIDO POR MARCOS DANELUZ NO RETORNO DO FERIADO NA ROTA DO SOL

domingo, 19 de setembro de 2010

BANCADA DO PT REALIZA ALMOÇO CAMPEIRO NA SEMANA FARROUPILHA


Ivanil e Nelson merecem todos os elogios, foram os responsáveis pelo sucesso da comida campeira. Tivemos também a grande contribuição do companheiro Nei Vanzin.

Almoço Campeiro no Rancho do Bardoso - Câmara de Vereadores no Acampamento Farroupilha nos pavilhões da Festa da Uva

Fotos: Michele M. Agostiini

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

SITUAÇÃO DA MUSICOTERAPIA É DEBATIDA NA CÂMARA

Situação da Musicoterapia no município é debatida na Câmara

Sensibilizar o Executivo para com a criação de vagas de musicoterapeuta, no funcionalismo de Caxias do Sul, foi a tônica da audiência pública, realizada na tarde desta sexta-feira (17/09), no Plenário da Câmara Municipal. Coordenada pela vereadora Ana Corso/PT, que preside a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, a reunião também buscou enfatizar o papel da Musicoterapia na recuperação de pacientes, no que diz respeito a necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas. Por meio da criação de instrumentos terapêuticos, os pacientes são estimulados, inclusive, a compor canções.

De acordo com Ana Corso, essa forma de terapia é utilizada desde 2006, no Centro de Assistência Psicossocial (CAPS) Reviver e no CAPS Aquarela. Eles oferecem atendimento para transtornos decorrentes de uso e dependência de substâncias psicoativas. Atualmente, os serviços são oferecidos a partir de convênio entre a prefeitura e uma empresa terceirizada. A parlamentar salientou, porém, que não foi realizada nova licitação. Disse que, no momento, os oficineiros, incluindo os musicoterapeutas, atuam mediante contratação emergencial, sem renovação prevista.

Presentes à audiência, usuários do CAPS Reviver manifestaram descontentamento para com o término do contrato, que mantém os musicoterapeutas em atividade.
Sobre a questão, a assessora técnica do núcleo de saúde mental da Secretaria Municipal da Saúde, Jaqueline Fedrizzi, justificou que, por razões legais, o edital não teve publicado a tempo. Garantiu, contudo, que as oficias terapêuticas não serão interrompidas. Devido à falta de licitação, os profissionais que já atuam não poderão continuar, até porque a quantidade de profissionais musicoterapeutas no município é reduzida. Mas o atendimento da saúde mental, por meio das oficinas terapêuticas, vai continuar. Além disso, os CAPS são apenas uma base de emprego da musicoterapia como oficina terapêutica, ponderou.



A diretora da Associação de Musicoterapia do Rio Grande do Sul (AMT), Chiara Lorenzetti Herrera, defendeu que o município reflita sobre oferecer, em seu quadro de servidores, vagas para musicoterapeuta, a exemplo do que ocorre em cidades como Curitiba, Rio de Janeiro, Goiânia e Macaé (RJ). Referiu que a profissão obteve inclusão na Classificação Brasileira das Ocupações (CBO), em janeiro deste ano, como terapia ocupacional.


O musicoterapeuta Jesús Herrera Becerra referendou o trabalho desenvolvido dentro do Serviço Residencial Terapêutico (SRT), uma iniciativa da Secretaria Estadual da Saúde, que possui unidade em Caxias do Sul. O SRT serve de moradia a pessoas com transtornos mentais graves ou severos.


Alan Fraga Schorr e Maurício Luís Pezzi, profissionais do Instituto Superior de Música São Leopoldo, explicaram como é construída a graduação de Musicoterapia. A instituição onde atuam é a única que oferece o bacharelado na área, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Conforme eles, não se deve agregar apenas música, mas, também, conhecimentos em Ciências Humanas e de saúde. Apontaram que tem sido crescente a demanda de trabalho para a especialidade.


Segundo a psicóloga Tânia Rocha, é preciso que as pessoas se deem conta de que a música contém o poder de curar o sofrimento psíquico que assola diversas pessoas. Lembrou que a prática também pode impulsionar a liberdade de expressão junto àqueles que não possuem condições plenas para tanto.


A dirigente da AMT informou que a formação de um musicoterapeuta passa pela graduação ou pós-graduação em Musicoterapia, em curso reconhecido pelo Ministério da Educação. No Brasil, o primeiro curso da área surgiu em 1969. A União Brasileira das Associações de Musicoterapia existe desde 1995.

Além da presidente Ana, integram a Frente Parlamentar os vereadores Arlindo Bandeira/PP, Daniel Guerra/PSDB, Denise Pessôa/PT, Geni Peteffi/PMDB, Gustavo Toigo/PDT e Renato Nunes/PRB.


Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul
17/09/2010 19:02

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Ana Corso pede ao Executivo informações sobre a poda de plátanos

Árvores estão localizadas no entorno do Parque dos Macaquinhos

Diante do fato da poda dos plátanos, localizados na rua Dom José Baréa, entorno do Parque dos Macaquinhos, em Caxias do Sul, os vereadores aprovaram, por unanimidade, na sessão desta quarta-feira (15), o pedido de informações da vereadora Ana Corso/PT. O documento solicita ao Executivo saber, entre outros aspectos, se houve solicitação para a realização de poda e se existe algum estudo técnico relativo à sanidade vegetal dos plátanos.
Os vereadores Renato Nunes/PRB e Rodrigo Beltrão/PT louvaram o pedido de informações. De acordo com os parlamentares, o requerimento ajudará a elucidar de quem é a responsabilidade pela poda das plantas. Mauro Pereira/PMDB informou que a prefeitura tem feito investimentos no replantio de árvores e em obras urbanas.


15/09/2010 18:26
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

terça-feira, 14 de setembro de 2010

CARTÃO POSTAL ESTÁ AMEAÇADO - JORNAL PIONEIRO


Associação de agrônomos solicitou providências à prefeitura, que garante estar agindo para resolver Caxias do Sul – Cartão postal caxiense, os plátanos do Parque dos Macaquinhos estão doentes. O alerta é da Associação dos Engenheiros Agrônomos da Encosta Superior do Nordeste (Aeane), que enviou um documento à prefeitura solicitando providências. Segundo o presidente da entidade e ex-secretário municipal de Planejamento do governo Pepe Vargas (PT), Mauro Cirne, as árvores estão sofrendo ataques de parasitas conhecidos por erva de passarinho, uma espécie de cipó que fixa as raízes nos galhos, além da proliferação de fungos. O município reconhece o problema e garante estar agindo para resolvê-lo.



Na avaliação de Cirne, o mais grave são os fungos, que podem encurtar a vida de plátanos que durariam mais de 100 anos:



– Os fungos estão se disseminando rápido. Pelo menos duas plantas já estão mortas e oito, contaminadas.



Não foram feitos testes, mas o agrônomo diz que podem ser fungos dos gêneros Botryosphaeria ou Fusarium. Os fungos podem causar a morte de ramos ou de árvores de grande porte. As espécies apresentam pequenos buracos no tronco, por onde escorre um líquido escuro.



A erva de passarinho pode ser vista em praticamente todos os plátanos do parque. De acordo com o ex-secretário, eles sofrem com o enfraquecimento e a quebra de galhos. Conforme a erva suga a seiva, ela se desenvolve e faz peso nos galhos.



– O desenvolvimento da erva de passarinho sem controle pode deixar os plátanos com deformações permanentes, principalmente se já forem mais antigos. Há plantas atingidas que têm mais de 60 anos – destaca Cirne.



Existem várias espécies de erva de passarinho. Duas podem ser vistas no parque, a de folha miúda e a de folha graúda. O engenheiro explica que o problema do parasita só pode ser resolvido com a poda e a retirada total da erva:



– A graúda é mais fácil de eliminar. Já a pequena, se deixar só um pedacinho ela brota novamente.



Para combater o fungo, o presidente da Aeane esclarece que as árvores mais comprometidas devem ser arrancadas e eliminadas, para não aumentar o nível de contaminação. As que apresentam pequenos sintomas podem ter a casca raspada e a aplicação de um produto que vede os buracos. Outra recomendação é que, no momento que as plantas forem podadas, sejam tomados os cuidados de desinfetar a serra quando passar de uma planta para outra, além de cobrir as áreas cortadas com um produto especial para não deixar a região exposta e vulnerável.



No documento entregue à prefeitura no dia 27 de agosto, a Aeane se coloca à disposição para apoio técnico necessário.



francine.ghiggi@pioneiro.com diego.adami@pioneiro.com



FRANCINE GHIGGI E DIEGO ADAMI







Números

De acordo com a bióloga Tatiane Misturini Fiorio, somente em agosto foram plantadas 1.150 árvores em parques, praças, jardins e passeios públicos da cidade. De janeiro a julho, segundo ela, o total foi de 6,6 mil plantas, todas de espécies nativas da região.



Fungos Botryosphaeria e Fusarium *

- Podem afetar várias espécies de plantas quando estas vegetam em condições de estresse

- Penetram através de feridas

- Progridem para o interior dos tecidos

- Produzem toxinas e tiloses (células irregulares) nos vasos

- Podem matar ramos ou árvores de grandes dimensões

Erva do passarinho (Struthanthus flexicaulis) **

- É um vegetal parasita que possui inúmeras espécies

- Ela é transmitida de uma árvore a outra através do excremento dos passarinhos, que se alimentam da semente da planta e fabricam suco gástrico que favorece a germinação

- A erva emite raízes especiais que penetram no caule e nos ramos da planta hospedeira, sugam a seiva e causam degeneração

- De acordo com a Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná (Fupef), o tempo de vida da árvore, após a contaminação, depende de sua espécie, da qualidade do solo e de seu nível de estresse, que está ligado a danos na calçada próxima ao local onde esteja fixada e ao nível de poluição do ar no lugar onde vive

- O combate é feito única e exclusivamente através da poda, que deve ser feita preferencialmente durante o inverno, pois as folhas das árvores secam e a praga fica mais visível

Fonte: * Fonte: Relatório do Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa **Fonte: www.floresta.ufpr.br

A DOM JOSÉ BAREA ERA ASSIM

AGORA, ESTÁ ASSIM....

Audiência pública desta sexta-feira pedirá apoio à Musicoterapia

Objetivo é criar cargo efetivo de musicoterapeuta no município

Nesta sexta-feira (17/09), às 14h, no Plenário da Câmara Municipal, será realizada audiência pública para tratar da Musicoterapia, área que busca recuperar pacientes a partir da música. A presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, vereadora Ana Corso, antecipa que o debate visará a sensibilizar o Executivo a abrir concurso para a contratação efetiva de musicoterapeutas.

A música é um instrumento de reabilitação para o convívio social. Ela ajuda, por exemplo, a recuperar pacientes com problemas como o de drogas, inclusive, estimulando o interesse por instrumentos musicais, destacou. Segundo Ana, está no final o contrato da empresa prestadora desse serviço ao município.

Participarão da mesa de debates, entre outras autoridades no assunto, os musicoterapeutas Jesús Herrera Becerra e Chiara Lorenzetti Herrera, da Associação de Musicoterapia do Rio Grande do Sul; Alan Fraga Schorr e Maurício Luís Pezzi, profissionais do Instituto Superior de Música São Leopoldo; a psicóloga Tânia Rocha; representantes da Secretaria Municipal de Saúde.


13/09/2010 17:59
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

PODA DOS PLÁTANOS ATROPELOU A LEI - JORNAL PIONEIRO

Uma lei municipal foi atropelada pela poda dos plátanos da Rua Dom José Baréa: a Lei 6.755, de 24 de outubro de 2007, de autoria de Alaor Oliveira (PMDB). Ele conta que teve a ideia de um projeto de lei quando viu uma foto “muito bonita” em uma viagem que fez a Buenos Aires.


Ao conferir, constatou surpreso que era a imagem dos plátanos do Parque dos Macaquinhos.

A lei “constitui como túnel verde a aleia de plátanos (foto acima) que ladeia os lados oeste e sul (do Macaquinhos), nas ruas Dr. Montaury e Dom José Baréa”.

Em seu segundo artigo, a lei é categórica: “O manejo deverá considerar a manutenção das características arbóreas do local através da espécie já existente”, no caso, os plátanos.

– Fiquei decepcionadíssimo – lamenta Alaor.

O manejo não considerou a lei. É ruim e grave.


CIRO FABRES

NOTA DA ASSOCIAÇÃO DE AGRONÔMOS

A Associação dos Engenheiros Agrônomos da Encosta Superior do Nordeste (AEANE) manifesta-se por meio de nota sobre a poda dos plátanos do Parque dos Macaquinhos na Rua Dom José Barea. O blog selecionou a seu critério os principais tópicos da nota, publicados a seguir, a partir da ligação com a polêmica:


“1. A poda realizada pela prefeitura não cumpre os parâmetros técnicos agronômicos recomendados por: ter realizado a poda e deixado nas plantas pedaços de ramos, deixando de fazer os cortes próximo ao tronco, como é o recomendado; não ter passado uma substância nos cortes efetuados, visando a impedir a entrada de patógenos, como fungos, nas plantas podadas; a poda foi feita com os mesmos equipamentos tanto para plantas sadias como para s plantas com sintomas de doença, colocando em risco arvores antigas.”

“2. A poda realizada não tem nada de profilática ou fitossanitária, pois cortou todos e somente os ramos que estavam sobre a rua.”

“3. Quanto à poda para a retirada das ervas de passarinho, implica somente a retirada de pequenos ramos e, em alguns casos, somente a retirada do parasita, nada tendo a ver com o que foi feito.”

“4. A solução para evitar o alastramento da doença seria retirar e queimar as plantas com ataques severos.”

“6. A intervenção feita nos plátanos pela Prefeitura nada tem a ver com solicitação feita na correspondência enviada pela Associação dos Agrônomos para a solução de ataque de doenças fúngicas e dos parasitas vegetais (erva de passarinho).”

“7. A AEANE continua a colocar-se a disposição para tecnicamente ajudar na solução das alamedas de Plátanos e outras árvores do Parque dos Macaquinhos, pois é um patrimonio histórico natural da cidade, um ponto de referência e cartão postal que, no outono, cria uma marca na população de Caxias do Sul.”

“8. Por outro lado, qualquer intervenção de ordem fitossanitária nas plantas atacadas não pode ser dissociada dos aspectos de sua importância paisagística por constituírem-se o principal elemento de uma paisagem considerada notável.”

Mauro Miguel dos Santos Cirne, engenheiro agrônomo, presidente da AEANE

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

MUTILARAM OS PLÁTANOS DA RUA DOM JOSÉ BAREA JUNTO AO PARQUE DOS MACAQUINHOS


Vereadora Ana Corso entra com pedido de informações para saber quem autorizou o corte dos galhos dos plátanos na rua Dom José Barea, no bairro Exposição.

Vereadora quer saber se houve licença para o corte. A Prefeitura Municipal patrocinou veradadeiro assassinato de um dos mais bonitos cartões postais da cidade, o túnel verde, que já não existe mais, foi mutilado. 

VISITA AOS PAVILHÕES - SEMANA FARROUPILHA