quinta-feira, 31 de maio de 2012

Faltam mulheres na disputa eleitoral


31/05/2012

Partidos enfrentam dificudades para cumprir a cota de gênero e indicar, no mínimo, 30% de representantes do sexo feminino

Foto: Gabriel Lain
JULIANA BEVILAQUA
juliana.bevilaqua@folhadecaxias.com.br
Previstos na Constituição Federal, os princípios de pluralismo político e igualdade estão presentes nas eleições desde 1997, quando as cotas de gênero se tornaram lei. São elas que garantem a participação de homens e mulheres na disputa eleitoral. No entanto, grande parte das siglas tem dificuldade para compor as nominatas de candidatos ao Legislativo respeitando as cotas mínimas de 30% e máxima de 70% para cada gênero.
 
Com duas representantes na Câmara de Vereadores, Ana Corso e Denise Pessôa, o PT encontra obstáculos para lançar, no pleito deste ano, o mínimo estipulado pela legislação. A previsão, conforme o presidente do diretório municipal, Alfredo Tatto, é de sete a nove candidatas. “As mulheres não se colocam à disposição, talvez por medo de não dar conta. Teríamos mulheres com muito mais potencial de concorrer do que alguns homens. Mas em função da casa, do trabalho, não vão”, lamenta o petista.
 
A dupla jornada, que se transformaria em tripla no caso de uma candidatura, é apontada também pelo presidente municipal do PCdoB, Sílvio Frasson, como impeditivo para algumas mulheres. Segundo ele, há muitas militantes comunistas, no entanto, poucas dispostas a encarar o desafio. O número de candidatas da sigla em Caxias deve ficar entre seis e sete. 

“É normal a dificuldade em ter mulheres. Acredito que é pela história. O homem era quem participava. E tem mulheres que não querem mesmo participar porque têm as coisas da casa, que ela acaba absorvendo”, acredita Edson Mano, presidente do PR e secretário municipal de Recursos Humanos e Logística. “A campanha é desgastante, são quatros meses de dedicação”, completa o presidente do PTdoB, Marcelo Buffon.
 
Em alguns casos, a falta de apoio da família também pesa. Mesmo disposta a concorrer, a mulher abre mão por causa do marido e dos filhos. Presidente do PSC, o pastor Anivaldo Zancanaro conta que enfrentou dificuldades para compor a chapa pura com 24 homens e 11 mulheres.  
“Tem marido ciumento. A política exige muito, são muitos compromissos e, às vezes, eles não querem ficar longe das mulheres. Às vezes, elas até têm desejo de participar, mas acabam desistindo em função disso”, observa Zancanaro. 
 
Fugindo à regra - Enquanto alguns trabalham no limite mínimo, outros partidos respiram aliviados. O PDT, por exemplo, já tem 12 pré-candidatas. Em 2008, o partido lançou apenas uma.

“A gente faz um trabalho há bastante tempo, temos o departamento feminino bem estruturado”, justifica o presidente do PDT, Edson Néspolo, também chefe de Gabinete da prefeitura e secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade.
 
Dos 15 pré-candidatos do PRB, oito são mulheres. No PTB serão 11, e no PSB, oito. No PP, a expectativa é de 11 candidatas.

“Acho que tem melhorado nos últimos anos, tivemos Yeda Crusius como governadora, agora a presidente Dilma, a senadora Ana Amélia (Lemos, PP) e a deputada Manuela (D’Ávila, PCdoB)”, cita o presidente do Progressista municipal, Guila Sebben.
 
Mas exceção mesmo é o DEM, com 16 pré-candidatas. A explicação, segundo o presidente da sigla, Odir Ferronatto, é o fato de o partido não ter nenhum grande figurão, o que, supostamente, ampliaria a possibilidade de vitória:

“Elas entraram no DEM porque enxergam no partido a chance de vencer. Nos outros partidos, todos os nomes de homens são fortes e é mais difícil conquistar espaço”.
 
O PMDB, com a presidente da Câmara, Geni Peteffi, como representante, ainda não tem o total de pré-candidatas. “Vamos ter várias mulheres, mas não sei quantas. Cada dia surge alguém colocando o nome à disposição. Historicamente, o PMDB sempre cumpriu a cota. O PMDB Mulher tem muitos destaques”, ressalta o coordenador regional da sigla, Antonio Feldmann.
 
O não cumprimento dos percentuais de 30% e 70% previstos pela legislação gera, automaticamente, a devolução do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP), conforme resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
“Lugar de mulher é também na política”
Para a cientista política Cibele Cheron, a dificuldade encontrada por alguns partidos para cumprir a cota pode residir na falta de tradição de participação feminina, o que resulta, consequentemente, no baixo número de mulheres nas instâncias de poder. Criadas para o espaço privado, ou seja, doméstico, elas acabam deixando de se expor.

“Trazê-las para o (espaço) público é um desafio, para que elas entendam que lugar de mulher é também na política e não só atrás do fogão”, opina.
 
Cibele, também pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Mulher e Gênero da Ufrgs, alerta para as candidaturas-laranja. Segundo ela, para garantir a cota, muitos partidos lançam mulheres sem ligação alguma com a política, o que não representa avanço na participação feminina.
 
A especialista também provoca as mulheres que, apesar da militância política e social, preferem não estar na linha de frente. A timidez, desculpa de algumas, pode ser resultado da formação.

“Sou tímida ou sou educada para ser tímida? Não são características construídas culturalmente?”, questiona Cibele.

Números*

PT: Estimativa de sete a nove candidatas
PDT: Tem 12 pré-candidatas
PMDB: Não há, ainda, estimativa de candidaturas femininas 
PCdoB: Tem cerca de sete pré-candidatas
DEM: Tem 16 pré-candidatas
PSDB: Tem cinco pré-candidatas
PSB: Tem oito pré-candidatas
PP: Perspectiva de 11 pré-candidatas
PTB: Tem 11 pré-candidatas
PR: Não há, ainda, estimativa de candidaturas femininas
PSC: Tem 11 pré-candidatas 
PV: Não terá candidatos a vereador
PPS: Tem diversas pré-candidatas, mas prefere não divulgar antes de definir a coligação na proporcional
PRB: Tem oito pré-candidatas 
PTdoB: Não há, ainda, estimativa de candidaturas femininas
PHS: Tem duas pré-candidatas
PRTB: Não há previsão de candidaturas femininas
PRP: Tem uma pré-candidata

* PSOL, PMN, PTC e PSL não foram localizados pela reportagem.

quarta-feira, 30 de maio de 2012


Vereadoras querem informações sobre uso de máquinas públicas em obra particular 


As petistas Ana Corso e Denise Pessôa receberam denúncias a respeito da atuação de funcionários públicos e de máquinas do município em uma obra particular. Os trabalhos no terreno localizado na esquina das ruas Dr. José Aluísio Brugger e Amazonas, no bairro Jardim América, foram interditados após a morte de Inédio Mendes, 32 anos.

O operário manuseava explosivos dentro de uma retroescavadeira, e o artefato explodiu, provocando a morte. Logo após o incidente, a obra foi embargada pelo Ministério do Trabalho em conjunto com o Exército, e ainda na tarde da sexta (25), servidores do município foram vistos no terreno.

O município, inclusive, encaminhou nota de esclarecimento à imprensa sobre o assunto na terça-feira (29). No entanto, as vereadoras querem informações específicas sobre a questão. A petista Ana Corso questiona por que o poder público foi até o local, se a responsabilidade pela detonação ou desarme dos explosivos é da empresa Perfurações, Detonações e Terraplanagem Mendes.

 Ela ressalta que mesmo com o acidente, a empresa é qualificada para atuar neste tipo de trabalho, e, portanto, não há porque o município encaminhar funcionários e maquinário ao terreno.

“Esse tipo de detonação é muito comum nas obras realizadas no nosso município. Em qualquer empreendimento, uma vez que tenha


 rochas, enfim, é utilizado detonação. E essa empresa tem essa condição, tanto que estava realizando a obra. Houve esse acidente trágico, mas cabe à empresa fazer esse desarme dos explosivos”, destacou a vereadora.
Procurado pela reportagem da Rádio Caxias, o secretário de Obras, Norberto Soletti, afirmou que quem trata do assunto é o procurador do município. Lauri Romário Silva, por sua vez, esclareceu que o terreno está localizado nas proximidades de uma escola de ensino fundamental e de um posto de combustível, por isso, foi prudente utilizar técnicos e equipamentos do município.

Ele frisa que a possibilidade de uma tragédia fez com que a prefeitura decidisse atuar no local, e garantir, assim a integridade física dos moradores e empreiteiros que atuavam na obra.

“Presente a uma situação de urgência, onde existiam ainda uma série de artefatos armados no pátio de uma construção particular, com uma escola e um posto de gasolina nas proximidades, para o município não houve alternativa de não deslocar o seu pessoal, para a manutenção da segurança pública como um todo”, declarou o procurador.

Como se trata de obra privada, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos está fazendo o levantamento das despesas da operação. De acordo com o procurador, os recursos deverão ser ressarcidos a prefeitura pelo proprietário da obra.


RÁDIO CAXIAS
Departamento de Jornalismo


30/05/2012
SEGURANÇA

EXPLOSÕES PREVENTIVAS


Caxias do Sul – A morte de um homem, na última sexta-feira, deixou em alerta quem trabalha com detonações em obras. O emprego de explosivos requer autorização formal do Exército, e só pode ser executado por profissional treinado, o chama do blaster. A causa exata da explosão que matou Inédio Mendes, 31 anos, ainda está sendo apurada. Segundo o gerente regional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Vanius Corte, Mendes manuseava explosivos sentado dentro de uma retroescavadeira.


Os artefatos manuseados por Mendes não eram dinamite, conforme chegou-se a suspeitar. Os explosivos serviriam para quebrar grandes pedras numa obra da esquina das ruas Dr. José Aluisio Brugger e Amazonas, no bairro Jardim América.


– Os explosivos comercializados hoje têm qualidade muito boa, acho pouco provável que a explosão seja fruto de uma ligação telefônica. A primeira coisa que penso é que ocorreu algum impacto, pode ser até uma batida simples – acredita o capitão Wilson Tauil Júnior, chefe da Seção de Fiscalização de Produtos Controlados do Exército em Caxias,


Ontem foram detonados os explosivos enterrados no terreno. A ação preventiva foi executada por funcionários da prefeitura, acompanhados por homens do Exército, representantes da empreiteira, do MTE e bombeiros.


Segundo Vanius Corte, a empresa responsável pela obra, a Perfurações, Detonações e Terraplanagem Mendes, ainda precisa apresentar autorização para o uso dos detonadores, a habilitação do funcionário morto como blaster e o projeto que comprove a quantidade e o tipo de explosivos, além da duração da obra.


A documentação deve ser entregue no final da manhã de hoje. A obra está embargada até a apresentação dos documentos.


terça-feira, 29 de maio de 2012


MÁQUINAS E HOMENS DA PREFEITURA MUNICIPAL FORAM VISTOS EM OBRA PARTICULAR

Vereadoras Ana Corso/PT e Denise Pessôa/PT entram com Pedido de Informações sobre a utilizaçao de máquinas e servidores municipais em obra particular ocorrida nesta manhã (29/05) em um terreno localizado na esquina das ruas Dr.José Aluísio Brugger e Amazonas, no bairro Jardim América.


A obra foi palco de tragédia na sexta-ferira passada (26/05) quando um operário morreu após a detonação de explosivos, ele estava sentado dentro da retroescavadeira, manuseando os explosivos.


O operário  trabalhava na empresa do pai, a Perfurações, Detonações e Terraplanagem Mendes. A obra foi embargada pelo Ministério do Trabalho e o caso deverá ser investigado pela Polícia Civil.


Os proprietários deverão entregar ao MTE a documentação que comprova a permissão para uso de explosivos, emitida pelo exército.

As vereadoras querem explicações da Prefeitura Municipal sobre quem autorizou o serviço na referida obra e por quê.

O requerimento será protocolado nesta quarta-feira (30/05).

ANA CORSO/PT PROPÔS HOMENAGEM QUE FOI APROVADA EM PLENÁRIO


Corina Libera Pivotto Meletti será Cidadã Caxiense


O movimento para que a reconhecida protetora de animais no município, Corina Libera Pivotto Meletti, receba o título de Cidadã Caxiense, na Câmara Municipal, culminou com a aprovação da homenagem, na sessão ordinária desta terça-feira (29).

 A vereadora Ana Corso/PT foi a proponente do projeto, que distingue a fundadora da Sociedade Amigos dos Animais (Soama). O prêmio será entregue em sessão solene, no Legislativo caxiense.

Ana concedeu destaque ao histórico da defensora de animais. Seguindo a mesma linha, o vereador Vinicius Ribeiro/PDT reiterou que Corina, juntamente com outras mulheres, auxiliou a desenvolver uma política específica para animais, no município. Para ele, esse empenho melhorou a qualidade de vida em Caxias do Sul.

De acordo com o documento, Corina nasceu no interior de Flores da Cunha/RS, em 14 de setembro de 1938. Aos 17 anos, veio a Caxias do Sul, onde conheceu o esposo Adelci Meletti e teve os filhos Felipe Augusto Meletti e Denise Luciana Meletti Carnizella. Na cidade, a defensora dos animais trabalhou no laboratório Basa e na empresa Kalil Sehbe, de 1957 até 1970. Após esse período, desempenhou a função de costureira, até sua aposentadoria em 1992.

Corina foi nomeada presidente da Associação Riograndense de Proteção aos Animais (ARPA), em 27 de agosto de 1997. No mesmo ano, ela obteve a cedência de uma chácara por parte da prefeitura municipal de Caxias do Sul, para a construção de cabanas para os animais recolhidos. Um ano depois, Corina fundou a Soama, recebendo ajuda financeira do município, para a manutenção dos animais e da chácara. Durante o período, em que esteve na entidade auxiliou a realizar castrações e adoções.

Em 2003, a protetora deixou a Soama, para fundar a Organização Não Governamental SOS, almejando proteger,cuidar e tratar os animais. O texto relata que em 28 de fevereiro de 2008, Corina criou a entidade SOS Animal, Proteção e Castração para dar continuidade a sua vocação de proteger animais.




Assessoria Câmara Municipal de Vereadores
29/05/2012         20:30hs

Ana Corso/PT comemora a criação da Coordenadoria de Acessibilidade


Foto: Letícia

A vereadora acredita que a iniciativa será determinante para o bem-estar das PCDs

A implantação da Coordenadoria de Acessibilidade, por meio de projeto do Executivo Municipal, foi comemorada pelos vereadores, na sessão ordinária desta terça-feira (29). A vereadora Ana Corso/PT destacou a importância do órgão, que será responsável por acompanhar, avaliar e fomentar planos, projetos e programas voltados ao desenvolvimento social, educacional e lazer das pessoas com deficiência (PCDs), dentre outras atribuições.


Para a petista, é fundamental que o coordenador, que será escolhido pelo prefeito municipal, tenha ligação direta com as PCDs, a fim de que possam desenvolver as atividades inerentes à função, com pleno conhecimento na área.


Ana ressaltou que as pessoas com deficiência sofrem dificuldades na inclusão social, como o ingresso em escolas, por exemplo. Conforme ela, o passe livre dos deficientes deverá pautar futuros debates.


A Câmara Municipal de Caxias do Sul, segundo Ana Corso/PT, é referência na questão da acessibilidade. No que ela destacou a relevância do então presidente da Casa em 2010, o ex-vereador Harty Moisés Paese/PDT, que esteve à frente das adaptações. O vereador Alaor de Oliveira/PMDB lembrou que a TV Câmara transmite as sessões em Língua Brasileira de Sinais (Libras), projeto de sua autoria, implantado, também, na gestão de Paese.


O vereador Mauro Pereira/PMDB referiu que há muita falta de respeito com as pessoas com deficiência e que o município precisa desenvolver ações como essa, que visam a mudanças positivas para a comunidade.


Para o vereador Edson da Rosa/PMDB, as questões vinculadas à inclusão são, ainda, muito recentes. Ele julga que as próprias pessoas com deficiência deveriam avaliar as obras de acessibilidade.


29/05/2012 21:04
Assessoria de ComunicaçãoCâmara de Vereadores de Caxias do Sul


Vereadora sugere conselho para discutir políticas públicas e controle populacional de cães e gatos  




A vereadora Ana Corso (PT) sugere a criação de um conselho municipal de planejamento populacional e proteção dos animais (COMUPPA) em Caxias do Sul. O órgão seria responsável por políticas de  proteção e controle populacional de cães e gatos.

De acordo com a vereadora Ana Corso (PT), a principal finalidade do conselho seria auxiliar a administração municipal na orientação, planejamento e desenvolvimento de uma política eficaz de proteção, planejamento e controle populacional de animais domésticos.

O órgão, formado por pessoas responsáveis, como veterinários e professores, seria um espaço para discutir o assunto, uma vez que, segundo a vereadora, um casal de animais pode originar, em nove anos, supondo a ocorrência de duas crias por ano, com dois a oito filhotes por cria, algo em torno de 14 mil filhotes.

Ela argumenta ainda que o ideal é conscientizar a população sobre essa problemática, por meio de palestras, debates e distribuição de panfletos, no sentido de incentivar a posse responsável e penalizando quem abandona animais nas ruas. Ela garante que criar outros locais como a Soama para receber animais não é a solução mais acertada.

“A gente tem que trabalhar para conscientizar da posse responsável e fazer com que haja penalização para aqueles donos que largam seus cães na rua. Estamos avançando, entendemos que através do conselho podemos discutir todas essas questões”, ressaltou a vereadora.

A proposta da criação do conselho municipal de planejamento populacional e proteção dos animais já tramita pelas comissões da Câmara Municipal e deve ser apreciada pelos parlamentares em breve.


RÁDIO CAXIAS
Departamento de Jornalismo

BOM DIA - CIRO FABRES


Animais

A vereadora Ana Corso (PT) está propondo a criação de um conselho de planejamento populacional e proteção aos animais, o Comuppa. O órgão seria de cooperação governamental.
JORNAL PIONEIRO 29/05/2012

segunda-feira, 28 de maio de 2012


26/05/2012 | N° 11384

SOCIEDADE | JOÃO PULITA


  • Diário aberto

Apesar da pouca idade, Isadora Corso Vargas, 22 anos, e Gabriela Corso Vargas, 17, já demonstram maturidade e conhecimento político invejáveis. Não é para menos. Filhas da vereadora Ana Corso e do ministro do Desenvolvimento Agrário e ex-prefeito de Caxias do Sul Pepe Vargas, elas revelam que precisam driblar inúmeras saias-justas, situações e cobranças por conta do sobrenome que carregam. Em meio a tudo isso, porém, acreditam levar uma vida normal em família e no cotidiano pessoal e profissional.

Isadora, que se gradua em Nutrição no final do ano, divide o tempo entre a monografia e o estágio no Hospital Pompéia. Não dispensa uma balada, vai do som eletrônico ao pagode e adora estar na companhia dos amigos. Gabriela tem se dedicado aos estudos do 2º ano do Ensino Médio e ao cursinho pré-vestibular, pensando na faculdade de Medicina com especialização em Obstetrícia. Nas horas vagas, gosta de ler e curtir o namorado, Bruno André de Lima, 20. Na música, contempla o hip hop, o pop rock e o reggae.

Sobre quem é a mais apegada a quem, Isadora faz referência à mãe, Ana, enquanto Gabriela diz ter muita sintonia com o pai. Aliás, para compensar o tempo de ausência de Pepe e Ana, os momentos em família são especiais, programados com viagens, almoços e encontros constantes.

– Nossa vida familiar não é diferente só porque nossos pais são políticos – ressalta Isadora.

  • Na política

  • Isadora e Gabriela nasceram em berço político e cresceram em meio a comícios, mas não pensam em seguir a carreira política. De qualquer forma, ao optar pela área da saúde, as caxienses seguem os passos do pai, também médico. Para o campo da política, só restou o apoio das meninas enquanto cidadãs. Isadora é filiada ao PT. Gabriela, em breve, fará o mesmo.

    Pergunta: Que momento consideram mais marcante na carreira política dos pais?

    Isadora:
    Quando minha mãe se elegeu deputada federal pela suplência, em 2001. Do meu pai, quando se reelegeu prefeito de Caxias, em 2000, e recentemente quando foi nomeado ministro do Desenvolvimento Agrário.

    Gabriela: Quando meu pai não foi eleito prefeito de Caxias em 2008. Foi muito triste.

    Vocês pensam em investir na carreira política?

    Isadora:
    Não. É uma profissão muito difícil e estressante. Mas apoio a causa do partido do qual sou filiada, porque acredito em uma política social mais justa e igualitária.

    Gabriela: Também não, mas penso que os jovens deveriam se interessar mais pela política. Pelo menos conhecer e entender do que se trata, para depois dizer que não gostam do assunto.

    Uma personalidade política:

    Isadora:
    A presidente Dilma Rousseff, por sua história.

    Gabriela: O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, também pela sua trajetória.


  •  COMENTÁRIOS

CLAUDETE BONALUME
Parabéns Ana e Pepe! 
Grande abraço a todos vcs!!
Claudete

RACHEL MARQUES

Ana você tem motivos de sobra para "corujar" suas filhas. Parabéns são lindas e inteligentes!
Bjos Rachel

ROSELAINE FRIGERI
Parabéns!!! Muito legal a matéria! Lemos sábado à noite. A Marilde e a Teca estavam lá em casa e também adoraram!!Grande beijo. Rose.

Roselaine Frigeri 
Advogada OAB/RS 21.721 
Fone (54) 84052781 

VERUSCA PRESTES
Oi, Ana!!

Parabéns pelas meninas e pela bela reportagem! 
Tenho certeza que vocês estão muito orgulhosos, assim como elas são por terem essa família! 
A política está no sangue, mesmo que as vezes a gente queira negar (eu já passei por isso rsrsrsr), com certeza daqui alguns anos, de uma forma ou outra, não necessariamente como !linha de frente, como vocês, elas estarão lutando pelo mundo que sempre sonhamos!!

Beijo
Verusca

RICARDO BARAZZETTI

Olá Ana

Muito legal a reportagem com a Isadora e a Gabriela, bola dentro.

Abraços
Em 28 de maio de 2012 10:58, lhiotti <lhiotti@uol.com.br> escreveu:
Ana e Pepe,
Parabéns pelas filhas!
um abraço,
Luiza


Em 28/05/2012 10:41, Vânia Damin < vaniadamin@gmail.com > escreveu:

Oi, Ana,

Que lindas estão as meninas!!!

Bah, que saudades dos tempos de Caxias.

Saudades de ti!

Grande beijo

Vânia

sexta-feira, 25 de maio de 2012


Ana  Corso sugere a criação de conselho de planejamento e proteção aos animais

 

O órgão seria responsável por políticas de controle populacional de cães e gatos

 



Foto: Leticia Rossetti
O conselho municipal de planejamento populacional e proteção dos animais (COMUPPA) pode ser criado em Caxias do Sul. A proposta, que partiu da vereadora Ana Corso/PT, já tramita pelas comissões da Câmara Municipal e deve ser apreciada em breve, pelos parlamentares.

O conselho, como propõe Ana, seria um órgão de cooperação governamental, com a principal finalidade de auxiliar a administração municipal na orientação, planejamento e desenvolvimento de uma política eficaz de proteção, planejamento e controle populacional de animais de grande e porte.

Seria de responsabilidade do COMUPPA a elaboração de campanhas educativas e programas de conscientização, junto à população, quanto à questão da posse responsável de animais, por meio de palestras, debates e distribuição de panfletos. Além de acompanhar e fiscalizar o cumprimento da legislação que ampara e disciplina questões incidentes sobre os animais, também se responsabilizaria por desenvolver um cronograma anual de atividades, selecionar clínicas veterinárias e profissionais para participar de campanhas de vacinação e esterilização.

As atribuições incluem, ainda, cuidar da estruturação e da formação de agentes voluntários nos bairros, para orientação e acompanhamento acerca da posse responsável de animais domésticos, organizar campanhas de esterilização e vacinação anti-rábica, etc.

A vereadora lembra que, na cidade, existe uma grande quantidade de animais, em especial cães e gato. Muitos desses animais, conforme ela, são abandonados por seus proprietários e se deslocam, sem destino, pelas vias públicas, parques e praças do município.

Ana comenta, ainda, que estudiosos elaboraram uma estatística. Aponta que um só casal de animais pode originar, em nove anos, supondo a ocorrência de duas crias por ano, com dois a oito filhotes por cria, algo em torno de 14 mil filhotes. A superpopulação e abandono de animais, juntos, preocupam e trazem grandes prejuízos para a sociedade e os próprios animais, destaca.

Se aprovada a proposta, o conselho deve ser formado pelos secretários municipais da Saúde, Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano, Obras e Serviços Públicos e Agricultura, além de representantes do Serviço de Vigilância Ambiental, Vigilância Sanitária, setor de Educação Ambiental, do setor de fiscalização da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Urbano, da Secretaria de Planejamento, Secretaria Governo e da Procuradoria Geral do Município. Além desses, integrariam o conselho doze membros sem vinculação com o Executivo Municipal.
25/05/2012 19:31
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

PT anuncia aliança com o PV para eleições municipais

Foto: Gabriel Lain

O PT divulgou na manhã desta sexta-feira (25) a participação do PV na aliança que disputa a eleição municipal em outubro. A negociação entre os partidos se iniciou a partir da troca da direção do Partido Verde em Caxias do sul. Com os novos diretores, o diálogo entre as duas siglas ficou mais próximo.
Conforme o presidente do PT, Alfredo Tatto, as conversas se iniciaram em nível estadual, o que acabou na aliança. Tatto diz que o PT enfrentava dificuldade em negociar com o partido, o que mudou após a troca da direção do PV.
O presidente municipal do PT destacou ainda que o objetivo da coligação é administrar para toda a cidadania com um olhar afinado com os setores sociais que mais precisam da prefeitura. Tatto não fixou prazos, mas afirmou que novos partidos estarão na coligação encabeçada pela pré-candidata Marisa Formolo. 

Departamento de Jornalismo

JORNAL PIONEIRO - COLUNA MIRANTE


Visita à penitenciária

Liderados pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança, Renato Nunes (PRB), nove vereadores visitaram ontem a Penitenciária Industrial de Caxias do Sul, que abriga 564 presos em regime fechado. O diretor Antônio Severo mostrou as obras do complexo educacional, que será inaugurado em junho e terá biblioteca, salas de aula, de informática e dos professores.

Ana Corso (PT) colheu demandas com os presidiários. As principais são medicamentos e roupas para o inverno.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

50 ANOS DA ACADEMIA CAXIENSE DE LETRAS


Academia Caxiense de Letras é homenageada no Legislativo

Solenidade celebrou o meio século de fundação da entidade




Foto: Calebe De Boni



Os 50 anos da Academia Caxiense de Letras foram comemorados no plenário da Câmara Municipal, em solenidade, na noite desta quinta-feira (24). 

O evento contou com a participação do músico Osmar Ferreira, do tenor Giovani Marchezetti e do Coral Municipal de Caxias do Sul, regido pela maestrina Cibele Tedesco.


O vereador Rodrigo Beltrão/PT, proponente da homenagem junto aos também petistas Ana Corso, Denise Pessôa, Guiovane Maria, Marcos Daneluz e ao republicano Renato Nunes, falou em nome da Casa, na solenidade. Sob o lema cultura, facho inextinguível, a entidade foi fundada em 1962, depois de ser adiada por diversas vezes, conforme relatou Beltrão. Ele destacou a forma ativa da academia trabalhar pela promoção da cultura literária caxiense e parabenizou os antigos presidentes da entidade.


A presidente da Academia Caxiense de Letras, Marilene Caon Pieruccini, e o acadêmico Leandro Angonese, idealizador do Prêmio Etnias, receberam uma placa dos vereadores em homenagem às bodas de ouro da entidade. Marilene comemorou que, no final deste ano, pela primeira vez, as 40 cadeiras da academia serão ocupadas. Destacou, ainda, o trabalho e dedicação de cada um dos acadêmicos.


A deputada estadual, Marisa Formolo, e o secretário municipal da Cultura, Antônio Feldmann, saudaram os homenageados e discursaram em prol da cultura e do trabalho da entidade.



24/05/2012 21:35
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

Visita à Penitenciária Industrial gera debate em plenário

Os vereadores ressaltaram o trabalho de ressocialização de detentos


A visita de vereadores à Penitenciária Industrial de Caxias do Sul (PICS), na tarde desta quinta-feira (24), gerou debate em plenário. Na sessão ordinária de hoje, o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança, foi o primeiro a ocupar a tribuna. Ressaltou o processo de ressocialização de apenados, por meio de trabalhos e cursos profissionalizantes. Segundo ele, as ações já abrangem 30% dos presos e deverá aumentar para 60% até o final do ano. Atualmente, 564 presos em regime fechado.


Nunes lamentou, porém, a falta de medicamentos, colchões. Para ele, a superlotação continua sendo um problema. Atentou que Caxias apresenta um índice de 65% de reincidência de presos no crime, após o cumprimento de pena.


A vereadora Ana Corso/PT informou que chega a ocorrer a presença de até 15 pessoas por cela. Mas, também, concordou que o incentivo à profissionalização ajude a prevenir a reincidência no crime. Citou que alguns apenas estão cursando metrologia. Fez um apelo para que sejam arrecadados medicamentos e roupas de inverno para os detentos.


Outros vereadores se manifestaram. Gustavo Toigo/PDT salientou a dificuldade de se gerenciar presídios. Aproveitou para elogiar a atuação do diretor da PICS, Antônio Severo, e a limpeza do interior da penitenciária. Edson da Rosa/PMDB concordou com o pedetista. Para Denise Pessôa/PT, o estímulo ao trabalho melhora a vida dos presos.


24/05/2012 20:34
Assessoria de ComunicaçãoCâmara de Vereadores de Caxias do Sul

COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS VISITA PICS


Vereadores conhecem o novo complexo educacional da PICS

Segunda-feira, será a vez de visitar a penitenciária regional


Foto: Calebe De Boni


A situação da Penitenciária Industrial de Caxias do Sul (PICS) foi verificada por nove vereadores, durante visita, realizada na tarde desta quinta-feira (24/05). A Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança (CDHCS), presidida pelo vereador Renato Nunes/PRB, liderou a vista. O diretor da penitenciária, Antônio Severo, guiou os parlamentares pelas construções do novo complexo educacional, que será inaugurado em junho, no interior da instituição.

Nunes adiantou que a comissão irá se reunir nos próximos dias para debater as demandas, colhidas com os presidiários. Nesta segunda-feira, a CDHCS realizará visita à Penitenciária Regional de Caxias do Sul (PERCS).
O presidente da Comissão de Direitos Humanos também saudou o investimento no ensino, que comportará biblioteca, salas de aula, informática e dos professores. Reiterou que a situação da PICS teve significativa melhoria nos últimos anos. Ele acredita que a ressocialização dos presos, através de ensino e do trabalho dentro do local, deve ser priorizada. Lamentou que Caxias tenha um índice de 65% de reincidência de presos no crime, após o cumprimento de pena.

A vereadora Ana Corso/PT colheu demandas com os presidiários, durante a visita. Relatou que as principais solicitações ficaram por conta de medicamentos e roupas para o inverno. A petista pretende fazer solicitações à Secretaria da Saúde e mobilizar a sociedade para a doação de roupas.

O diretor comentou que a penitenciária abriga, atualmente, 564 presos em regime fechado, dos quais 173 estão desempenhando atividade dentro do local, em parcerias com empresas privadas ou serviços internos. Severo reconheceu que a PICS lida com excesso de presos. Ele apresentou a nova pintura externa do prédio, a reforma da ala feminina e de salas destinadas ao trabalho manual dos presidiários. Estimou, ainda, que, até o final deste ano, 60% dos apenados desempenhem trabalhos para empresas privadas do município, dentro da penitenciária.

Os vereadores Edson da Rosa/PMDB, Mauro Pereira/PMDB e Renato de Oliveira/PCdoB, que compõem a Comissão de Direitos Humanos, estiveram presentes à verificação. Os parlamentares Denise Pessôa/PT, Gustavo Toigo/PDT, Pedro Incerti/PDT e Marcos Daneluz/PT também prestigiaram a visita.

24/05/2012 17:39
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

VEREADORES VISITAM COMPLEXO EDUCACIONAL DA PENITENCIÁRIA INDUSTRIAL



por  | 24/05/2012 às 19:45

Próxima inspeção será no presídio regional. Veja GALERIA DE FOTOS.
Nove vereadores, liderados pela Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança da Câmara, visitaram a Penitenciária Industrial de Caxias do Sul (Pics) na tarde desta quinta-feira (24). O diretor da Pics, Antônio Severo, guiou os parlamentares pelas construções do novo complexo educacional da instituição, que será inaugurado em junho. A próxima inspeção da comitiva será na Penitenciária Regional de Caxias do Sul (PERCS), na seguda-feira (28)
O presidente da Comissão de Direitos Humanos, Renato Nunes (PRB), saudou o investimento no ensino, que comportará biblioteca, salas de aula, informática e professores. Para Nunes, a situação da Pics teve significativa melhoria nos últimos anos. Ele acredita que, tendo em vista índice de 65% de reincidência de presos no crime após o cumprimento de pena, a ressocialização dos presos, deve ser priorizada.
A vereadora Ana Corso (PT) aproveitou a visita para coletar demandas com os presidiários. Segundo ela, as principais solicitações são de medicamentos e roupas para o inverno. A petista pretende mobilizar a Secretaria da Saúde e a sociedade para a doação de agasalhos.
Os vereadores Edson da Rosa/PMDB, Mauro Pereira/PMDB e Renato de Oliveira/PCdoB, que compõem a Comissão de Direitos Humanos, estiveram presentes à verificação. Os parlamentares Denise Pessôa/PT, Gustavo Toigo/PDT, Pedro Incerti/PDT e Marcos Daneluz/PT também prestigiaram a visita.
O diretor da Pics comentou que a penitenciária abriga, atualmente, 564 presos em regime fechado, dos quais 173 estão desempenhando atividade dentro do local em parcerias com empresas privadas ou serviços internos. Até o final do ano, ele estima que 60% dos apenados participem de atividades semelhantes
Severo também apresentou a nova pintura externa do prédio, a reforma da ala feminina e de salas destinadas ao trabalho manual dos presidiários.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

PROTETORA DOS ANIMAIS SERÁ HOMENAGEADA


Ana Corso indica Corina Libera Pivotto Meletti para Cidadã Caxiense

A iniciativa de homenagem foi apreciada em plenário



Foto: Diego Netto
A proposta para que Corina Libera Pivotto Meletti, reconhecida protetora de animas no município, receba o título de Cidadã Caxiense, do Legislativo Municipal, foi apreciada na sessão ordinária desta terça-feira (22/05). A vereadora Ana Corso/PT sugeriu a homenagem para a fundadora da Sociedade Amigos dos Animais (Soama). O projeto voltará ao plenário nas próximas sessões para segunda discussão e votação.

De acordo com o documento, Corina nasceu no interior de Flores da Cunha/RS, em 14 de setembro de 1938. Aos 17 anos, veio a Caxias do Sul, onde conheceu o esposo Adelci Meletti e teve os filhos Felipe Augusto Meletti e Denise Luciana Meletti Carnizella. Na cidade, a defensora dos animais trabalhou no laboratório Basa e na empresa Kalil Sehbe, de 1957 até 1970. Após esse período, desempenhou a função de costureira, até sua aposentadoria em 1992.

Corina foi nomeada presidente da Associação Riograndense de Proteção aos Animais (ARPA), em 27 de agosto de 1997. No mesmo ano, ela obteve a cedência de uma chácara por parte da prefeitura municipal de Caxias do Sul, para a construção de cabanas para os animais recolhidos. Um ano depois, Corina fundou a Soama, recebendo ajuda financeira do município, para a manutenção dos animais e da chácara. Durante o período, em que esteve na entidade auxiliou a realizar castrações e adoções.

Em 2003, a protetora deixou a Soama, para fundar a Organização Não Governamental SOS, almejando proteger,cuidar e tratar os animais. O texto relata que em 28 de fevereiro de 2008, Corina criou a entidade SOS Animal, Proteção e Castração para dar continuidade a sua vocação de proteger animais.

22/05/2012 20:44
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul S
ul

segunda-feira, 21 de maio de 2012


18/05/2012
Combate à exploração de menores
O senador Paulo Paim lembrou, em seu discurso nesta sexta-feira, que 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes, data escolhida por conta do assassinato, em 1973, de Araceli Cabrera Sanches, aos nove anos de idade.
Entre as ações do governo federal em defesa de crianças e adolescentes, Paim destacou a criação do Disque 100, que recebe denúncias de ameaças, agressões ou abusos contra menores, funcionando em todo território nacional, 24 horas por dia, em todos os dias da semana.
O serviço registrou, de 2005 a 2010, 26 mil casos de exploração sexual de crianças e adolescentes. O maior número de denúncias acontece em Salvador, Rio de Janeiro, Fortaleza, São Paulo e Natal.
– Temos que enfrentar esse problema que é gravíssimo, no Brasil e em todo o mundo. Enfrentar com todas as nossas forças e com todas as possibilidades que o Estado possui, afirmou Paim.
Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

sexta-feira, 18 de maio de 2012

REPORTAGEM RÁDIO CAXIAS


Situação derruba pedido de informação sobre poda de palmeiras imperiais na Júlio de Castilhos




O presidente da Festa da Uva, Gelson Palavro, foi multado em R$ 5.690,00 em abril do ano passado, após ter ordenado a poda de três palmeiras imperiais localizadas na Avenida Júlio de Castilhos. O assunto, no entanto, voltou a repercutir na Câmara de Vereadores na sessão desta quinta (17).
Assim como na ocasião em que o ocorreu a poda, os vereadores da base rejeitaram o pedido de informações da petista Ana Corso referente ao assunto. Ana voltou a abordar o tema, porque que após denúncias de moradores da região, foi até o local, na quarta (16), e constatou que uma das palmeiras morreu após a poda.

Como na ocasião do corte, o então secretário do Meio Ambiente, Adelino Telles, frisou que se as palmeiras não se recuperassem em seis meses, Palavro ainda teria que pagar R$ 11,6 mil e plantar 15 árvores da mesma espécie, a petista tinha a intenção de esclarecer o assunto.

Porém, liderados pelo vereador Alaor de Oliveira (PMDB), que considera bobagem a morte de apenas uma palmeira, a base aliada do Governo Sartori rejeitou o pedido. O líder de governo frisou que o assunto é requentado, e disse que o empresário pagou a multa, e, portanto, o pedido não seria aprovado.

Ana se diz surpresa com a negativa, e considera os argumentos de Alaor desqualificados, já que o peemedebista fala em nome do governo, e para ela, tratou o meio ambiente com tal descaso.

A petista frisa que as palmeiras integram o projeto paisagístico da cidade e, portanto, questiona se há tratamento diferenciado, pelo fato do empresário integrar o executivo caxiense, enquanto os agricultores são autuados, caso cortem uma árvore.

A petista destaca ainda que vai procurar informações junto à prefeitura, já que agora está em vigor a lei da informação. Ela frisa ainda que vai recorrer ao Ministério Público, porque obteve informações com especialistas, que garantem que a palmeira morreu.

O petista Marcos Daneluz tentou argumentar, questionando por que negar um pedido de esclarecimentos, no entanto, não conseguiu demover a situação. Apenas a bancada petista, e os vereadores Daniel Guerra (PSDB) e Renato Nunes (PRB) votaram favoráveis ao pedido.




Departamento de Jornalismo

CIRO FABRES - JORNAL PIONEIRO

Falta o atestado

Parecer fitossanitário da Secretaria do Meio Ambiente sobre a situação da palmeira da Avenida Júlio, no bairro Lourdes, que deixou de florescer após ser podada em 2011, ainda não está formalizado. A poda foi iniciativa do presidente da Festa da Uva, Gelson Palavro. O parecer confirmará se está morta – o que é mais provável – ou não.

Exemplar adulto

No caso de estar morta, Palavro deve pagar multa de mais de R$ 11 mil. Também terá de repor um exemplar adulto no mesmo lugar.

Em 5 de agosto do ano passado, ele pagou multa pela poda irregular, valor destinado ao Fundo Municipal do Meio Ambiente, aos cuidados da arrecadação e cobrança do município.

Nota de esclarecimento sobre manifestações na Câmara de Vereadores


O Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (SINDISERV) informa que o folheto "Pacotaço do Governo Sartori, reflexos na vida do servidor", citado na quarta-feira (16) na Câmara de Vereadores, é resultado de um processo democrático de debate com a categoria e consulta aos delegados sindicais que representam os servidores no Conselho Deliberativo da entidade.


 Não se trata de uma demanda criada pelo sindicato isoladamente e tampouco pela direção da entidade, mas de uma necessidade de esclarecimento sobre as leis aprovadas pela Câmara de Vereadores e apontada pelo funcionalismo. Essa publicação esclarece os servidores sobre os detalhes de cada lei e as implicações na vida do servidor, a reivindicação encaminhada pela entidade, representando o funcionalismo, o resultado de cada votação e o encaminhamento de acordo com a necessidade da categoria.


 É dever da entidade disponibilizar a informação sobre a legislação que afeta o serviço público, especialmente, quando há um endosso dos conselheiros sindicais em assembleia. O SINDISERV buscou o debate sobre os projetos com os vereadores, já que o Governo Sartori não propiciou esse processo com a categoria e ignorou a trajetória da Comissão Paritária de Cargos e Salários, que se reuniu por três anos para construir uma proposta coerente.


 Quatro dessas leis foram aprovadas, graças à participação do sindicato para a melhoria dos projetos. Os três projetos criticados pelo SINDISERV no material foram aprovados mesmo sob o protesto dos servidores. A principal preocupação da entidade é com a lei que cria o Novo Quadro de Cargos e Salários, responsável por produzir desigualdades com o atual quadro de servidores, prejudicando categorias como os secretários de escola, motoristas e agentes administrativos.


 A entidade esclarece que os servidores públicos municipais, que cumprem jornada de trabalho de 33 e 36 horas, têm a liberdade de adesão ao Regime de Trabalho Complementar (RTC) de acordo com os prazos estabelecidos em lei. Na próxima Campanha Salarial, em 2013, o SINDISERV vai buscar a ampliação dos atuais índices de 22 e 33% sobre o vencimento para 40% sobre a remuneração, considerando que o valor aprovado é inferior à carga horária adotada em comparação às horas-extras que podem ser cumpridas no serviço público.


O folheto pode ser acessado em pdf aqui.

Assessoria de Imprensa 

ANA CORSO QUESTIONA SOBRE A PENALIDADE AO RESPONSÁVEL PELO ATO




Foto: Diego Netto
Um pedido de informações sobre a poda de palmeiras imperiais, localizadas na Praça Vestibular, no final da Avenida Júlio de Castilhos, às margens da BR-116, foi rejeitado pela maioria de votos, na sessão ordinária desta quinta-feira (17). Conforme a vereadora Ana Corso/PT, autora do documento, em abril de 2011, havia ocorrido uma poda que suprimiu todas as folhas das árvores. O empresário Gelson Palavro, presidente da Festa da Uva, chegou a assumir a responsabilidade pelo ato e reconheceu não ter autorização para tal.
Na ocasião, segundo Ana, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente multou o responsável pela poda em R$ 5.390,00 e, se as palmeiras não se recuperassem em seis meses, o responsável teria que pagar R$ 11.600,00, além de plantar 15 árvores da mesma espécie.
A vereadora salientou que as palmeiras fazem parte do projeto paisagístico da praça e que se preocupa que aconteçam crimes ambientais de grandes proporções, partindo dessas pequenas liberações. Ela informou, ainda, que foi alertada por um agrônomo de que uma das árvores ficou comprometida e não vai se recuperar.
Líder do governo da Casa, o vereador Alaor de Oliveira/PMDB disse que o responsável foi multado, mas não plantou as 15 árvores porque as podadas não morreram. O vereador Mauro Pereira/PMDB apoiou a manifestação de Alaor.
O vereador Marcos Daneluz/PT tentou convencer os demais parlamentares a apoiarem o pedido, dizendo que só queria esclarecer os fatos, sem duvidar de ninguém.
No documento rejeitado, a petista pedia esclarecimentos sobre o fato e solicitava documentos que confirmassem as medidas, em caso afirmativo.

Votos: Alaor de Oliveira/PMDB (contra), Ana Corso/PT (a favor), Daniel Guerra/PSDB (a favor), Denise Pessôa/PT (a favor), Edson da Rosa/PMDB (contra), Felipe Gremelmaier/PMDB (contra), Francisco Spiandorello/PSDB (contra), Geni Peteffi (tratamento médico), Guiovane Maria/PT (a favor), Gustavo Toigo/PDT (contra), Marcos Daneluz/PT (a favor), Mauro Pereira/PMDB (contra) Renato Nunes/PRB (a favor), Renato Oliveira/PCdoB (Presidente), Pedro Incerti/PDT (contra), Rodrigo Beltrão/PT (ausente), Vinicius Ribeiro/PDT (contra).
17/05/2012 21:08
Assessoria de Comunicação