sexta-feira, 14 de dezembro de 2012


Geni Peteffi se despede do Legislativo caxiense

A presidente está completando 24 anos como vereadora




Foto: Calebe De Bo



A presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, Geni Peteffi, se despediu da Casa, na abertura da sessão ordinária desta quinta-feira (13/12). Ela não concorreu à reeleição, no último pleito eleitoral. Desde janeiro de 1989, acumulou 24 anos em seis mandatos consecutivos, como vereadora. No momento, ela se encontra licenciada do cargo, por motivo de saúde.
Geni destacou a atuação do vice-presidente do Legislativo caxiense, Renato Oliveira, no exercício da Presidência. Ela assumiu, por seis oportunidades, neste ano, o exercício do comando da Prefeitura Municipal. Em seguida, foi aplaudida de pé, por todos os vereadores, servidores e demais pessoas que acompanhavam a plenária.
Coube ao vereador Alaor de Oliveira/PMDB ler uma mensagem escrita por Geni. Por meio do texto, a presidente relembrou passagens da história do Legislativo. Citou o incêndio da antiga sede da Câmara (1992), as mudanças de endereço até a aquisição da sede atual (1996) e as implantações da TV Câmara (novembro de 2001) e do Centro de Memória da Casa (2008).
Geni disse ter realizado o sonho de ser prefeita, através das seis vezes em que substituiu o prefeito José Ivo Sartori, ao longo de 2012. Ressaltou o próprio trabalho em diversas comissões do Legislativo e na Mesa Diretora.
A parlamentar recebeu um buquê de flores do vereador Elói Frizzo/PSB. Depois, a vereadora Denise Pessôa/PT entregou outro buquê à vereadora Ana Corso/PT, que também está se despedindo, já que não obteve a reeleição.
Na sequência, tomados de emoção, diversos vereadores se manifestaram em saudação a Ana e Geni.
13/12/2012 18:35
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

13/12/2012 | N° 11556

OPINIÃO DO PIONEIRO

Pela transparência

Há uma polêmica em torno do percentual de esgoto tratado em Caxias do Sul ao final de 2012. Uma nova estação será inaugurada amanhã, a ETE Belo. O município chegou a anunciar índice de 86%, mas o Samae confirmou que ele fica em 58%. Bem abaixo, mas ainda assim significativo.

O assunto foi pauta eleitoral recentemente, mas deve ser perseguida a transparência. Neste sentido, não é o caminho mais adequado barrar pedidos de informações na Câmara, como ocorreu na sessão de terça-feira a respeito do tema tratamento de esgoto. Isso porque fiscalizar e acompanhar ações do Executivo é tarefa dos vereadores. Claro que imperam motivações políticas, naturais no Parlamento, mas elas não devem inibir a transparência. Além do que, deveria ser praxe a aprovação desses pedidos, pois são inerentes ao Legislativo.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Pedido de explicações sobre o tratamento de esgoto na cidade é rejeitado no legislativo
http://www.radiocaxias.com.br/2010/www/portal/index.php?view=player&id_noticia=21530&noticia=Pedido de explicações sobre o tratamento de esgoto na cidade é rejeitado no legislativo&audio=0.12756800 135531973212577078405920602ca6c91347094400305814af9365c01ab7.mp3
Os vereadores das bancadas de situação não aprovaram o pedido de informações da vereadora Ana Corso (PT) durante a sessão desta terça-feira (11).
Contrários à proposta da petista, o requerimento que pedia o percentual de esgoto tratado em Caxias do Sul foi rejeitado pela maioria dos parlamentares, com exceção dos vereadores da oposição e do tucano Daniel Guerra, que votaram a favor.
Ana questiona a ampla e exaustiva divulgação da prefeitura de Caxias, por meio do SAMAE, de que 86% do esgoto da cidade estariam sendo tratados.
No pedido de informações, ela solicitava que a prefeitura enviasse detalhes sobre quais Estações de Tratamento de Esgotos (ETE) que estão realmente finalizadas.
Segundo ela, estações como Tega e Samuara ainda não estão acabadas, além de que a Tega já foi inaugurada duas vezes sem ter sido concluída. Os canos que ligam o distrito de Forqueta à Estação Samuara ainda não foram colocados.
A ETE Belo não possui rede elétrica e nem casa química, que é obrigatória. Além disso, as estações do Canyon e Serrano estão sucateadas por falta de manutenção.
O questionamento também era relacionado a qual o investimento do SAMAE até o momento e se há empréstimos da autarquia e, ainda, o que vai ser cobrado pelo SAMAE a partir de janeiro com os novos tratamentos de esgoto.
Segundo Ana, tudo que é do Samae é uma caixa preta. Ela acredita que se votaram contra é porque tem algo a esconder.
O vereador Guiovane Maria (PT) afirmou que a questão do tratamento de esgoto, tanto a divulgação do percentual pela prefeitura quanto pagamentos indevidos nas contas de água vão ser encaminhados ao Ministério Público (MP).
Segundo ele, há muitas residências que não são contempladas com coleta e afastamento de esgoto, mas pagam a taxa na conta de água.


Departamento de Jornalismo

POLENTA NEWS

ESGOTO ELEITOREIRO


Nos bastidores há bastante tempo já se comenta que as Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) do Tega e Samuara, recém inauguradas, não estão em pleno funcionamento. As duas ETEs foram inauguradas pelo Prefeito Sartori sem estarem prontas.


Um dos motes da Campanha de Alceu Barbosa Velho (PDT) como sucessor de Sartori foi o anúncio de que Caxias finalizaria o ano com 86% do esgoto tratado. Isso não vai acontecer segundo informações do próprio Samae, que afirma que o esgoto tratado na cidade vai ficar em torno de 58%.

Atenta a essa realidade, a vereadora Ana Corso (PT) apresentou pedido de informações sobre os percentuais reais de tratamento de esgoto e a situação de ETEs mais antigas.O pedido foi negado pela base situacionista com vistas a acobertar uma bela "inverdade" eleitoral, já que o milagre dos 86% anunciados não existe.

Barrar pedidos de informações para proteger o Governo, aliás já é uma prática bastante usada pela base situacionista: Base governista de Sartori nega pedido de informações sobre ilegalidade no Marrecas.

Segundo um técnico do Samae que contatou o Polenta News, mesmo que todas as ETEs já construídas operem 100%, não se alcançará tão cedo esse percentual de 86% de esgoto tratado. Há muitas verdades escondidas por trás desta límpida água.


COLUNA MIRANTE - JORNAL PIONEIRO 12/12/2012

MÁRCIO SERAFINI

58% DE ESGOTO TRATADO

Caxias encerrará o ano com 58% do esgoto doméstico tratado, informa o Samae. O índice é significativo. Está acima da média nacional, não chega a 40%.

Contudo, os 58% ficam bem abaixo dos 86% anunciados para o término da atual administração, marca cantada em prosa e verso inúmeras vezes em entrevistas, propagandas institucionais e, claro, na campanha eleitoral.

A nova previsão é de que os 86% sejam alcançados no primeiro semestre do ano que vem, com a conclusão plena dos cinco sistemas – Tega, Samuara, Pena Branca, Belo e Pinhal (leia no quadro).

Obras públicas atrasam, isso é fato. Portanto, uma margem de demora já deveria estar computada por autoridades quando fazem previsões desse tipo.

Fatores de atraso, como o trânsito intenso em ruas abertas para implantar a rede coletora e o solo rochoso, já eram mais do que conhecidos e esperados.

A oposição tem razão ao reclamar que os 86% vendidos na campanha se transformaram oficialmente agora, após o pleito, em 58%. Mesmo que, repito, 58% seja um percentual significativo diante da média nacional e da realidade anterior da própria cidade (apenas 4%). Porque 58% não são 86%, simples assim.

Difícil acreditar que, na reta final da campanha, o Samae já não soubesse que os 86% prometidos eram inatingíveis.

  • Sem informações

    A Câmara de Vereadores derrubou ontem à noite, por oito votos a seis, o pedido de informações protocolado pela vereadora Ana Corso (PT) sobre a implantação dos sistemas de coleta e tratamento de esgoto em Caxias.

    Os votos da situação livraram o Executivo de responder sobre índices de tratamento alcançados, capacidade total e em uso de cada ETE, cronograma e custo das obras.

    São esclarecimentos relevantes, em torno de uma das mais importantes obras da história recente da cidade.

  • É outra etapa

    A polêmica em torno da construção de uma ETE em Galópolis, rechaçada por moradores do bairro e confirmada pelo Samae, não tem relação com o atraso no atingimento dos 86%.

    Essa nova estação prevista pelo Samae faz parte da nova etapa, inscrita junto ao Ministério das Cidades, que visa a estender o tratamento a 100% em 10 anos.

  • Conservação é questionada

    Ana Corso também questiona, com base em informações de moradores, o estado de conservação das Estações de Tratamento de Efluentes construídas anteriormente nos bairros Serrano (em operação desde 1998) e Cânyon (implantada em 2007).

    Ontem, o Pioneiro mostrou a queixa de moradores do Cânyon em relação ao mau cheiro.

    Ana afirma ainda que a ETE Tega estava inoperante até a semana passada em função de um vazamento de componentes químicos. E garante que, na Estação Samuara, ainda não houve a ligação para receber o esgoto de Forqueta.

    – As duas estações operam com tratamento mínimo. Foram inauguradas inconclusas – afirma.
  • Pedido de informações sobre tratamento de esgoto não é acatado

    Ana questionava diversos itens das Estações de Tratamento de Esgoto


    Foto: Leticia Rossetti
    O programa de obras e saneamento, implantado pelo Executivo caxiense por meio do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (Samae), foi questionado pela vereadora Ana Corso/PT, por meio de um pedido de informações. O documento, entretanto, foi rejeitado pela maioria dos vereadores, na sessão ordinária desta terça-feira (11/12).
    Conforme Ana, o Executivo afirma que no último mês de governo da atual administração, 86% do esgoto está sendo tratado, mas não há confirmação desse percentual. Ela destacou, ainda, que já foram investidos milhões de reais nas bacias do Tega, Pinhal, Belo, Pena Branca e Samuara.
    No pedido, Ana faz uma série de questionamentos em torno das Estações de Tratamento de Esgotos (ETE). Dentre as perguntas, a vereadora quer saber quais estações já estão finalizadas e quais estão em obras, a capacidade de tratamento de cada uma delas, a vazão que está chegando a cada uma das estações que já estão em funcionamento e quando entrarão em funcionamento as ETEs ainda em obras.
    Ana questiona, também, quais as empresas que, ao longo dos oito anos do atual governo, tiveram ou ainda têm contratos com o Samae para execução das obras de saneamento das bacias. Para cada bacia, a petista pede o número dos contratos e nomes das empresas, separando o que é referente à construção das ETEs e à implantação de canalizações.
    No que diz respeito as despesas, a vereadora pede relação dos gastos, até agora, com a implantação do projeto e fiscalização das obras. Ana inquere, ainda, se o Samae cobrará dos usuários que pertencem às áreas já cobertas pelo tratamento, o valor tarifário com percentual relativo ao e em quanto somará a receita.
    O vereador Guiovane Maria/PT anunciou que foi aberto no Ministério Público um pedido de investigação das obras de tratamento de esgoto e que o pedido informações contribuiria para o processo. Para Guiovane, o fato do Executivo anunciar que 86% do esgoto está sendo tratado, consiste em propaganda enganosa, já que, segundo ele, não há comprovação de que o percentual chegue a tal número.
    ALAOR MICHELS DE OLIVEIRA PMDB Não
    ANA MARIA CORSO PT Sim
    DANIEL ANTONIO GUERRA PSDB Sim
    DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim
    * EDIO ELÓI FRIZZO PSB Não
    EDSON DA ROSA PMDB Não
    FELIPE GREMELMAIER PMDB Não
    FRANCISCO DE ASSIS SPIANDORELLO PSDB Não
    GUIOVANE MARIA PT Sim
    GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Não
    MARCOS ANTONIO DANELUZ PT Sim
    MAURO PEREIRA PMDB Não
    PEDRO JUSTINO INCERTI PDT Não
    RENATO DE OLIVEIRA NUNES PRB Sim
    RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Presente
    RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim
    VINICIUS DE TOMASI RIBEIRO PDT Ausente
    11/12/2012 22:55
    Assessoria de Comunicação
    Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

    terça-feira, 11 de dezembro de 2012



    COLUNA MIRANTE - JORNAL PIONEIRO

    E os 86%?

    A Câmara de Vereadores vota hoje um pedido de informações sobre os investimentos em tratamento de esgoto em Caxias. A autora Ana Corso (PT) sustenta que o índice de 86% anunciado pelo Samae para o final do ano – e muito destacado na campanha eleitoral – não será alcançado.

    – Na prática, nenhum dos cinco sistemas de tratamento está terminado. Nem mesmo o do Tega e o do Samuara, que já foram inaugurados.

    Ana destaca que a principal ligação à Estação de Tratamento de Efluentes do Tega está em construção somente agora, na Perimetral Oeste, próximo ao Enxutão.

    Perguntas

    Entre os questionamentos de Ana, estão:

    - Quais estações de tratamento estão finalizadas e quais estão em obras? Qual a previsão de término dessas?

    - Qual a capacidade nominal de tratamento de cada uma das ETEs, em litros por segundo, e qual a vazão que está efetivamente chegando a cada uma das estações?

    - Qual a quantidade em metros de canalizações constantes do projeto de saneamento de cada bacia? E quantos metros foram efetivamente implantados em cada uma delas?

    - A vereadora também pede esclarecimentos sobre os custos, que teriam ultrapassado em pelo menos R$ 12 milhões o orçamento inicial.

    quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

    Rosane Ramos recebe Medalha Percy Vargas de Abreu e Lima

    Durante a homenagem, foi lançado o livro Direito e Humanismo

     

    Foto: Pauline Gazola
    A atuação na área dos direitos humanos de Rosane Ramos esteve em destaque na concessão da Comenda Medalha Percy Vargas de Abreu e Lima, no Legislativo Caxiense. Na noite desta quarta-feira (05/12), o vice-presidente da Casa, vereador Renato de Oliveira/PC do B, entregou a medalha anual e um diploma para a advogada. A sessão solene foi acompanhada por cerca de 70 pessoas, no plenário Nadyr Rossetti.
    O vereador Elói Frizzo/PSB destacou que o prêmio foi entregue pela nona edição, na Casa. Citou a preocupação da homenageada com a exclusão de integrantes da sociedade. O parlamentar ressaltou o empenho da homenageada como presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica).
    Após receber a comenda, Rosane lembrou sua luta pelos direitos básicos de todo menor de idade. Agradeceu a todos os amigos que lhe cercaram e apoiaram durante sua trajetória, de busca por dignidade para crianças abandonadas.
    A secretaria municipal da Educação, Jaqueline Bernardi, irmã de Rosane, salientou o anseio por justiça da homenageada. Referiu o trabalho desenvolvido pela advogada na pasta da educação da cidade.
    Durante a sessão solene, ocorreu o lançamento do livro Direito e Humanismo, que contém discursos do ex-vereador, que intitula a homenagem. A obra foi organizada pelo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami. Na oportunidade, foi entregue um exemplar do livro para Renato, representado a Câmara Municipal de Caxias do Sul.
    A diretora de Memória e Patrimônio Cultural da Secretaria municipal da Cultura, Liliana Henrichs, saudou a valorização da memória de Percy, com a materialização de suas ideias em obra escrita. Afirmou que no livro são encontrados trechos das aulas de direito lecionadas pelo comunista.
    Na mesma linha, Marcelo Grazziotin, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na subseção de Caxias do Sul, relatou que o ex-vereador contribuiu em inúmeras áreas da sociedade, se caracterizando como um humanista. O pronunciamento encontrou coro comum nas palavras do professor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), José Carlos Monteiro.

    05/12/2012 21:34
    Assessoria de Comunicação
    Câmara de Vereadores de Caxias do Sul