terça-feira, 11 de dezembro de 2012



COLUNA MIRANTE - JORNAL PIONEIRO

E os 86%?

A Câmara de Vereadores vota hoje um pedido de informações sobre os investimentos em tratamento de esgoto em Caxias. A autora Ana Corso (PT) sustenta que o índice de 86% anunciado pelo Samae para o final do ano – e muito destacado na campanha eleitoral – não será alcançado.

– Na prática, nenhum dos cinco sistemas de tratamento está terminado. Nem mesmo o do Tega e o do Samuara, que já foram inaugurados.

Ana destaca que a principal ligação à Estação de Tratamento de Efluentes do Tega está em construção somente agora, na Perimetral Oeste, próximo ao Enxutão.

Perguntas

Entre os questionamentos de Ana, estão:

- Quais estações de tratamento estão finalizadas e quais estão em obras? Qual a previsão de término dessas?

- Qual a capacidade nominal de tratamento de cada uma das ETEs, em litros por segundo, e qual a vazão que está efetivamente chegando a cada uma das estações?

- Qual a quantidade em metros de canalizações constantes do projeto de saneamento de cada bacia? E quantos metros foram efetivamente implantados em cada uma delas?

- A vereadora também pede esclarecimentos sobre os custos, que teriam ultrapassado em pelo menos R$ 12 milhões o orçamento inicial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário