quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Pedido de explicações sobre o tratamento de esgoto na cidade é rejeitado no legislativo
http://www.radiocaxias.com.br/2010/www/portal/index.php?view=player&id_noticia=21530&noticia=Pedido de explicações sobre o tratamento de esgoto na cidade é rejeitado no legislativo&audio=0.12756800 135531973212577078405920602ca6c91347094400305814af9365c01ab7.mp3
Os vereadores das bancadas de situação não aprovaram o pedido de informações da vereadora Ana Corso (PT) durante a sessão desta terça-feira (11).
Contrários à proposta da petista, o requerimento que pedia o percentual de esgoto tratado em Caxias do Sul foi rejeitado pela maioria dos parlamentares, com exceção dos vereadores da oposição e do tucano Daniel Guerra, que votaram a favor.
Ana questiona a ampla e exaustiva divulgação da prefeitura de Caxias, por meio do SAMAE, de que 86% do esgoto da cidade estariam sendo tratados.
No pedido de informações, ela solicitava que a prefeitura enviasse detalhes sobre quais Estações de Tratamento de Esgotos (ETE) que estão realmente finalizadas.
Segundo ela, estações como Tega e Samuara ainda não estão acabadas, além de que a Tega já foi inaugurada duas vezes sem ter sido concluída. Os canos que ligam o distrito de Forqueta à Estação Samuara ainda não foram colocados.
A ETE Belo não possui rede elétrica e nem casa química, que é obrigatória. Além disso, as estações do Canyon e Serrano estão sucateadas por falta de manutenção.
O questionamento também era relacionado a qual o investimento do SAMAE até o momento e se há empréstimos da autarquia e, ainda, o que vai ser cobrado pelo SAMAE a partir de janeiro com os novos tratamentos de esgoto.
Segundo Ana, tudo que é do Samae é uma caixa preta. Ela acredita que se votaram contra é porque tem algo a esconder.
O vereador Guiovane Maria (PT) afirmou que a questão do tratamento de esgoto, tanto a divulgação do percentual pela prefeitura quanto pagamentos indevidos nas contas de água vão ser encaminhados ao Ministério Público (MP).
Segundo ele, há muitas residências que não são contempladas com coleta e afastamento de esgoto, mas pagam a taxa na conta de água.


Departamento de Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário