por O Caxiense
A mobilização pela posse responsável dos animais promete ganhar um aliado. A prefeitura pretende lançar, em julho, uma cartilha sobre o cuidado com os animais. O material será destinado aos alunos das escolas do município. O anúncio foi feito pela diretora de Vigilância Ambiental em Saúde, Anete Viezzer, durante audiência para discutir a posse responsável de cães, gatos e outros animais na tarde de segunda-feira (27).
Além de cobrar investimentos em educação, os participantes do encontro, realizado pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara de Vereadores, cobraram controle na venda. Eles afirmam que a comercialização estimula o contingente de vítimas de maus tratos e abandonos. Os parlamentares pretendem fazer um levantamento sobre as normas das feiras em outras cidades para estudar a possibilidade de uma regulamentação sobre o assunto em Caxias do Sul.
O serviço de castração e microchipagem contratado pela prefeitura se tornou outro foco das discussões. A vereadora Ana Corso (PT) criticou o método usado pela clínica, que teria provocado mortes por infecção. A dona da empresa, Giovana Dall’Agnol, contestou. Ela afirmou que os óbitos – cinco em um período de cinco meses – não tiveram relação com o método de castração.
Segundo a promotora Janaína de Carli dos Santos, que teve acesso à listagem de usuários do serviço, não houve queixas até o momento. Uma média de 700 castrações é realizada por mês pelo Programa de Posse Responsável de Animais. O serviço é oferecido gratuitamente desde 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário