POLÍTICA
Protesto contra reajuste da água Caxias do Sul
– A bancada do PT em Caxias, junto com movimentos sociais, como sindicatos e Associações de Moradores de Bairros (Amobs), vai protestar hoje, às 17h, na Praça Dante Alighieri, contra o reajuste de 21,42% da tarifa da água, que vigora a partir de 1º de março.
Além de distribuir panfletos justificando a contrariedade ao aumento, os líderes do movimento farão um abaixo-assinado, que servirá para o ingresso de ação junto aos órgãos superiores do Ministério Público Estadual (MPE). A intenção é reformular a decisão do MP local, assinada pela promotora Janaína De Carli dos Santos, que validou o percentual apresentado pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e pela prefeitura.
Um dos questionamentos relaciona o índice praticado para o reajuste à inflação anual do período, de 4,31%. Outro apontamento está relacionado a investimentos feitos pelo Samae. Nos documentos coletados pelos vereadores de oposição, constam aplicações em obras de drenagem, cercamento do Mato Sartori e em material publicitário. Segundo a líder da bancada do PT, Ana Corso, esses investimentos são de competência da prefeitura e não do Samae.
O diretor-geral da autarquia, Marcus Vinicius Caberlon, apresentou, na semana passada, no plenário da Câmara, todas as planilhas de despesas que embasaram o aumento. O Pioneiro tentou contato, ontem, com Caberlon, mas ele não quis se manifestar sobre o movimento.
Jornalista Roberto Carlos Dias
Nenhum comentário:
Postar um comentário