terça-feira, 14 de setembro de 2010

NOTA DA ASSOCIAÇÃO DE AGRONÔMOS

A Associação dos Engenheiros Agrônomos da Encosta Superior do Nordeste (AEANE) manifesta-se por meio de nota sobre a poda dos plátanos do Parque dos Macaquinhos na Rua Dom José Barea. O blog selecionou a seu critério os principais tópicos da nota, publicados a seguir, a partir da ligação com a polêmica:


“1. A poda realizada pela prefeitura não cumpre os parâmetros técnicos agronômicos recomendados por: ter realizado a poda e deixado nas plantas pedaços de ramos, deixando de fazer os cortes próximo ao tronco, como é o recomendado; não ter passado uma substância nos cortes efetuados, visando a impedir a entrada de patógenos, como fungos, nas plantas podadas; a poda foi feita com os mesmos equipamentos tanto para plantas sadias como para s plantas com sintomas de doença, colocando em risco arvores antigas.”

“2. A poda realizada não tem nada de profilática ou fitossanitária, pois cortou todos e somente os ramos que estavam sobre a rua.”

“3. Quanto à poda para a retirada das ervas de passarinho, implica somente a retirada de pequenos ramos e, em alguns casos, somente a retirada do parasita, nada tendo a ver com o que foi feito.”

“4. A solução para evitar o alastramento da doença seria retirar e queimar as plantas com ataques severos.”

“6. A intervenção feita nos plátanos pela Prefeitura nada tem a ver com solicitação feita na correspondência enviada pela Associação dos Agrônomos para a solução de ataque de doenças fúngicas e dos parasitas vegetais (erva de passarinho).”

“7. A AEANE continua a colocar-se a disposição para tecnicamente ajudar na solução das alamedas de Plátanos e outras árvores do Parque dos Macaquinhos, pois é um patrimonio histórico natural da cidade, um ponto de referência e cartão postal que, no outono, cria uma marca na população de Caxias do Sul.”

“8. Por outro lado, qualquer intervenção de ordem fitossanitária nas plantas atacadas não pode ser dissociada dos aspectos de sua importância paisagística por constituírem-se o principal elemento de uma paisagem considerada notável.”

Mauro Miguel dos Santos Cirne, engenheiro agrônomo, presidente da AEANE

Nenhum comentário:

Postar um comentário