terça-feira, 4 de outubro de 2011

Passarela na BR-116, creches e outros serviços são demandas da região do Planalto


Os assuntos foram tratados na sexta edição do Câmara Vai aos Bairros



Foto: Leticia Rossetti

A construção de passarela na BR-116, junto ao trevo de acesso aos bairros Planalto e Vila Ipiranga, creches e outros serviços estiveram na pauta da sexta edição do Câmara Vai aos Bairros. O encontro foi realizado na noite desta segunda-feira (03/10), no salão da igreja Aparecida, e contou com a participação de 130 moradores de 16 bairros e loteamentos da região do Planalto. De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, Marcos Daneluz, as demandas serão organizadas em documento a ser repassado às autoridades competentes.


O presidente da Associação de Moradores (AMOB) do São Victor Cohab, Itacir Pegoraro, comentou que, há um ano e meio, segue pendente verba de mais de R$ 200 mil do orçamento comunitário. Relatou ainda não existir terreno disponível, para viabilizar a construção de parque para as crianças do bairro. Ele também pediu que as unidades básicas de saúde (UBS) da região tenham o horário de atendimento estendido para as 21h. No momento, as UBS funcionam até as 17h.


Sobre creches, Osmarina Braghini, do Planalto I, destacou que ainda não há terreno para dar início a obras de escola infantil. Ela reclamou da presença de esgoto em ruas e reivindicou centro comunitário para a sua AMOB.


Delma Didati, do Villa Verde, solicitou limpeza de bocas de lobo, sobretudo na Rua Araranguá. Relatou que, ao entupirem, causam danos à infraestrutura de calçadas. Além disso, Delma sugeriu a abertura da Rua Catarina Zanrosso, a fim de facilitar o fluxo do trânsito do Planalto e do próprio Villa Verde.

Enquanto isso, Luiz Mauro da Silva, também do Planalto I, alertou que ruas esburacas da localidade requerem capeamento. A seu ver, é preciso corrigir problemas de esgoto. Áreas mais abaixo estão sofrendo com a água da chuva que escoa desde o São Victor Cohab, depois que este bairro recebeu asfaltamento, observou.


Outras demandas ficaram por conta de trazer colégio de ensino médio e readequar percursos de linhas de ônibus, como disse Lauri Passos, do Jardim La Paloma. Rosana Vieira, do Planalto II, apontou para mais segurança e construção de espaço de lazer. Depois de pedir contêineres de lixo, Antônio dos Passos Velho, do Planalto I, criticou o governo municipal que, para ele, não executa todas as obras aprovadas no orçamento comunitário.


Nesta edição, foram contemplados 16 bairros e loteamentos: Assunção, Bortoline, COESP, Jardim La Paloma, Monte Reale, Paiquerê, Pinheiros, Pinho Verde, Planalto Frente, Planalto I, Planalto II, São Virgilio, São Victor Cohab, Vila Feliz, Villa Verde, Vitória. Até novembro, serão mais duas reuniões.


O projeto Câmara Vai aos Bairros é realizado por meio de parcerias com as associações de moradores, clubes de mães, igrejas, instituições de ensino e quaisquer outras entidades interessadas. A intenção consiste em aumentar a participação da Casa, junto a variados segmentos da comunidade caxiense, bem como, intermediar a solução de problemas apontados pela população.


Além do presidente Daneluz, compõem o Legislativo Caxiense os vereadores Alaor de Oliveira/PMDB, Ana Corso/PT, Ari Dallegrave/PMDB, Arlindo Bandeira/PP, Daniel Guerra/PSDB, Denise Pessôa/PT, Elói Frizzo/PSB, Geni Peteffi/PMDB, Guiovane Maria/PT, Gustavo Toigo/PDT, Mauro Pereira/PMDB, Renato Nunes/PRB, Renato Oliveira/PCdoB, Rodrigo Beltrão/PT, Vinicius Ribeiro/PDT e Virgili Costa/PDT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário