sexta-feira, 28 de outubro de 2011

VEREADORES PARABENIZAM FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS


O Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro, norteou o pronunciamento da vereadora Denise Pessôa/PT, na sessão ordinária desta quinta-feira (27/10). Ela parabenizou os funcionários públicos e o Sindicato dos Servidores Públicos (Sindiserv), pela representação da categoria. A melhor forma de valorizar o servidor é implementando um plano de carreira, uma reivindicação antiga do sindicato, disse ela.



Sobre o trabalho realizado pelo servidor público, o vereador Guiovane Maria/PT se manifestou contra a terceirização em órgãos públicos, questionando a sua necessidade, já que o serviço prestado costuma ser delegado, pela empresa contratada, a outras empresas, resultando em um trabalho de má qualidade.



Ana Corso/PT expressou-se em relação à cerimônia de ontem, à noite, de entrega do Prêmio Servidor Público Cidadão, pela Câmara, contemplando funcionários engajados em ações sociais. A cerimonia foi emocionante, premiando servidores que, além de seu excelente serviço, se doam a causas humanas. O serviço público tem de ser valorizado, têm sido exemplo de qualidade na nossa cidade, afirmou a vereadora, recebendo coro comum da vereadora Geni Peteffi/PMDB.

27/10/2011 19:12

Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

O CAXIENSE VIRA REVISTA

 VEREADORAS ANA CORSO E DENISE PESSÔA PRESTIGIARAM O EVENTO

domingo, 23 de outubro de 2011

ESCOLA RENATO JOÃO CESA RECEBE HOMENAGEM DO LEGISLATIVO


Instituição comemora 30 anos de atividades no bairro São Caetano



Foto: Letícia Rossetti

As três décadas de fundação da escola municipal Renato João Cesa foram homenageadas pelos vereadores caxienses, na sessão ordinária desta quinta-feira (20). A proposta foi assinada pelo vereador Virgili Costa/PDT, mas, segundo ele, a homenagem foi um pedido de Moisés Paese/PDT, que, no momento, se encontra afastado da Casa.



A fala em nome do Legislativo foi feita por Virgili, que ocupou o espaço para ressaltar o trabalho dos professores na formação de cidadãos. Ninguém nasce mais inteligente que o outro, a gente aprende e sabemos com quem está essa missão, enfatizou.


A professora Suzana Catarina Bampi, diretora da escola, recebeu dos vereadores uma placa de homenagem e, após a exibição de um vídeo, ela usou a tribuna para agradecer alunos, professores, pais e funcionários. Onde há vontade, aí há um caminho, se referiu Suzana à uma frase do patrono da instituição, Renato João Cesa.

O secretário da Educação, Edson da Rosa, representou o Executivo na sessão, cumprimentando a escola pelo aniversário. Falou, ainda, sobre a importância de cada uma das partes que compõem a instituição. As crianças finalizaram a homenagem como a apresentação de uma música que encantou convidados e vereadores.

Inauguarada em julho de 1981, a escola está localizada no bairro São Caetano e foi construída pelo esforço da comunidade, sendo que, até então, os alunos assistiam as aulas no salão comunitário do bairro. Atualmente, a instituição atende cerca 875 alunos de educação infantil à 8ª série do ensino fundamental. Um biblioteca com mais de 11.000 volumes difunde conhecimento entre os estudantes e beneficia toda a comunidade escolar.


20/10/2011 19:00

Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

terça-feira, 18 de outubro de 2011

JUÍZA REBATE PROMOTORA

Opinião do Leitor



“É uma pena que a sociedade esteja aplaudindo a voz irresponsável da Promotora de Justiça Silvia Becker, que mais uma vez atribuiu ao Poder Judiciário a culpa pelos problemas decorrentes da lei. Juízes não criam leis, nem as podem modificar, nem aplicá-las como bem entenderem”

Juíza Luciana Fedrizzi Rizzon, no site de O CAXIENSE



sexta-feira, 14 de outubro de 2011

LEGISLATIVO HOMENAGEIA OS 25 ANOS DO SINPRO


O sindicato representa os professores de Caxias do Sul


Foto: Álvaro Bernart Filho

Os 25 anos do Sindicato dos Professores de Caxias do Sul (Sinpro) foram motivo de sessão solene, realizada na noite desta quinta-feira (13/10), no plenário da Câmara Municipal. Entre passagens históricas e lembranças ao passado da categoria, o presidente da Casa, Marcos Daneluz, entregou placa comemorativa à coordenadora de comunicação do órgão, Olga Neri de Campos Lima.



Proponente da cerimônia, o vereador Rodrigo Beltrão/PT relatou o período que coincidiu com os primeiros movimentos em torno da criação do sindicato. Enfatizou a relevância da greve estadual dos professores de 1979, então incomodados com a ditadura militar (1964-1985). Foi nesse período que houve a criação da associação dos docentes da Universidade de Caxias do Sul, recordou. O petista salientou, ainda, que, hoje, a grande luta dos professores passa pela valorização da categoria.



A coordenadora de comunicação do Sinpro afirmou que a entidade tem lutado pela qualificação profissional. Pontuou que o órgão também atua na condução de campanhas e reivindicações nacionais, como na discussão do plano nacional de educação, incluindo a regulamentação do ensino privado, além do combate à mercantilização do ensino.



De acordo com o secretário da Educação, Edson da Rosa, agradeceu aos professores, sobretudo, pela contribuição ao desenvolvimento da educação municipal, na constante defesa da qualificação desses profissionais. Parabéns pelo esforço de fortalecer o diálogo e a consciência coletiva, disse, em leitura de mensagem enviada pelo prefeito José Ivo Sartori.



13/10/2011 21:15

Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

terça-feira, 11 de outubro de 2011

APROVADO PEDIDO DE INFORMAÇÕES SOBRE TERRENOS DO BAIRRO DE LOURDES



As questões de Ana Corso tratam de áreas por onde passam adutoras do Samae





Foto: Leticia Rossetti
Um pedido de informações sobre imóveis localizados no bairro Nossa Senhora de Lourdes foi aprovado por unanimidade, na sessão ordinária desta terça-feira (11). De autoria da vereadora Ana Corso/PT, o documento questiona a situação dos terrenos localizados nas esquinas das ruas Júlio de Castilhos, com Conselheiro Dantas, e desta com a Pinheiro Machado.



De acordo com a petista, nesses terrenos, passam adutoras do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (Samae). Assim, ela deseja saber se os terrenos são de propriedade da empresa ou de terceiros e pede cópia das matrículas. Caso pertençam a terceiros, Ana solicita que os documentos comprovem a autorização dos proprietários para a passagem da adutora.



A parlamentar questiona, também, se há previsão de que seja construída alguma obra no local indicado. O pedido de informações será encaminhado ao Executivo Municipal.



Votos: Alaor de Oliveira/PMDB (a favor), Ana Corso/PT (a favor), Ari Dallegrave/PMDB (a favor), Arlindo Bandeira/PP (a favor), Daniel Guerra/PSDB (a favor), Denise Pessôa/PT (a favor), Elói Frizzo/PSB (a favor), Geni Petteffi/PMDB (a favor), Guiovane Maria/PT (a favor), Gustavo Toigo/PDT (a favor), Mauro Pereira/PMDB (a favor), Moisés Paese/PDT (licença-saúde), Renato Nunes/PRB (a favor), Renato Oliveira/PCdoB (a favor), Rodrigo Beltrão/PT (a favor), Vinicius Ribeiro/PDT (a favor).


11/10/2011 20:45

Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Câmara reprova texto que pede o Impeachment do Prefeito de Caxias


Por unanimidade dos parlamentares do legislativo caxiense foi rejeitado o requerimento que prevê o afastamento do prefeito municipal do exercício do cargo. A rejeição ocorreu na Sessão da Câmara desta terça-feira. O texto apresentado foi encaminhado para a Casa pelo Movimento Vivo em Defesa da Saúde Pública de Caxias. O requerimento tem por finalidade processar, o Prefeito José Ivo Sartori, por crime de responsabilidade, devido a seu posicionamento referente à greve dos médicos que atendem pelo Sistema Único de Saúde.


Para o vereador Ari Dallegrave (PMDB), este requerimento não deveria ser discutido na Casa, pois o texto não possui requisitos legais.


Segundo a vereadora de oposição, Ana Corso (PT), este requerimento apresentado pelo Movimento serve de alerta para o Ministério Público tomar alguma medida referente à greve dos médicos. Porém a petista ressalta que é contra o Impeachment do Prefeito Municipal.


O Movimento Vivo em Defesa da Saúde Pública de Caxias protocolou na última sexta-feira, o mesmo requerimento no Ministério Público.

por Douglas Barreto , dia 04/10/2011 às 22:58

OUÇA A NOTÍCIA:

http://www.redesul.am.br/Noticias/Politica/04/10/2011/Camara-reprova-texto-que-pede-o-Impeachment-do-Prefeito-de-Caxias/87046/

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Passarela na BR-116, creches e outros serviços são demandas da região do Planalto


Os assuntos foram tratados na sexta edição do Câmara Vai aos Bairros



Foto: Leticia Rossetti

A construção de passarela na BR-116, junto ao trevo de acesso aos bairros Planalto e Vila Ipiranga, creches e outros serviços estiveram na pauta da sexta edição do Câmara Vai aos Bairros. O encontro foi realizado na noite desta segunda-feira (03/10), no salão da igreja Aparecida, e contou com a participação de 130 moradores de 16 bairros e loteamentos da região do Planalto. De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, Marcos Daneluz, as demandas serão organizadas em documento a ser repassado às autoridades competentes.


O presidente da Associação de Moradores (AMOB) do São Victor Cohab, Itacir Pegoraro, comentou que, há um ano e meio, segue pendente verba de mais de R$ 200 mil do orçamento comunitário. Relatou ainda não existir terreno disponível, para viabilizar a construção de parque para as crianças do bairro. Ele também pediu que as unidades básicas de saúde (UBS) da região tenham o horário de atendimento estendido para as 21h. No momento, as UBS funcionam até as 17h.


Sobre creches, Osmarina Braghini, do Planalto I, destacou que ainda não há terreno para dar início a obras de escola infantil. Ela reclamou da presença de esgoto em ruas e reivindicou centro comunitário para a sua AMOB.


Delma Didati, do Villa Verde, solicitou limpeza de bocas de lobo, sobretudo na Rua Araranguá. Relatou que, ao entupirem, causam danos à infraestrutura de calçadas. Além disso, Delma sugeriu a abertura da Rua Catarina Zanrosso, a fim de facilitar o fluxo do trânsito do Planalto e do próprio Villa Verde.

Enquanto isso, Luiz Mauro da Silva, também do Planalto I, alertou que ruas esburacas da localidade requerem capeamento. A seu ver, é preciso corrigir problemas de esgoto. Áreas mais abaixo estão sofrendo com a água da chuva que escoa desde o São Victor Cohab, depois que este bairro recebeu asfaltamento, observou.


Outras demandas ficaram por conta de trazer colégio de ensino médio e readequar percursos de linhas de ônibus, como disse Lauri Passos, do Jardim La Paloma. Rosana Vieira, do Planalto II, apontou para mais segurança e construção de espaço de lazer. Depois de pedir contêineres de lixo, Antônio dos Passos Velho, do Planalto I, criticou o governo municipal que, para ele, não executa todas as obras aprovadas no orçamento comunitário.


Nesta edição, foram contemplados 16 bairros e loteamentos: Assunção, Bortoline, COESP, Jardim La Paloma, Monte Reale, Paiquerê, Pinheiros, Pinho Verde, Planalto Frente, Planalto I, Planalto II, São Virgilio, São Victor Cohab, Vila Feliz, Villa Verde, Vitória. Até novembro, serão mais duas reuniões.


O projeto Câmara Vai aos Bairros é realizado por meio de parcerias com as associações de moradores, clubes de mães, igrejas, instituições de ensino e quaisquer outras entidades interessadas. A intenção consiste em aumentar a participação da Casa, junto a variados segmentos da comunidade caxiense, bem como, intermediar a solução de problemas apontados pela população.


Além do presidente Daneluz, compõem o Legislativo Caxiense os vereadores Alaor de Oliveira/PMDB, Ana Corso/PT, Ari Dallegrave/PMDB, Arlindo Bandeira/PP, Daniel Guerra/PSDB, Denise Pessôa/PT, Elói Frizzo/PSB, Geni Peteffi/PMDB, Guiovane Maria/PT, Gustavo Toigo/PDT, Mauro Pereira/PMDB, Renato Nunes/PRB, Renato Oliveira/PCdoB, Rodrigo Beltrão/PT, Vinicius Ribeiro/PDT e Virgili Costa/PDT.

OUTUBRO ROSA 2011

 O movimento mundial contra o cancêr de mama começou,apoie o Outubro Rosa você tambem!



       Outubro , finalmente chegamos,este é o mês para chamar atenção para a doença que mata milhares de mulheres anualmente em todo o mundo: o câncer de mama. O movimento é mundial e tem o objetivo de dar visibilidade ao tema e estimular a participação da população e entidades na luta contra o câncer de mama, bem como sensibilizar o poder público sobre a importância de dar atenção adequada à doença.


O Outubro Rosa foi criado nos Estados Unidos, em 1997. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. Com o passar dos anos, vários países aderiram à causa. No Brasil, o movimento chegou em 2002.

A marca principal é a iluminação de monumentos históricos com a cor rosa. Em vários países, locais famosos recebem a cor da campanha, como a Torre de Pisa, na Itália, a Opera House, na Austrália, e o Arco do Triunfo, na França. No Brasil, monumentos de várias cidades já ficaram rosados em nome da causa.


De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), esse é o segundo tipo mais frequente da doença no mundo, sendo o mais comum entre as mulheres. A estimativa de novos casos para 2010 ficou em 49.240.

Se diagnosticado e tratado oportunamente, as perspectivas de cura são maiores.

Mulheres! É preciso cuidar da sua saúde, prestar atenção ao seu corpo e, principalmente, ter acompanhamento médico.



“A grande verdade é que nunca dá tempo de fazer o que a gente não quer fazer. Para a mamografia entrar de vez na rotina preventiva das mulheres, tem que virar prioridade. Não dá para disputar com o projeto que precisa ser entregue o mais rápido possível no trabalho, muito menos com o tempo junto ao marido ou ao filho. Se ela não tiver espaço na agenda, o diagnóstico do câncer de mama continuará sendo tardio. Se existe o dia de ir ao salão de beleza e o dia de sair com as amigas, tem que existir o dia de colocar a prevenção em primeiro plano!”

H I S T Ó R I A
Como surgiu:


O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

 
A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).


Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc.

 


A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.


A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.


Obelisco do Ibirapuera


São Paulo-SP 02/10/2002


A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP. No dia 02 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa "num período efêmero" como relembra o secretário da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC, o Coronel PM (reformado) Mário Fonseca Ventura.


Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa européia de cosméticos iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao Outubro Rosa.


Fortaleza da Barra


Jornal A TRIBUNA


Santos-SP 12/maio/2008


Em maio de 2008, o Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama sediado em Santos-SP, em preparação para o Outubro Rosa, iluminou de rosa a Fortaleza da Barra em homenagem ao Dia das Mães e pelo Dia Estadual (São Paulo) de Prevenção ao Câncer de Mama comemorado todo terceiro domingo do mês de maio. Mas o principal objetivo era alertar para a causa do câncer de mama e incentivar as mulheres da região da Baixada Santista a participarem do mutirão de mamografias realizado pelo Governo do Estado de São Paulo. No estado de São Paulo todo ano são realizados 2(dois) mutirões de mamografia sendo, um em maio e o outro em novembro.



As várias reportagens de tv e jornal, com a repercussão da Fortaleza da Barra iluminada de rosa em maio de 2008, foram apresentadas no mesmo mês no "Course for the Cure" realizado pela ong americana Susan G. Komen, no Hospital Israelita Albert Einstein em São Paulo-SP.


Nota na primeira página do jornal A TRIBUNA - 12/maio/2008.


LUZ DE ALERTA - A Fortaleza da Barra ganhou ontem uma iluminação de cor rosa, colocada pelo Instituto Neo Mama. O objetivo foi chamar a atenção da sociedade para o Dia Estadual de Prevenção ao Câncer de Mama (no próximo domingo) e homenagear as mães.


Estátua do Cristo Redentor


Rio de Janeiro-RJ - Outubro/2008


Em outubro de 2008, diversas entidades relacionadas ao câncer de mama iluminaram de rosa monumentos e prédios em suas respectivas cidades. Aos poucos o Brasil foi ficando iluminado em rosa em São Paulo-SP, Santos-SP, Rio de Janeiro-RJ, Porto Alegre-RS, Brasília-DF, Salvador-BA, Teresina-PI, Poços de Caldas-MG e outras cidades.


O Brasil é mundialmente conhecido pelo seu maior símbolo, a estatua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro-RJ. E pela primeira vez, o Cristo Redentor ficou iluminado de rosa no Outubro Rosa.


Fortaleza da Barra


Santos-SP - Maio/2009


Em maio de 2009, o Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama, novamente iluminou de rosa a Fortaleza da Barra em homenagem ao Dia das Mães e pelo Dia Estadual (São Paulo) de Prevenção ao Câncer de Mama comemorado todo terceiro domingo do mês de maio. Mas o principal objetivo era alertar para a causa do câncer de mama e incentivar as mulheres da região da Baixada Santista a participarem do mutirão de mamografias realizado pelo Governo do Estado de São Paulo.


Pinacoteca Benedicto Calixto


Santos-SP - Outtubro/2008


Em outubro de 2009, se multiplicam as ações relativas ao Outubro Rosa em todas as partes do Brasil. Novamente as entidades relacionadas ao câncer de mama e empresas se unem para expandir a campanha.


Com uma visão estratégica o Instituto Neo Mama vai iluminar 2 (dois) locais em Santos-SP, a Fortaleza da Barra e Pinacoteca Benedicto Calixto do dia 23/10/2009 até o dia 02/11/2009. Esse período é em função de ficar próximo do Mutirão de Mamografias que será realizado pelo Governo do Estado de São Paulo no dia 14/11/2009. Como os locais iluminados ficam em frente à praia, os mesmos poderão ser vistos pelos turistas dos navios de cruzeiros e os do feriado prolongado de Finados onde aumenta o número de turistas

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

A PUBLICIDADE E O MACHISMO NOSSO DE CADA DIA

HOPE ENSINA?




A publicidade nunca se notabilizou por ter qualquer capacidade de contribuir para transformar relações de desigualdade e
intolerância, corrigir distorções, superar contradições. Muito antes pelo contrário. Na maioria esmagadora das vezes, ela se
vale justamente de esteriótipos preconceituosos, do medo, de constrangimentos, para vender seus produtos com  ëficiência".
Para as mulheres, a mensagem dirigida, muitas vezes, é: "para não ser feia, encalhada, indesejada, você deve usar este
cosméstico". Ou ainda: "para dar conta de trabalhar, cuidar dos filhos, do marido, da casa, e ainda ser gostosa, você deve usar este produto de limpeza".Isso não é a exceção.Difícil é fugir desse padrão


E mesmo estando habituadas a sermos tratadas dessa forma, ainda nos espanta quando esse reacionarismo todo atinge
níveis elevados, como aconteceu com a tal peça da Hope na TV, com Gisele Bundchen estrelando. Uma das mulheres mais
poderosas e midiáticas do país coloca-se em posição de plena submissão e ensina que não se devem dar "más notícias" vestida.


Ora vejamos: as más notícias a que ela se refere são episódios como acidente de carro e limite de cartão de crédito
estourado. Nada de novo. Nada mais batido, senso comum e esteriotipado que acusar as mulheres de serem más
motoristas e boas gastadoras. Nada mais senso comum, também, que afirmar que uma mulher só é respeitada por seu "sex appeal".


O problema é que a gente não precisa, não pode e não deve se acostumar a ser vista e exibida dessa forma. Sempre que
possível, é preciso sim denunciar o machismo contido nesse tipo de abordagem, porque se a gente não fala nada, quem vai ?E se ninguém falar, nunca essa baixaria toda vai parar. E vai se fortalecer e continuar alimentando o conjunto
 da desigualdade que encontramos na nossa sociedade, e que se expressa, com mais visibilidade, em tantos casos de violência
doméstica, sexual, discriminação no mercado de trabalho e etc. Tem uma bitola nos olhos quem não vê que tudo isso está tremendamente relacionado.

Hoje, boa parte dos que mais se autodeclaram temerários à censura estiveram do lado de lá quando ela foi aplicada em regime de exceção no Brasil. Quando havia censura à arte, à informação, à livre circulação de ideias, à liberdade de expressar opiniões.


É uma nítida demonstração de retórica da amaeaça, na proposição de Albert Hirschman, sugerir que a Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo Federal não possa cobrar um posicionamento do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), porque isso seria "censura". Nada pode ser mais infantil que corroborar com essa afirmação. A SPM está cumprindo seu papel, e deve fazê-lo. Por que a gente precisa aceitar?


Esse pessoal que adora temer a "censura" faz parte do seleto grupo de proprietários da mídia, seus financiadores e
apoiadores, que censura impiedosamente qualquer tentativa de debate (eu disse: de debate) sobre a democratização da
comunicação e sobre o combate dos excessos cometidos diariamente pelos veículos de mídia. Essa retórica toda é só pra
mais uma vez, tentar nos disciplinar. Mas uma ordem que me subjulgue, não quero não, obrigada.


Portanto, um viva à liberdade de criticar o que nos oprime, e a liberdade de expressar nosso desconforto, e de disputar para que seja diferente. Porque de mau uso e de subversão da liberdade de expressão, o mundo já tá saturado.

* Alessandra Terribili, jornalista, mestranda em Ciência Política pela UFRGS, integrante da Secretaria Nacional de Mulheres do PT

sábado, 1 de outubro de 2011

MOVIMENTO VIVO PEDE IMPEACHMENT DE SARTORI


À Imprensa

Movimento Vivo aciona MP, OAB e CÂMARA DE VEREADORES para processar prefeito Sartori por crime de responsabilidade e solicita impeachment


O Movimento Vivo em Defesa da Saúde Pública de Caxias do Sul entrou nesta sexta-feira, dia 30, com uma representação junto ao MP, à OAB e à CÂMARA DE VEREADORES de Caxias do Sul, para que o prefeito José Ivo Sartori seja processado por crime de responsabilidade devido a sua inércia junto à greve dos médicos da saúde pública de Caxias do Sul.


A ação impetrada pelo Movimento Vivo em Defesa da Saúde Pública também é assinada pelo Advogado, Luís Fernando Possamai, que refere o descumprimento de vários dispositivos legais, tais como:

os arts. 7º e 37, inc. II da Lei Orgânica do Município de Caxias do Sul;



os artigos 1º, inc. III; 6º; 37; 196 e 227, todos da Constituição Federal;



os dispositivos do Estatuto da Criança e do Adolescente e do
Estatuto do Idoso


Segundo Possamai ?a greve dos médicos de Caxias do Sul já é um caso de polícia e alguém tem que tomar alguma medida urgente. A população mais pobre é que sofre, enquanto o gestor público segue na inércia, deixando a saúde pública completar 529 dias de greve dos médicos? afirma.. Para Possamai, é um descalabro essa situação, há infringência à vários dispositivos legais e somente o MP, a OAB e a CÂMARA DE VEREADORES podem dar um basta nesta ilegalidade, na imoralidade que se encontra a gestão pública na área da saúde".

O Movimento pede a intervenção do MP, da OAB e da CÂMARA DE VEREADORES, no sentido de responsabilizar o Senhor Prefeito Municipal por crime de responsabilidade e improbidade, pela inércia em que se encontra, bem como, requer, apuração de eventual responsabilidade civil e criminal, juntamente com o impedimento do Prefeito Municipal.


Possamai é um dos integrantes do Movimento Vivo que é suprapartidário e reúne pessoas da sociedade que estejam dispostas a colaborar que a saúde pública melhore a cada dia. O movimento informa que diferente do que é divulgado, a greve já se arrasta há exatamente 530 dias. Integrantes do Movimento já circularam por diversas UBS para verificar como se encontra o atendimento à população.


O Movimento Vivo conclama a toda a sociedade caxiense, a imprensa, e lideranças políticas para que apóiem esta representação para que algo seja feito em prol da população mais carente que é que mais sente os reflexos desta greve.


Toda a imprensa caxiense, além dos principais veículos de comunicação do RS e do país serão informados da situação que se encontra a saúde pública de Caxias do Sul. Para Possamai "é hora de dar um basta nessa vergonha!?.


Possamai disse ainda, durante entrevista coletiva concedida nesta sexta-feira, que ?outras medidas judiciais muito mais duras foram pensadas pelo grupo, mas que neste momento elas não serão solicitadas?. Com esta representação ao MP, à OAB e à CÂMARA DE VEREADORES, o Movimento espera que o Senhor Prefeito, enquanto gestor público da saúde, ponha fim ao movimento grevista, garantindo atendimento integral e de qualidade para nossa população que depende exclusivamente dos postos de saúde e do postão 24h.


Caxias do Sul, 30 de setembro de 2011.



Maiores informações:
Rubem Pires Junior
Jornalista MTb 9310/RS
Fones 54.9132.1769 / 3536.0121