quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Marcos Daneluz (PT) é o novo presidente da Câmara



Na última sessão do ano, nesta quarta-feira (15), a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul escolheu o sucessor de Harty Moisés Paese na presidência da Câmara. Com 10 votos, o novo líder é Marcos Daneluz (PT).

Apesar do acordo feito no final da legislatura anterior, que definiu que a presidência em 2011 seria do PT, segundo os petistas, ou da oposição, segundo os comunistas, dois candidatos disputaram a preferência dos políticos – Marcos Daneluz (PT) e Renato Oliveira (PC do B).


Antes da votação, os vereadores se reuniram para tentar acertar candidatura única. O encontro durou cerca de 20 minutos. O único que não participou foi Daniel Guerra (PSDB). O tucano explicou que acredita que as votações devem ser feitas no plenário. Assis Melo (PC do B) pediu que as candidaturas pudessem ser defendidas antes da votação. Mauro Pereira (PMDB) pediu que os candidatos se manifestassem.


Marcos Daneluz (PT) foi o primeiro a defender sua candidatura. Ele lembrou de sua trajetória política.


“No primeiro momento, discuti minha candidatura no meu partido, e agradeço a confiança do PT. O meu compromisso é de fazer com que cada vereador tenha as melhores condições possíveis de legislar e que o Executivo Municipal se sinta tranquilo e contemplado pelo Legislativo. Acho a disputa salutar. Embora o PC do B tenha sido parceiro, não significa que tenhamos concordado sempre. A disputa fica dentro do campo das ideias”, discursou.

Sem palmas, o vereador deixou a tribuna. Para defender Renato Oliveira, Assis Melo (PC do B) falou durante cerca de cinco minutos, assim como Daneluz. O deputado federal eleito explicou que discursou no lugar de Renato por representar a direção do partido. Ele pediu voto para o colega por sua “serenidade política”.

“Há a busca de que o presidente possa unificar a Casa e levar os projetos tanto dos vereadores e quanto do Executivo à apreciação. No nosso partido há um debate político, que foi feito juntamente com a bancada do PT, por uma posição de acordo que disse que este ano a presidência seria da oposição. E nós somos da oposição. O vereador Renato tem a capacidade de não olhar a cor partidária, mas os parlamentares e os seus projetos”, afirmou Assis.


Além dos votos da própria bancada, Marcos Daneluz obteve seis votos entre os vereadores da situação – Daniel Guerra (PSDB), Edio Elói Frizzo (PSB), Geni Peteffi (PMDB), Gustavo Toigo (PDT), Mauro Pereira (PMDB) e Vinicius Ribeiro (PDT)–, o que o petista atribui à sua história política.

“Sempre separei muito bem a disputa partidária da programática e de projetos. Nunca fiz oposição por fazer, faço para melhorar a Câmara e apontar caminhos”, disse Daneluz.


Ana Corso, líder da bancada petista, comentou o fato dos dois partidos de oposição não terem chegado a um candidato único. A vereadora chegou a anunciar pré-candidatura à presidência da Câmara.

“Chega um momento que é isso, não cedem e não cedem. Sabendo que os votos da situação eram do Daneluz, colocamos na votação. Espero que isso não atrapalhe as relações com o PC do B”, ponderou Ana.


Além do próprio voto, Renato de Oliveira teve o apoio de Assis Melo (PC do B), Renato Nunes (PRB), Ari Dallegrave (PMDB), Arlindo Bandeira (PP), Harty Moisés Paese (PDT) e Alaor de Oliveira (PMDB).


Após a eleição de Daneluz, os demais nomes candidatos à composição da mesa foram indicados e votados. O primeiro e o segundo presidente e o primeiro secretário foram eleitos por unanimidade. Para o cargo de segundo secretário, Assis Melo (PC do B) indicou a vereadora Ana Corso (PT), que recusou o cargo. Daniel Guerra (PSDB) foi indicado pelo vereador Renato Nunes (PRB), mas também recusou. Após uma nova suspensão da sessão, Vinicius Ribeiro (PDT) foi eleito segundo secretário.


A primeira sessão do próximo ano será no dia 1º de fevereiro. Durante o recesso parlamentar, uma comissão representativa se encontrará uma vez por semana para votar projetos. As reuniões serão nas terças-feiras, e a primeira é no dia 21. Geni Peteffi (PMDB), Renato Nunes (PRB), Rodrigo Beltrão (PT), Gustavo Toigo (PDT), Renato Oliveira (PC do B), Arlindo Bandeira (PP), Daniel Guerra (PSDB) e Elói Frizzo (PSB) fazem parte da comissão.

Confira abaixo a composição da Mesa Diretora da Câmara para 2011.


Presidente: Marcos Daneluz (PT)


Primeiro Vice-presidente: Mauro Pereira (PMDB)


Segundo Vice-presidente: Renato Nunes (PRB)


Primeiro Secretário: Alaor de Oliveira (PMDB)


Segundo Secretário: Vinicius Ribeiro (PDT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário