quinta-feira, 29 de setembro de 2011

UBS BELA VISTA DEVE FICAR COM UBS DO CRUZEIRO

Maria do Rosário afirma que demanda da UBS Bela Vista deve ficar com unidade do Cruzeiro


A Comissão de Saúde da Câmara promoveu reunião para tratar do assunto



Foto: Álvaro Bernart Filho

As demandas da unidade básica de saúde (UBS) Bela vista deverão ficar com a UBS do Cruzeiro, no decorrer das obras naquele bairro, previstas para durarem oito meses. A confirmação partiu da secretária municipal da Saúde, Maria do Rosário Antoniazzi, durante audiência pública da tarde desta quinta-feira (29/09), na sala das comissões da Câmara. Na reunião, também ocorreu a prestação de contas da pasta.


Logo, na abertura da audiência, o presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, vereador Renato Oliveira/PCdoB, relatou que a insatisfação de parte da comunidade se dá porque os atendimentos serão transferidos para a unidade do bairro Cruzeiro. Alguns moradores, conforme informou Renato, sugerem a locação de um prédio em frente à UBS, para evitar o deslocamento até o bairro vizinho.


Em resposta, a secretária justificou que a área sugerida para a locação é incompatível com as necessidades que se buscam sanar. Segundo ela, a área atual da UBS Bela Vista é de 228 metros quadrados, enquanto que o espaço sugerido apresenta 82 metros quadrados, o que causaria, de acordo com ela, um desconforto em relação à falta de espaço.


Maria do Rosário destacou, ainda, que, em função do aumento da demanda, os atendimentos na UBS do bairro Cruzeiro serão estendidos até as 21 horas. Anunciou que irá interceder junto à Secretaria de Trânsito Transporte e Mobilidade Urbana, com a proposta de colocação temporária de uma linha de ônibus que leve os moradores usuários da UBS Bela Vista até o bairro Cruzeiro.


Na reunião, os posicionamentos se dividiram entre os moradores, embora todos tenham se mostrado favoráveis à reforma. De um lado, houve o levantamento das dificuldades que serão encontradas pelos idosos, para se dirigirem até o Cruzeiro. Outros disseram acreditar que o transtorno é necessário e que, pelo pouco que deve durar a obra, é possível manter os atendimentos no espaço do posto do vizinho.


O representante do setor financeiro da Secretaria da Saúde, Adriano Padilha da Silva, foi o responsável pela exposição dos dados referentes à execução financeira do segundo trimestre de 2011. Entre as informações repassadas, Adriano destacou que, com recursos municipais, as maiores despesas, no período, ficaram com o pagamento de servidores, o equivalente a 65,64%, e custeio hospitalar.


Dos recursos estaduais, as maiores despesas foram com a aquisição de medicamentos e convênio com a Fundação de Apoio a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAURGS), que, como ele lembrou, agora, está extinto. O emprego de recursos federais destinou-se, em maiores proporções, à assistência hospitalar e ambulatorial.


Segundo Adriano, no segundo trimestre deste ano, os investimentos na saúde foram de 55,44% do município, 2,38% do estado e 42,18% do governo federal.


Estiveram presentes à sessão os vereadores Ana Corso/PT, Arlindo Bandeira/PP, Daniel Guerra/PSDB, Denise Pessôa/PT, Geni Peteffi/PMDB, Mauro Pereira/PMDB e Rodrigo Beltrão/PT. A Comissão de Saúde e Meio Ambiente é integrada pelo vereador-presidente Renato Oliveira, Ana, Bandeira, Denise, e Gustavo Toigo/PDT.


29/09/2011 19:48

Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

ISENÇÃO DE IPTU PARA APOSENTADOS PODE SER SOLICITADA ATÉ 30 DE OUTUBRO



Aposentados e pensionistas podem encaminhar o pedido de isenção do pagamento do IPTU. A regra vale para aqueles que possuem renda familiar de até três salários mínimos e apenas um imóvel registrado. A documentação deve ser encaminhada à prefeitura até o dia 30 de outubro.


Os interessados que se enquadram nos critérios devem apresentar xerox dos documentos de identidade e CPF, da matrícula no cartório de registros de imóveis, da certidão de casamento ou nascimento, da capa do carnê do IPTU e do comprovante de renda do INSS.


O vice presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Caxias do Sul (AAPOPECS), Abrelino Dal Bosco, salienta que a Associação está disponível para oferecer esclarecimentos e auxílio no preenchimento do cadastro.


A Associação dos Aposentados e Pensionistas de Caxias do Sul está localizada na Avenida Júlio de Castilhos, esquina com a Alfredo Chaves. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3221-7164.



RÁDIO CAXIAS
Departamento de Jornalismo

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

SEMANA DO LEGISLATIVO

ANA CORSO PRESTIGIA ABERTURA DE SEMANA DO LEGISLATIVO


De acordo com o presidente da Câmara, Marcos Daneluz (PT), as 13 palestras do evento, que se estende até a próxima terça-feira (04/10), à noite, representam mais uma forma para o Legislativo interagir com sociedade.

Destacou o fato de alguns dos cursos serem ministrados por servidores Casa. É uma forma de difundir conhecimento, aproveitando as especializações do corpo funcional, observou. Ele cumprimentou o diretor da Faculdade América Latina, Rafael Bittencourt, presente ao evento, pela parceria no projeto, a fim de viabilizar as ações.


Para o vice-presidente do Legislativo Caxiense, Mauro Pereira (PMDB), os cursos demonstram como os parlamentares e servidores da Casa procuram ser úteis à comunidade, a partir da capacitação. A instituição da semana partiu de decreto legislativo de 2004, proposto pelo então vereador Francisco Spiandorello (PSDB).


Os vereadores Ana Corso (PT), Renato Oliveira (PCdoB) e Vinicius Ribeiro (PDT) também acompanharam a abertura.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

A FRASE DA TERÇA-FEIRA - JORNAL PIONEIRO



NA ÁREA - BLOG CIRO FABRES


“Me coloco inteiramente à disposição. Tenho vontade, disposição e ânimo para ser candidato a prefeito. A depender da minha vontade, sou candidato. Mas a decisão é do partido”


GILBERTO PEPE VARGAS (PT), deputado federal, em entrevista ao programa ‘Acontece’, na Rádio São Francisco

Deputado Pepe Vargas confirma interesse de ser candidato a Prefeito de Caxias em 2012




O Deputado federal Pepe Vargas ( PT) confirmou na manhã desta terça-feira, 27 de setembro, o interesse de ser candidato a prefeito de Caxias em 2012. "Tenho muita vontade, disposição e ânimo", disse Pepe em entrevista concedida à Rádio São Francisco.


O parlamentar destacou a existência de outros nomes do partido que possuem potencial a uma candidatura, como do vereador Marcos Daneluz e da Deputada Estadual Marisa Formolo, mas reafirmou o interesse de ser candidato. "Já coloquei meu nome à disposição, mas a decisão não é minha, mas sim do partido. Esta decisão deve, segundo eu sei, acontecer até o final do ano".


Ouça a entrevista do Deputado Pepe Vargas concecida ao jornalista Evandro Fontana, na manhã desta terça-feira 27 de setembro, dentro do programa Acontece da Rádio São Francisco SAT.


por Alberto Meneguzzi , dia 27/09/2011 às 07:42


OUÇA A NOTÍCIA:

http://200.203.121.33/~intranet/userfiles/redacao_textos/131712159030182084.mp3

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

ANA CORSO PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA PRÓ UFRGS EM CAXIAS

Pepe: “Não tenho a menor dúvida de que o Campus virá para Caxias”



O deputado federal Pepe Vargas (PT) foi categórico e disse, “ aqui se inicia uma etapa do processo é importante a mobilização da população, não tenho a menor dúvida que a sede do novo campus da UFRGS deve ser em Caxias do Sul.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

PORQUE GOSTO TANTO DESTE ATOR

As palavras de Wagner Moura são irretocáveis, confira:




A linha editorial da revista Veja, uma revista de extrema direita brasileira. Eu me lembro claramente de uma capa da revista Veja que me indignou profundamente, sobre o desarmamento, que dizia assim: “Dez motivos para você votar ‘Não’ “. Eu me lembro claramente da revista Veja elogiando Tropa de Elite pelos motivos mais equivocados do mundo. E semana sim, semana não está sacaneando colega nosso: Fábio Assunção, Reynaldo Gianecchini, de uma forma escrota, arrogante, violenta. Outro motivo é que na revista Veja escreve Diogo Mainardi! Eu não posso compactuar com uma revista dessas, entendeu? Conservadora, elitista. Então, não falo com a revista Veja, assim como não falo para a revista Caras. Agora, a mídia é um negócio complexo, importante.

POR UM MELHOR CENTRO ADMINISTRATIVO MUNICIPAL



REQUERIMENTO ABRE DISCUSSÃO SOBRE  A CENTRALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES SO PODER MUNICIPAL




Por João C. Garavaglia

Os contratos de locação do Executivo motivaram pedido de informações, de autoria do vereador Rodrigo Beltrão (PT). O requerimento foi aprovado por unanimidade. Conforme já havia se manifestado em sessões anteriores, Beltrão disse acreditar na possibilidade de ampliar o Centro Administrativo Municipal, a fim de concentrar as secretarias em um mesmo espaço e reduzir despesas, além de agilizar os serviços.

O petista questiona quais as secretarias, em nível de administração direta, que dispõem de imóveis alugados, para a execução de serviços, e pede a apresentação de dados do contrato, como valores pagos e prazos de locação.

Quanto à administração indireta, que engloba o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), a Fundação de Assistência Social (FAS) e a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), o documento faz questionamento semelhante. Beltrão inquire, também, se há projeto para a construção ou aquisição de prédios próprios.

A vereadora Ana Corso (PT) destacou que, além do aluguel que, segundo ela, passa de R$ 5 milhões, em toda a estrutura, o Executivo, antes das locações, tem arcado com reformas. O vereador Vinicius Ribeiro (PDT) defende, como alternativa, a ocupação de prédios já existentes, ao invés de realizar novas obras.

Para o vereador Ari Dallegrave (PMDB), deve-se pensar em construir um centro administrativo onde o cidadão possa ser bem atendido. Os vereadores Guiovane Maria (PT) e Mauro Pereira (PMDB) também se manifestaram favoravelmente ao pedido.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

ANA ENALTECE DISCURSO DA PRESIDENTA DILMA NA ONU

A PARLAMENTAR TAMBÉM PARABENIZOU A CRIAÇÃO DA COMISSÃO DA VERDADE

Foto: Leticia Rossetti

O discurso da presidente Dilma Rousseff, na cerimônia de abertura da assembleia-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) recebeu os cumprimentos da vereadora Ana Corso/PT. Desde a tribuna, na sessão ordinária desta quinta-feira (22), a petista destacou o fato de Dilma ter sido a primeira mulher, na história da ONU, a realizar esse ato. Ao ler trechos daquele pronunciamento, Ana salientou, entre outros temas, a defesa à criação do estado da Palestina, à inserção do Brasil no conselho de segurança daquele órgão, o pedido de ações para enfrentar a crise econômica global.



Segundo o vereador Elói Frizzo/PSB, o apoio de Dilma a um estado palestino está na essência da ONU. Lembrou o papel desempenhado pelo brasileiro Osvaldo Aranha, que presidiu a 2ª Assembleia-Geral da ONU. Na oportunidade, em 1947, foi discutida e aprovada a criação do estado de Israel. Frizzo também demonstrou satisfação diante da aprovação da Câmara ao nome de Ana Arraes, para conselheira do Tribunal de Contas da União. Essa escolha, agora, necessita de aval do Senado.


A vereadora Ana enfatizou, ainda, o ponto em que Dilma referiu que a política econômica brasileira combina superávits nas contas com investimentos e combate à pobreza. Na assembleia, a presidente também citou ter sido torturada no cárcere, no período da ditadura militar brasileira (1964-1985). Ela foi firme e corajosa, o que deve servir de orgulho para o país, observou Ana.


Na mesma linha, a vereadora Denise Pessôa/PT referiu que a aprovação da comissão da verdade, ontem, à noite, na Câmara dos Deputados, contém méritos, ao pretender resgatar informações e documentos do regime ditatorial ditadura. O projeto ainda precisa ser apreciado no Senado, para, depois, ir à sanção presidencial. A comissão terá dois anos de trabalho. Conforme Denise, a iniciativa remonta ações de teor semelhantes realizadas em outros países da América Latina.


Ana aproveitou para referir o empenho da ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, na condução das articulações para resgatar dados referentes ao período militar. Lamentou que militares envolvidos em diversos crimes permaneçam com a identidade desconhecida.

Sobre a crise econômica mundial, o vereador Mauro Pereira/PMDB saudou o ponto em que Dilma deixou claro que faltam ações e representações políticas, no enfrentamento do problema. Ela foi homenageada, ainda, pelo combate à corrupção, pontuou Mauro. De acordo com ele, a primeira moção de apoio a essa iniciativa partiu da Câmara de Caxias do Sul, sendo de autoria do peemedebista.

Para o vereador Marcos Daneluz/PT (presidente da Casa), Dilma tem sido clara e contundente, na condução dos assuntos nacionais. Conforme el, a presidente demonstra conhecimento acerca do modelo econômico vigente no país e tem se empenhado no atendimento às questões sociais.


O vereador Virgili Costa/PDT relatou sentimento de emoção, diante das manifestações de Dilma.


22/09/2011 20:24

Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

ANA CORSO, DENISE E PEPE NO ATO PRÓ-UFRGS EM CAXIAS

Pepe enfatiza necessidade da UFRGS em Caxias




O deputado federal Pepe Vargas (PT/RS) , vereadora Ana Corso e vereadora Denise Pessôa participaram da mobilização pró-UFRGS em Caxias do Sul, na tarde de sexta-feira(16.09), na Praça Dante Alighieri. Em discurso para um público composto essencialmente por estudantes, Pepe enfatizou a necessidade da vinda da Universidade para o município. “O acesso a um curso superior deve ser ampliado para que os filhos dos trabalhadores tenham uma formação acadêmica”, disse.
Pepe defende que a extensão da UFRGS seja em Caxias do Sul por ter a metade da população da Serra e pela facilidade nos acessos de todos os demais municípios à maior cidade da Região.

PEPE FIGURA ENTRE OS CABEÇAS DO CONGRESSO

MINHA CIDADE - PT

VÍDEO INSTITUCIONAL DO PT- ELEIÇÕES 2012

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

ONG RECEM CRIADA CONSEGUE DECLARAÇÃO DE UTILIDADE PÚBLICA

O projeto de lei que declara como utilidade pública a APAS (Associação Caxiense de Proteção aos Animais São Francisco), de autoria do poder Executivo, foi aprovado, por unanimidade, na sessão desta quinta-feira (15), apesar de toda a documentação ter sido registrada em 24 de março de 2011.



A vereadora Ana Corso/PT fez questão de frisar sua opinião, destacada anteriormente, de que a entidade é muito recente, tendo sido criada em março deste ano, e de que seria necessário a apresentação de um relatório de atividades de pelo menos um ano de existência da instituição para legalizar o decreto.


Deixa claro que se vier proposição de doação de terreno para a ONG, vai recorrer alegando a ilegalidade da declaração de utilidade pública.


Localizada no bairro Parque Oásis, a Organização Não-Governamental (ONG), já foi intimada a sair do local. O MP fez um termo de ajustamento de conduta - TAC quando a ONG tinha 100 animais abrigados, o TAC impedia novos recolhimentos de animais, que foi descumprido, hoje são mais de 300 animais alojados em condições precárias.



Na Audiência Pública sobre Posse Responsável de Animais realizada na Câmara, a promotora Janaína, a SOAMA e outros protetores de animais se manifestaram contrários a doação de uma nova área para a APAS.


Um novo abrigo para animais seria um retrocesso. A solicitação é que se faça castração em massa, micro-chipagem para que os animais e proprietários sejam identificados e que se possa responsabilizar os que abandonam seus animais.


O proprietário da APAS é Flávio Dias, filiado ao PTB, partido aliado do Governo Sartori e já foi candidato á vereador e a deputado federal nas últimas eleições.


A declaração de utilidade pública habilita a ONG receber verbas públicas. A intenção agora é pedir ao Executivo fazer uma doação de área de terra, ou seja, uma nova SOAMA vem aí! Enquanto algumas entidades levam anos para cumprir com os requisitos exigidos para conquistar a Declaração de Utilidade Pública... outras, amigas do rei, "se dá um jeitinho".

VEREADORA ANA CORSO

Audiência Sobre Posse Responsável de Animais

ANIVERSÁRIO DE 13 ANOS DA SOAMA

ASSISTA AO VÍDEO COM A FALA DA VEREADORA ANA CORSO/PT PARABENIZANDO A SOAMA PELOS SEUS 13 ANOS DE EXISTÊNCIA:


quarta-feira, 14 de setembro de 2011

VEREADORES CAXIENSES APROVAM MOÇÃO DE REPÚDIO Á ALTERAÇÃO DO CÓDIGO DE PROCESSO PENAL

RÁDIO SÃO FRANCISCO


Uma moção de repúdio à lei 12.403, que alterou o Código de Processo Penal e ficou conhecida como a Lei da Prisão Preventiva, foi aprovada na sessão da Câmara de Vereadores, nesta terça-feira, 13 de setembro, por maioria de votos (nove a favor e sete contra), dividindo a opinião dos vereadores. O documento, de autoria do vereador Mauro Pereira/PMDB, pede a revogação da lei e o apoio dos deputados gaúchos.


De acordo com a moção, a lei, que entrou em vigor em julho, proíbe a prisão preventiva para quem cometer crimes com penas menores ou iguais a quatro anos, nas quais se enquadram, por exemplo, a formação de quadrilha, manutenção em cárcere privado, furto comum e contrabando. O documento apresentou ainda dados do Ministério da Justiça indicando que a população carcerária do país hoje está em torno de 500 mil pessoas, onde cerca de 40% dos casos ainda não houve julgamento.


Para Mauro Pereira, a entrada em vigor dessa lei representa o aumento no número de crimes que afetam a sociedade.

Contrária a iniciativa de Mauro Pereira, a vereadora Ana Corso do PT acredita que os presídios acabam qualificando os pequenos infratores que são enviados para o local. Ela destaca que a lei não diz que haverá impunidade, mas que o réu ficará solto no decorrer do processo. Segundo Ana, a lei ampliou a punição para os crimes contra a mulher, crianças, adolescentes e idosos.

Confira em áudio a reportagem do jornalista Tales Armiliato.
http://200.203.121.33/~intranet/userfiles/redacao_textos/1316017448449503720.mp3


segunda-feira, 12 de setembro de 2011

ACADEMIA CAXIENSE DE LETRAS E CLPC SE REÚNEM



CRIAÇÃO DO "PRÊMIO ETNIAS" É DISCUTIDA

Foto: Alvaro Bernart
Com o intuito de apresentar sugestões de projetos ao Legislativo, a Academia Caxiense de Letras se reuniu na tarde deste sábado (10/09) com a Comissão de Legislação Participativa e Comunitária. Cerca de trinta integrantes da Academia participaram do encontro, representados pela presidente da entidade, Alice Cristina Velho Brandão. Eles foram recebidos na Câmara Municipal, pelos vereadores Rodrigo Beltrão/PT, presidente da Comissão, Daniel Guerra/PSDB e Ana Corso/PT e pelo diretor-geral da Câmara, Airton Ciro de Carvalho, representando o Presidente da Casa.


A reunião, protocolada através de ofício assinado pela presidente da entidade, e subscrito pela União Brasileira de Trovadores e a Associação Litteris Te Deum, teve como ponto principal a apresentação de uma minuta, organizada pela Academia, propondo a criação de um projeto de lei para instituir no município o ''Prêmio Literário Etnias''. Um dos proponentes da proposta, Leandro Angonese, integrou a Mesa e falou sobre a iniciativa.

Favoráveis, os vereadores irão analisar a proposta. Assim como Beltrão, Ana e Daniel, se comprometeram em construir esse projeto junto aos demais Vereadores, como forma de valorização da produção literária no município, e também pela sua relevância temática sobre as etnias. O prêmio sempre possibilita o reconhecimento do trabalho do escritor, destacou Beltrão.


O Presidente da Comissão designou a Vereadora Ana Corso como redatora e se comprometeu em reunir-se novamente com a Academia para avaliar o texto. Beltrão elogiou a iniciativa e colocou a Comissão à disposição da entidade para novas ações. Uma delas já teve encaminhamento no próprio sábado, quando foi acertada a realização de homenagem à Academia, pelo seu Jubileu de Ouro que acontece em junho de 2012. Trata-se, conforme Alice Brandão, da entidade sem fins lucrativos, mais antiga de Caxias do Sul.


A Comissão também é composta pelos vereadores Ana Corso/PT, Daniel Guerra/PSDB, Guiovane Maria/PT e Renato Nunes/PRB.


12/09/2011 10:02

Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

SEMANA FARROUPILHA - ALMOÇO DA BANCADA DO PT



VEREADORA ANA CORSO PARTICIPA DE FESTIVIDADES DA SEMANA FARROUPILHA NO RANCHO DO BARDOSO NOS PAVILHÕES DA FESTA DA UVA

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

CONSTRUÇÃO DO HOSPITAL DO TRABALHADOR EM BENTO



O Deputado Federal Pepe Vargas elogiou a coragem do Prefeito Lunelli em ter assumido o compromisso de construir o Hospital do Trabalhador. “É um momento muito importante para a história da saúde do município e merece nosso reconhecimento. Neste ato trago a saudação dos companheiros deputados Henrique Fontana e Paulo Paim e a ministra Maria do Rosário ao Prefeito Lunelli e à comunidade de Bento Gonçalves pela conquista. E estaremos incluindo mais recursos para a saúde local, através de emendas parlamentares, para o próximo orçamento” garantiu Pepe Vargas. O deputado destacou que, hoje, mais de 145 milhões de pessoas dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS) enquanto que há 20 anos menos de um terço da população tinha acesso à saúde pública. “E com esta obra, estará se qualificando o atendimento do SUS em Bento Gonçalves” acrescentou.


sexta-feira, 2 de setembro de 2011

DEPUTADO PEPE VARGAS ELOGIA APROVAÇÃO DO NOVO SIMPLES NACIONAL


O Projeto de Lei 87/11, de autoria do Governo Federal, que faz alterações no Simples Nacional, foi aprovado na quarta-feira (31) na Câmara dos Deputados. O parecer favorável só foi possível devido a acordo entre os líderes de partidos.


A proposta eleva de R$ 36 mil para R$ 60 mil o teto do faturamento dos empreendedores individuais para efeitos de tributação do Supersimples.


Já o faturamento das microempresas sobe de R$ 240 mil para R$ 360 mil, e das pequenas empresas de R$ 2,4 milhões para R$ 3,6 milhões.


Além disso, o teto para enquadramento no Simples Nacional vai sofrer reajuste de 50% em todas as faixas intermediárias.
Outro ponto modificado é que os empreendedores classificados no Simples vão poder parcelar as dívidas tributárias em até 60 meses, o que até então não era permitido.



O presidente da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, deputado Pepe Vargas (PT), elogia a medida, e entende que as alterações vão auxiliar na redução do pagamento dos impostos.


Ele ressalta, porém, que o projeto, que ainda precisa ser avaliado pelo Senado, deve passar por outras mudanças desburocratizantes. Aprovado no Senado, o projeto segue para sanção presidencial.


Assim, a questão do parcelamento das dívidas entra em vigor neste ano, e os novos limites e faixas de enquadramento passam a valer em 1º de janeiro de 2012.



RÁDIO CAXIAS
Departamento de Jornalismo