quinta-feira, 29 de setembro de 2011

UBS BELA VISTA DEVE FICAR COM UBS DO CRUZEIRO

Maria do Rosário afirma que demanda da UBS Bela Vista deve ficar com unidade do Cruzeiro


A Comissão de Saúde da Câmara promoveu reunião para tratar do assunto



Foto: Álvaro Bernart Filho

As demandas da unidade básica de saúde (UBS) Bela vista deverão ficar com a UBS do Cruzeiro, no decorrer das obras naquele bairro, previstas para durarem oito meses. A confirmação partiu da secretária municipal da Saúde, Maria do Rosário Antoniazzi, durante audiência pública da tarde desta quinta-feira (29/09), na sala das comissões da Câmara. Na reunião, também ocorreu a prestação de contas da pasta.


Logo, na abertura da audiência, o presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, vereador Renato Oliveira/PCdoB, relatou que a insatisfação de parte da comunidade se dá porque os atendimentos serão transferidos para a unidade do bairro Cruzeiro. Alguns moradores, conforme informou Renato, sugerem a locação de um prédio em frente à UBS, para evitar o deslocamento até o bairro vizinho.


Em resposta, a secretária justificou que a área sugerida para a locação é incompatível com as necessidades que se buscam sanar. Segundo ela, a área atual da UBS Bela Vista é de 228 metros quadrados, enquanto que o espaço sugerido apresenta 82 metros quadrados, o que causaria, de acordo com ela, um desconforto em relação à falta de espaço.


Maria do Rosário destacou, ainda, que, em função do aumento da demanda, os atendimentos na UBS do bairro Cruzeiro serão estendidos até as 21 horas. Anunciou que irá interceder junto à Secretaria de Trânsito Transporte e Mobilidade Urbana, com a proposta de colocação temporária de uma linha de ônibus que leve os moradores usuários da UBS Bela Vista até o bairro Cruzeiro.


Na reunião, os posicionamentos se dividiram entre os moradores, embora todos tenham se mostrado favoráveis à reforma. De um lado, houve o levantamento das dificuldades que serão encontradas pelos idosos, para se dirigirem até o Cruzeiro. Outros disseram acreditar que o transtorno é necessário e que, pelo pouco que deve durar a obra, é possível manter os atendimentos no espaço do posto do vizinho.


O representante do setor financeiro da Secretaria da Saúde, Adriano Padilha da Silva, foi o responsável pela exposição dos dados referentes à execução financeira do segundo trimestre de 2011. Entre as informações repassadas, Adriano destacou que, com recursos municipais, as maiores despesas, no período, ficaram com o pagamento de servidores, o equivalente a 65,64%, e custeio hospitalar.


Dos recursos estaduais, as maiores despesas foram com a aquisição de medicamentos e convênio com a Fundação de Apoio a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAURGS), que, como ele lembrou, agora, está extinto. O emprego de recursos federais destinou-se, em maiores proporções, à assistência hospitalar e ambulatorial.


Segundo Adriano, no segundo trimestre deste ano, os investimentos na saúde foram de 55,44% do município, 2,38% do estado e 42,18% do governo federal.


Estiveram presentes à sessão os vereadores Ana Corso/PT, Arlindo Bandeira/PP, Daniel Guerra/PSDB, Denise Pessôa/PT, Geni Peteffi/PMDB, Mauro Pereira/PMDB e Rodrigo Beltrão/PT. A Comissão de Saúde e Meio Ambiente é integrada pelo vereador-presidente Renato Oliveira, Ana, Bandeira, Denise, e Gustavo Toigo/PDT.


29/09/2011 19:48

Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário