A bancada do PT questiona o destino da madeira e dos animais do local
O início no corte das árvores localizadas no espaço que será alagado, para a formação da Represa Marrecas, no distrito caxiense de Vila Seca, motivou um pedido de informações ao Executivo. O documento, aprovado por unanimidade, na sessão ordinária desta terça-feira (14), é de autoria da bancada do PT, formada pelos vereadores Ana Corso, Denise Pessôa, Guiovane Maria, Marcos Daneluz e Rodrigo Beltrão.
Os petistas questionam quais e quantas árvores, aproximadamente, serão suprimidas da região, qual a empresa responsável pela poda e transporte delas, além de pedir cópia da licença de corte e o plano de manejo ambiental.
O documento solicita, também, informações sobre o destino que será dado à madeira cortada e o valor econômico estimado que o município irá receber pelo montante extraído.
No que diz respeito aos animais, cujo habitat é no local do alagamento, os parlamentares questionam qual o destino que está sendo dado a eles e qual a instituição responsável pela remoção dos bichos.
O texto será encaminhado ao Executivo, que não tem prazo para responder aos questionamentos.
Antes da aprovação unânime, diversos vereadores se manifestaram sobre o assunto. Mauro Pereira/PMDB ressaltou estudos da Universidade de Caxias do Sul. Para Marcos Daneluz/PT, o número de araucárias derrubadas seria da ordem de seis mil unidades. Ana Corso/PT comentou que a fiscalização da bancada resultou no envio, por parte da prefeitura, de todos os documentos de desapropriações de áreas.
Na sequência, Rodrigo Beltrão/PT afirmou existirem divergências com relação à quantidade de araucárias. Francisco Spiandorello/PSDB destacou o trabalho da prefeitura, para atender a critérios técnicos e ambientais. Edson da Rosa/PMDB garantiu acreditar na lisura do processo.
O líder do governo na Casa, Alaor de Oliveira/PMDB, defendeu a transparência e as respostas aos pedidos de informações. Questionou a transposição de árvores, na barragem do rio São Francisco, no Nordeste. O vereador Gustavo Toigo/PDT enfatizou que a obra do Marrecas é modelo para o restante do país.
Votos: Alaor de Oliveira/PMDB (a favor), Ana Corso/PT (a favor), Daniel Guerra/PSDB (a favor), Denise Pessôa/PT (a favor), Edson da Rosa/PMDB (a favor), Felipe Gremelmaier/PMDB (a favor), Francisco Spiandorello/PSDB (a favor), Guiovane Maria/PT (a favor), Gustavo Toigo/PDT (a favor), Marcos Daneluz/PT (a favor), Mauro Pereira/PMDB (a favor) Renato Nunes/PRB (a favor), Renato Oliveira/PCdoB (a favor), Pedro Incerti/PDT (ausente), Rodrigo Beltrão/PT (a favor), Vinicius Ribeiro/PDT (a favor).
14/02/2012 20:34
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul
Nenhum comentário:
Postar um comentário