quinta-feira, 17 de novembro de 2011

CÂMARA HOMENAGEIA A SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Três pessoas foram agraciadas com a medalha Zumbi dos Palmares

Foto: Leticia Rossetti

A medalha Zumbi dos Palmares contemplou três militantes da cultura negra em sessão solene, realizada na noite desta quinta-feira, no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul. Diógenes Antônio de Oliveira Brazil, Ivani Lima e Mara Regina da Silva Rocha receberam a comenda alusiva ao Dia Consciência Negra, a ser comemorado no próximo domingo, 20 de novembro. A sessão foi presidida pelo vice-presidente do Legislativo Caxiense, Mauro Pereira/PMDB.


A vereadora Denise Pessôa/PT representou a Casa na cerimônia. Ressaltou que os homenageados têm trabalhado na defesa dos direitos humanos, da transformação e das relações de trabalho e da inclusão social. A Semana da Consciência Negra evidencia o respeito por si mesmo e pela história da raça negra, enfatizou. Ela também referiu o papel da imprensa negra, contra o preconceito de cor.

A petista ressaltou, ainda, a lei federal 10.639, de 9 de janeiro de 2002, que tornou obrigatório o ensino da história e da cultura afro-brasileira, nos estabelecimentos de educação.


Participante das discussões sobre a Lei Maria da Penha e ativista dos direitos da mulher, Ivani Lima dedicou o prêmio a todos os que lutam contra a discriminação e a violência doméstica. Lembrou que o seu pai era neto de escravos e que a única vergonha é aquela decorrente da falta de caráter.


Mara Regina, que está ligada ao resgate da história do negro, salientou que Zumbi foi o líder máximo da resistência negra. Essa luta não era só pela libertação dos negros, mas, pela igualdade de direitos, afirmou. Ela aproveitou para ler trecho do discurso de Martin Luther King, intitulado Eu tenho um sonho.


O coordenador da Igualdade Racial da prefeitura, Diógenes Brazil, também conhecido como Mestre Brazil, ao receber a homenagem, salientou a lei 10.639 e citou valores como educação e honestidade. Conforme Denise, Brazil está identificado com a capoeira, a música e todas as manifestações culturais do negro.


O presidente do Conselho Municipal da Comunidade Negra (Comune), Sérgio Ubirajara, pontuou que a solenidade serve como estímulo, para superar a chaga do preconceito. Destacou que os vereadores Ana Corso/PT, Edson da Rosa/PMDB (licenciado para o cargo de secretário da Educação) e Elói Frizzo/PSB possuem projetos para combater o racismo.


O deputado federal Assis Melo/PCdoB lamentou que ainda persista, no Brasil, a prática do trabalho escravo, sobretudo por parte de grifes internacionais. A luta dos negros não é diferente daquela do povo trabalhador, ao brigar por igualdade de condições de vida, comentou.


O secretário municipal de Segurança Pública e Proteção Social, Roberto Soares Louzada, leu mensagem do prefeito José Ivo Sartori, em defesa da igualdade racial e do combate ao preconceito.


A distinção, entregue hoje, visa a reconhecer relevantes contribuições nas lutas contra o preconceito e a discriminação, na promoção da liberdade e da identidade e na preservação da cultura e das manifestações afro-brasileiras.


Essa comenda originou-se do decreto legislativo 174/A, de 4 de outubro de 2005, de autoria do vereador licenciado e hoje secretário da Educação, Edson da Rosa. Os homenageados foram indicados através do requerimento 145/2011, da Mesa Diretora da Casa. A escolha dos nomes coube aos líderes das bancadas do Legislativo, juntamente com o Comune.



17/11/2011 21:31

Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário