quinta-feira, 29 de março de 2012

VEREADORA ANA CORSO QUESTIONA: FILAS DA DESINFORMAÇÃO OU FILAS DA MÁ GESTÃO?

A CULPA PELO MAL ATENDIMENTO NA SAÚDE É MAIS UMA VEZ ATRIBUÍDO A POPULAÇÃO DESINFORMADA E SEM BOM SENSO



Vereadora Ana Corso ocupou o espaço do Grande Expediente na sessão desta quarta-feira (28/03) para criticar a gestão municipal da saúde.Repercutiu matéria do jornal Pioneiro que fala da Campanha da Secretaria de Saúde para desestimular usuários a procurar atendimento no Pronto Atendimento  (Postão 24 horas) e fazê-los nas UBS.

Mas como fazer isso com a gritante falta de profissionais como pediatras e ginecologistas nas UBS? Acusam os usuários do SUS  que se socorrem no Postão 24 horas de desinformados e de terem falta de bom senso, quando na realidade as filas demonstram a falta de gestão.A falta de bom senso é do gestor público que não dá um atendimento de qualidade lá na ponta do sistema.

Promessa de campanha do Governo Sartori era construir novas unidades de PA em cada canto da cidade para desafogar o Postão 24horas,  em término de mandato ainda nenhuma unidade foi construída.A secretária de Saúde Maria do Rosário promete mais uma vez licitação para construção de uma UPA  ( Unidade de Pronto Atendimento) para o mes que vem.

O mais agravante é que várias UBS  localizadas nas regiões mais pobres da cidade trabalham desfalcadas sem equipes completas, sem pediatras e sem ginecologistas, apenas com um clínico geral ou médicos da ESF (estratégia saúde da família) atuando em alguns casos em apenas 3 turnos por semana uma verdadeira vergonha.

 Nas  UBS de comunidades mais carentes, ou seja, UBS do Centenário, Parque Oásis, Reolon, São Caetano, Serrano, Tijuca, Fatima Baixa,Vila Lobos, Vila Ipê,  e Galópolis não tem pediatra, e nas UBS do São Vicente, São Ciro, Ana Rech, Vila Lobos, não tem ginecologista.No interior  do município o problema se agrava ainda mais com apenas um  único profissional clínico geral que atende uma ou duas vezes por semana.Em duas UBS Cruzeiro e Esplanada, em contra- partida tem dois pediatras cada uma, por que não remanejá-los para as UBS que não tem?

A solução para acabar com as filas no Postão 24 horas requer  uma melhor adequação dos recursos humanos, a construção de mais PAs, e também contratar mais médicos para as UBS poderem atender com qualidade a população.

COMENTÁRIOS:

Parabéns Vereadora!


É esta visão, do social, que a diferencia. A sociedade, principalmente os menos favorecidos, esperam dos parlamentares esta postura política.

Parabéns e conte comigo.

Saudações democráticas

Eroci

Nenhum comentário:

Postar um comentário