"Não podemos vender sonhos e ilusões: temos muito trabalhado ainda pela frente.” A constatação foi do deputado federal Pepe Vargas (PT/RS) durante a Audiência Pública que debateu os passos necessários para a viabilização do Trem Regional, que ocorreu na tarde desta segunda-feira (05.12).
No evento, realizado pela Comissão de Desenvolvimento e Habitação, da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, o diretor administrativo da Trensurb Paulo Roberto Timóteo apresentou alguns itens do projeto e prestou alguns esclarecimentos sobre a tramitação do estudo de viabilidade do trem regional, trecho Caxias do Sul/Bento Gonçalves. Timóteo destacou que entre os principais pontos do estudo, está a confirmação de que a implantação da linha é viável sob o ponto de vista de demanda e de que foram elaborados nove cenários dos quais seis possuem viabilidade com fortes atrativos econômicos. De acordo com o diretor, as dúvidas maiores ainda se dão pelo modelo de como será administrada a linha e também sobre a necessidade de uma forte mobilização regional para que o projeto saia do papel.
O deputado Pepe Vargas fez um breve relato das polêmicas que envolveram e que ainda envolvem a discussão acerca da implantação do trem regional. Ele lembrou que havia dúvidas sobre o objetivo principal do trem regional. “Muitas pessoas não tinham bem claro se era para criar uma alternativa para o transporte de passageiros ou estabelecer uma concorrência ao já estabelecido roteiro turístico entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa”, exemplificou. Segundo Pepe, passada a fase de dúvidas quanto à importância e necessidade de meios alternativos ao transporte rodoviário, é fundamental que se trabalhe pensando de forma coletiva e com integração regional para que se avance de forma mais eficiente nesta luta para que se concretize o trem regional. Pepe afirmou que, para isso, é muito importante a parceria com a Trensurb, para que se vislumbre de forma mais clara um modelo de concessão público/privada para a administração da via. O deputado ainda destacou que a região deve ser beneficiada com legado em infraestrutura que será deixado em função da Copa do Mundo de 2014 no país.
Como resultado da audiência pública, foi definido que serão encaminhados ao prefeitos da região a solicitação para que agendem uma reunião com o Ministério dos Transportes. Os deputados federais Pepe Vargas e Assis Melo (PCdoB) também se mobilizarão para que a reunião ocorra ainda no primeiro semestre do próximo ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário