sexta-feira, 8 de julho de 2011

GALERIA FOI PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DA ENTÃO DEPUTADA FEDERAL ANA CORSO/PT

07/07/2011
Homenagem às Mulheres na Política



  A Bancada Feminina na Câmara dos Deputados reinaugurou, na última terça-feira (05.07), a Galeria das Deputadas Federais. A exposição permanente está localizada agora no pavimento superior do Anexo 2, o que possibilita uma maior visibilidade a homenagem, que nasceu de uma resolução da então deputada federal Ana Corso (PT/RS), em 2001. O deputado federal Pepe Vargas (PT/RS) esteve presente no ato e ressaltou que com a reforma política será possível ampliar a participação das mulheres na política.

São fotos emolduradas de todas as mulheres que exerceram mandato na Casa. A exposição passa a abrigar também as fotos das atuais deputadas. Na analise da autora da resolução, atual vereadora em Caxias do Sul, Ana Corso, a galeria foi criada como uma forma de homenagear as mulheres, que apesar de todos os avanços, ainda são minoria na política. A mudança de local, segundo Ana Corso, vai propiciar visibilidade à galeria. “A homenagem, de acordo com Ana, é uma forma de despertar a sociedade a valorizar o papel da mulher na política. “A democracia plena só acontecerá quando as mulheres forem, de fato, representadas na política”, diz Ana.

Apesar da cota de 30% de mulheres candidatas por partido, o índice de mulheres eleitas ainda é muito baixo. Na Câmara Federal representam 8,7% do total, no senado 14,1% e no Excutivo 5,71%. O Brasil é o 107º país em relação à participação feminina, estando bem abaixo da média mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário