quinta-feira, 14 de julho de 2011

Novo pedido de informações sobre o Sistema Marrecas gera debate na Câmara de Vereadores


Foto: Alessandro Valim

A construção da barragem do Sistema Marrecas voltou a repercutir no legislativo caxiense, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (13). O requerimento nº 92/2011, de autoria do vereador Guiovane Maria (PT), que solicita informações ao Executivo sobre as obras, motivou as discussões.


Apesar dos debates acalorados, o pedido de informações foi aprovado pela maioria dos parlamentares presentes, com apenas um voto contrário.


De acordo com o proponente, o questionamento foi elaborado a partir das respostas do município, com relação a outro pedido de informações que ele apresentou em parceria com Renato Oliveira (PC do B).


Guiovane comenta que com os dados repassados pela prefeitura surgiram novas dúvidas.


Dessa forma, quer saber por que nas áreas indenizadas o preço de cada hectare varia de uma propriedade para outra; se as desapropriações feitas passarão por anuência da Câmara; e quantos sítios arqueológicos foram identificados.


Rodrigo Beltrão, líder da bancada do PT, defendeu que seja realizada audiência pública, e dessa forma, acredita que o município poderia se explicar melhor sobre o Sistema Marrecas, sanando as dúvidas.


Já a petista Ana Corso, disse que os vereadores estão no papel de fiscalizar e acredita que houve tratamento diferenciado com relação às desapropriações, já que o custo de cada hectare varia.


Elói Frizzo (PSB) afirmou que as respostas do pedido de informações devem ser aguardadas e que não existe problema algum na realização de audiência pública para tratar do assunto. Ele, que é presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, chegou a sugerir que o diretor do Samae, Marcus Vinícius Caberlon, seja chamado para possíveis esclarecimentos.


Frizzo criticou, no entanto, alguns vereadores ao dizer que essa é uma forma irresponsável de se fazer oposição.


A líder de governo, Geni Peteffi (PMDB), fez questão de dizer que há uma comissão especializada em fazer a avaliação dos valores a serem pagos nas indenizações. Ela comenta que há pessoas que estão chiando para a construção da barragem do Marrecas, já que vai custar R$ 200 milhões, mas entende que essa é uma obra importante para toda a comunidade, já que há o risco da população ficar sem água daqui há alguns anos.


Já para Ari Dallegrave (PMDB), a oposição não está querendo informações sobre o Sistema Marrecas, mas sim achando oportunidade para parar com a obra. Ele chegou a dizer que o PT está trabalhando contra o povo e quer voltar a década de 70, quando os problemas de abastecimento de água eram recorrentes.


Mauro Pereira (PMDB), por sua vez, usou a expressão estão querendo achar pelo em ovo e destacou que atitudes como essa só prejudicam o processo e podem vir a interferir no andamento das obras do Marrecas.


Guiovane Maria comenta que o PT sempre foi parceiro do prefeito José Ivo Sartori, tanto que articulou encontro com o então Ministro das Cidades, Márcio Fortes, para a liberação de recursos para a construção da barragem e nega que a bancada do PT esteja querendo paralisar as obras.


No total foram 14 votos favoráveis ao requerimento e um contrário, o do vereador Ari Dallegrave. Moisés Paese estava em representação, por isso, não pôde se manifestar sobre o assunto. Assim que o Executivo receber o pedido de informações tem o prazo de 30 dias para encaminhar as respostas.


Departamento de Jornalismo

RÁDIO CAXIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário