quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Ana Corso participa da 1ª Conseg


Como representante da Câmara de Vereadores, Ana participa da Conferência Nacional de Segurança Pública, de 27 a 30 de agosto em Brasília

           Participaram do processo preparatório  em torno de meio milhão de pessoas e 514 municípios estavam lá representados. Estiveram em  Brasília em torno de 3000 participantes da etapa nacional .Segundo Ana Corso o encontro foi de extrema importância, pois desde a constituição de 1988, a segurança pública era o único setor que ainda não tinha tido uma conferência nacional.
Durante o evento foi definido um conjunto de 10 princípios e 40 diretrizes que servirão de base para a definição de políticas de segurança pública. Ana Corso salientou a importância de uma das diretrizes aprovada, que é a desmilitarização das polícias militares, outra questão definida foi o fim da descriminilização dos movimentos sociais, a tão falada unificação das polícias não passou, e as guardas municipais terão que ser regulamentadas suas funções para efetivamente atuarem como forças cogestoras da segurança pública. Foi definido também o SUSP (SISTEMA ÚNICO DE SEGURANÇA PÚBLICA) como forma de se integrar as políticas públicas na área de segurança, tendo conselhos nacional, estadual e municipal com participação tripartite: governo, trabalhadores, e sociedade civil.
        Outro ponto destacado por Ana, foi a Feira de Conhecimento em Segurança Pública com Cidadania e Projetos Especiais que ocorreu dentro da Conferência. Neste espaço foram apresentadas 41 experiências na área da prevenção do crime, das 41 experiências apresentadas, 6 são gaúchas e duas delas são de Caxias. Uma delas é a Comissão Interna de Prevenção da Violência Escolar (Cipave), e a outra é um programa de computador que aumentou em 20 vezes o número de vistorias contra incêndio efetuadas pelos bombeiros da região nordeste do Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário