quinta-feira, 17 de setembro de 2009

COMITÊ PRÓ-EDUCAÇÃO INCLUSIVA FAZ NOVA REUNIÃO


         Representantes de Escolas Especiais de Ensino destacam falta de capacitação de professores

          Os Vereadores da Comissão de Educação e da Comissão de Direitos Humanos farão visitas as escolas

          Na tarde desta quinta-feira (17), a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura, Desporto e Turismo reuniu-se com o Comitê Pró-Educação Inclusiva para discutir as demandas das redes de ensino municipal e estadual no que se refere a educação especial inclusiva, ações que devem ser realizadas aos alunos que possuem alguma deficiência. Presidida pelo Vereador Daniel Guerra/PSDB, a reunião contou com a participação da Presidente da Comissão de Direitos Humanos Vereadora Ana Corso/PT, e representantes das redes de educação: Simone Perini da APAE, Kathia Sonalio da 4ª Coordenadoria Regional de Educação, Irene Boeira representando os pais de alunos especiais, Adriana Restelatto da Escola Especial João Prataviera, Márcia Sgarbi da Secretaria de Educação, Valesca Molardi da Secretaria de Saúde e Rozeunice Pacífico da Rede Escolar.
        As representantes de entidades educacionais abordaram assuntos com relação a cursos de capacitação para professores que atuam com educação inclusiva. Foi questionado as dificuldades que os professores enfrentam para participar dos cursos oferecidos e apresentado por meio de questionários entregues às escolas, as demandas para adaptação do ensino especial.
       Representando a APAE, Simone Perini apresentou as entidades que existem em Caxias que atuam no atendimento de pessoas com deficiências física, visual, auditiva, intelectual, entre outras.
      Foi decidido pela Comissão que o próximo passo será visitar as escolas. Para que possamos realizar um diagnóstico pessoalmente e vermos os desafios junto com a escola. O questionário foi o primeiro passo, destacou o Vereador Daniel Guerra.
     Também foi definido que o Secretário da Educação Edson da Rosa será convidado para participar da reunião do dia 5 de novembro. Além disso, a titular da rede de Ensino Rozeunice Pacífico ficou encarregada de compilar as sugestões de viabilização das atividades para capacitação dos professores, que foi a maior demanda apresentada pelas escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário