quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Visita surpresa



Comissão de Direitos Humanos visita Penitenciária Industrial de Apanhador

_A Comissão de Direitos Humanos, representada pelos Vereadores Renato Nunes/PRB, Renato Oliveira/PC do B e a Presidente Ana Corso/PT, fizeram, ontem pela manhã(09), uma visita surpresa Presídio da localidade do Apanhador. Eles decidiram por não avisar, para avaliar as condições reais do Presídio Regional de Caxias do Sul.

_A receptividade dos Agentes foi muito positiva, mesmo não sabendo da visita. A Comissão se apresentou e logo todos foram direcionados para o interior da penitenciária. A primeira parada foi na lavanderia, onde alguns apenados faziam a limpeza dos uniformes. Em seguida, a visita foi na cozinha, em que preparavam o almoço. Nós estamos bem satisfeitos com a alimentação que vimos, principalmente porque chegamos de surpresa e estava tudo certo. É um alimento bem variado e balanceado, afirma Ana Corso. João André Gomes, Auxiliar de Segurança e Disciplina, disse que para o inverno, os apenados receberam uma doação de 600 cobertores da Pastoral Carcerária. A equipe técnica da penitenciária, aumentou, desde a última visita da Comissão em fevereiro de 2009. Nós temos duas Assistentes Sociais, uma Psicóloga e uma Advogada. Agora está faltando um Médico, pois só temos uma Enfermeira a cada 15 dias, afirmou Gustavo Biehl, Diretor do Presídio. Existe também uma tratativa de convênio para a saúde, junto ao executivo.                   

_Outra mudança é em relação às visitas. Agora, além do sábado pela manhã, eles podem ter uma visita assistida com hora marcada, afirma Felipe Chidini, Agente Penitenciária. Hoje no Presídio tem 336 apenados, sendo que a capacidade é para mais de 400. Um terço dessas vagas estão interditadas, por causa da má construção dos esgotos. Como a empreiteira quebrou, é preciso que o Estado contrate outra empresa para o concerto do problema, afirma Ana Corso/PT. Isso representa mais de 80 locais parados, sem uso nenhum, disse José Ricardo Freire, Agente Penitenciário. A Comissão de Direitos Humanos também conversou com um dos apenados. Uma das principais reivindicações deles é a de trabalho. Hoje, dez presos trabalham costurando bolas. Mas eles querem trabalhar mais para sair do ócio. Eles ainda precisam de uma máquina de costura para fazer os próprios uniformes, livros para a biblioteca e uma viatura.


_A impressão da Comissão de Direitos Humanos em relação ao Presídio, foi bem positiva, mas ainda tem alguns detalhes para organizar. Eles vão ver com o Executivo a possibilidade de arrumar o acesso entre a Rota do Sol e o Presídio, pois está muito esburacado, afirma Renato Nunes. Nós vamos pedir especificamente uma pavimentação asfáltica no local, diz Ana Corso/PT.

Créditos da matéria: Assessoria de Comunicação Câmara de Vereadores

Nenhum comentário:

Postar um comentário