quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Familiares de usuários da APAE reclamam da falta de transporte


A Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança, promoveu mais uma reunião uma reunião na tarde desta quarta-feira (30) na Sala de Comissões da Câmara para tratar da retirada do transporte aos alunos da APAE.
 Estiveram presentes representantes da direção da APAE, da Defensoria Pública e as mães de usuários da entidade, além dos vereadores da comissão.

As mães alegaram não receber mais o transporte que era utilizado desde a fundação da APAE. A Presidente da entidade Bernadete Pavan Vezaro alegou que os usuários do transporte eram minoria. Se dermos para um, temos que dar para todos. E, informou dos problemas financeiros que forçaram a retirada do transporte.

Representando a Defensoria Pública Marta Tedesco Zanchin acredita que deve-se fazer uma ouvidoria na instituição. Se for o caso podemos fazer um termo de ajustamento para o transporte. Mas, pensar em soluções conjuntas é melhor.

A Vereadora Ana Corso/PT mencionou que o transporte da unidade do Bela Vista também será retirado. Nem que fique um de fora, já é um problema.

Ana Corso finalizou informando que a Comissão irá procurar a Defensoria Pública e também visitar a entidade. Não vamos deixar de encaminhar para a Defensoria Pública, nem que seja um ou dois casos. Se a APAE não pode, alguém tem que poder. Temos que resolver porque é uma demanda das mães e elas nos procuraram.


ASSESSORIA DE IMPRENSA DA CÂMARA

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

NOVA REUNIÃO COM APAE SOBRE O TRANSPORTE ACONTECE NESTA QUARTA-FEIRA DIA 30 /09/2009



MAIS UMA REUNIÃO DA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS ACONTECERÁ  DEBATENDO COM USUÁRIOS E DIREÇÃO DA APAE O TRANSPORTE DE ALUNOS, SERÁ NESTA QUARTA -FEIRA, DIA 30/09/09 NO PLENÁRIO DA CÂMARA DE VEREADORES ÁS 14:00HS.
PARTICIPE!

Audiência Pública debate longevidade e qualidade de vida dos idosos


Dentro das comemorações do dia do idoso promovido pelo município, a Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança da Câmara promoveu na tarde desta segunda-feira (28), no plenário da Casa, uma Audiência Pública para debater a questão de saúde e qualidade de vida dos idosos.

A socióloga Vânia Heredia apresentou dados sobre longevidade. As mulheres morrem depois dos homens apesar de ficarem mais doentes. E, salientou que uma das maiores preocupações das pessoas que envelhecem é manter a independência. A ideia do envelhecimento ativo é aumentar a expectativa e a qualidade de vida.

O médico geriatra Roberto Bigarela também destacou que o envelhecimento precisa acontecer com qualidade de vida, e não acompanhada de doenças crônicas e degenerativas como está acontecendo na atualidade. A grande conquista do século foi o aumento da expectativa de vida, o desafio agora é aumentar a qualidade.

Para o ginecologista Dino Roberto Soares de Lorenzi o envelhecimento está sendo caracterizado pela feminização. A expectativa de vida da mulher já ultrapassa a do homem ocasionando a feminização do envelhecimento. As mulheres vivem mais, mas não necessariamente com mais saúde.

A Presidente do Conselho Municipal do Idoso Viviane Guedes Tramontin explicou as ações do Conselho e informou os números de casos de denúncia, principalmente por negligência e agressões físicas e psicológicas. Em 2004 o número de casos foi 11 e já em 2008 os casos denunciados aumentaram para 101. Estamos em setembro e já tem 65 casos de denúncia neste ano. O Conselho tem como objetivo garantir os direitos dos idosos de Caxias. Viviane Tramontin destacou o tema do Conselho deste ano: Respeitar um idoso de hoje é pensar no você de amanhã.

A Deputada Estadual Marisa Formolo/PT mencionou a importância de envelhecer bem. Quando acreditamos na capacidade que o envelhecimento do tempo tem, faz a vida ser mais saborosa porque aprendemos coisas que o tempo ajudou a ensinar. Fizemos prioridades com as crianças, agora precisamos fazer com os idosos.

O Vereador Mauro Pereira/PMDB falou que a maior preocupação é com a questão da saúde. Os planos estão tirando o direito quando a pessoa começa a atingir certa idade. Uma das ações é apoiar toda a decisão no que trata de recursos para melhorar a saúde.

O Vereador Edio Elói Frizzo/PSB demostrou preocupação no que se refere a empréstimos bancários. A questão das consignações, dos empréstimos com os bancos, é de uma irresponsabilidade. Deve haver um acompanhamento do INSS para não comprometer a renda dos aposentados.


A Vereadora Ana Corso/PT, presidente da Comissão, informou que a Câmara irá receber o Plano Municipal do Idoso no próximo dia 1º. É uma lei que o município estará nos enviando onde prevê políticas públicas em atenção ao idoso. A longevidade tem crescido, o governo terá que dar conta.

Na próxima quinta-feira (01) às 16h a Câmara recebe a visita de idosos que participarão da Sessão Ordinária. A programação completa das comemorações do 'Dia do Idoso' segue até o dia 27 de outubro e pode ser conferida no site da prefeitura www.caxias.rs.gov.br

COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS PROMOVE AUDIÊNCIA SOBRE OS IDOSOS


Maior expectativa de vida e saúde na terceira idade serão abordados
A Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança da Câmara Municipal, promove nesta segunda-feira (28), a partir das 14 horas, no Plenário Nadyr Rossetti, Audiência Pública para debater a questão do idoso. Serão debatidos temas como saúde e maior longevidade. Participarão do encontro o Médico geriatra Dr. Roberto Bigarela, o Ginecologista Dino Roberto Soares e Lorenzi, a Socióloga Vânia Heredia e a Presidente do Conselho do idoso Viviane Guedes Tramontin. O Evento faz parte das comemorações do dia do idoso promovido pelo município.



25/09/2009

SEMANA DO IDOSO


DIA 28 DE SETEMBRO SERÁ REALIZADA AUDIÊNCIA PÚBLICA  DA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS SOBRE O IDOSO



Vários Painelistas  presentes:

Dr.em Geriatria Roberto Bigarella
Socióloga Vânia Heredia
   Dr. Dino Roberto de Lorenzi, Conselho municipal do Idoso, entre outros.

NÃO PERCA !
DIA 28/09/2009 ÁS 14:00HS NO PLENÁRIO DA CÃMARA DE VEREADORES

domingo, 27 de setembro de 2009

LICENÇA MATERNIDADE DE 6 MESES AGUARDA PROJETO DO EXECUTIVO



VEREADORA ANA CORSO COBROU O ENVIU POR PARTE DO PODER EXECUTIVO  DO PROJETO QUE AUMENTA A LICENÇA MATERNIDADE DE 120 PARA 180 DIAS ÁS SERVIDORAS MUNICIPAIS, PROMETIDO A 2 MESES ATRÁS.
ITEM TAMBÉM   FAZ PARTE DA PAUTA DE REIVINDICAÇÕES DO SINDISERV.
VEREADORA ANA CORSO TEM PROJETO DE LEI NO LEGISLATIVO PREVENDO ESTA CONQUISTA.

sábado, 26 de setembro de 2009

PROPOSTA DE DEPUTADO PEPE VARGAS GARANTE GANHO A TRABALHADORES



 O SUBSTITUTIVO DO DEPUTADO FEDERAL PEPE VARGAS GARANTE TRABALHAR MENOS E GANHAR MAIS

O substitutivo construído entre o governo federal e as centrais sindicais aponta para melhorias no sistema previdenciário.

- Extinção do Fator Previdenciário do cálculo da aposentadoria quando a soma da idade e o tempo de contribuição for 85 para a mulher, 95 para o homem, 80 para a professora e 90 para o professor (reduz pela metade o tempo de contribuição adicional para a conquista de 100% do salário de benefício)

- Congelamento da tábua da expectativa de sobrevida quando o segurado atinge o tempo mínimo exigido para a aposentadoria por tempo de contribuição e decide permanecer na ativa para chegar à soma 95 anos para o homem e 85 anos para a mulher. Essa alteração é importante para manter inalterado o tempo de contribuição frente à crescente melhoria da expectativa de sobrevida da população brasileira

- Corte de 30% das contribuições mais baixas em vez das 20% atuais. Com isso, eleva o salário em todas as faixas de contribuição

- O aviso prévio indenizado (30 dias) e o seguro desemprego (até 5 meses), que hoje não somam tempo de contribuição, passam a contar para fins de aposentadoria. Essa medida beneficia os trabalhadores que começam a trabalhar mais cedo e sofrem com situações de desemprego derivadas da grande rotatividade do mercado de trabalho. Atualmente, aviso prévio e seguro desemprego não contabilizam para aposentadoria.

- Garantia do emprego nos últimos 12 meses que antecedem a aposentadoria


A proposta do governo federal promete ainda aumentar as aposentadorias vigentes, com a adoção de políticas públicas estabelecidas da seguinte forma:

- Manutenção da política de recuperação do salário mínimo até o ano 2023. O reajuste será pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) somado ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB)

- Reajuste com ganho real acima da inflação para os aposentados que ganham mais de um salário mínimo em 2010 e 2011 por meio de correção equivalente ao INPC e 50% da variação do crescimento do PIB

- Criação de uma mesa de negociação para a política de valorização dos aposentados e idosos que discuta a recuperação dos benefícios previdenciários de 2012 em diante. A medida prevê a valorização do salário mínimo, importante para os trabalhadores em atividade e para cerca de 17 milhões de aposentados e pensionistas, com reposição anual da inflação medida pelo INPC e ganho real equivalente à variação do PIB, até 2023. A mesa de negociação definirá ainda políticas públicas de acesso a medicamentos, saúde, moradia, auxílio funeral, entre outros.

LANÇAMENTO DAS CANDIDATURAS À PRESIDENTE DO PT ESTADUAL E NACIONAL


sexta-feira, 25 de setembro de 2009

COLUNA MIRANTE- LDO APROVADA

LDO aprovada


A Câmara caxiense aprovou, na sessão de quarta-feira à noite, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2010. A LDO estipula as linhas gerais de investimentos do Executivo e do Legislativo para o próximo ano, que serão detalhados no Orçamento de 2010 (que deve ser votado nas próximas semanas).

A LDO 2010 prevê recursos para obras de tratamento de esgotos e do novo Sistema Marrecas, além de melhorias nas vias urbanas e rurais, na iluminação pública, no trânsito e no transporte coletivo, entre outras ações. O projeto recebeu algumas emendas, como a que sugere a implantação de um centro de tratamento para drogados e alcoólatras, de autoria da vereadora Ana Corso (PT).

COLUNA MIRANTE- STEFAN LIGOCKI

Agora vai?


A base aliada ao prefeito Sartori conseguiu derrubar na sessão de ontem da Câmara caxiense um pedido de informações da bancada do PT sobre o uso de recursos da Secretaria da Educação (Smed) para reformas no térreo, 2º, 3º e 4º pavimentos da prefeitura. O documento também questionava as razões de a verba não ter saído da Secretaria de Recursos Humanos e Logística.

A líder do governo Sartori, Geni Peteffi (PMDB), contestou o dado apresentado por Ana Corso (PT), sustentando que não houve empenho com recursos da Smed. Ana reclamou que, sempre que se referem a reformas na prefeitura, os pedidos de informação são negados.

Em tempo: a reclamação de Ana Corso é procedente. A rejeição de pedidos de informação na atual legislatura está se tornando comum, o que é ruim.

CEGOS,MUDOS E SURDOS

OPINIÃO/ZAMBI (interino)-Jornal Pioneiro

LICITAÇÕES VÃO PARA O TCE

Licitações vão para o TCE


Diante das constantes rejeições de pedidos de informação apresentados pela bancada do PT sobre as reformas na prefeitura de Caxias do Sul, a oposição decidiu engrossar.
A vereadora Ana Corso (PT) informa que irá encaminhar ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) um pedido de auditoria de todas as licitações referentes às reformas na prefeitura.


Ana ficou especialmente incomodada com a curiosa explicação da líder do governo Sartori, Geni Peteffi (PMDB), para o fato de a verba das reformas ter saído de rubrica da Secretaria da Educação (Smed): alguém teria cometido um erro de digitação.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

"ERRO DE DIGITAÇÃO"

Pedido de informações sobre reforma na Prefeitura foi rejeitado


Requerimento pedia dados sobre uso de recursos da Secretaria Municipal da Educação
Foi rejeitado por maioria, na Sessão desta quarta-feira (23), o requerimento, assinado pelos Vereadores da Bancada do PT, que solicitava informações ao Poder Executivo sobre a utilização de recursos da Secretaria Municipal da Educação/SMED, para reformas no Centro Administrativo. Os votos contrários foram da Bancada do PT, Pc do B e PSDB.

A Vereadora Geni Peteffi/PMDB afirmou que não houve empenho com recursos da SMED mas, da obra global que é de recurso livre. A Vereadora apresentou documentos de empenho e disse ter havido erro de digitação nas informações adicionais. Não houve a retirada de recursos da SMED, foi um erro de digitação.

A Vereadora Ana Corso/PT argumentou que quando se fala em reformas do Centro Administrativo, os pedidos de informação sempre são negados. Chama a atenção porque são diversas licitações. Se esses recursos de fato não saíram da Secretaria da Educação, que seja remetido oficialmente. Queremos ter documentos oficiais, se o empenho saiu da SMED ou não .

A matéria pedia qual o motivo da utilização de recursos da educação para as obras realizadas no térreo, 2º, 3º e 4º pavimentos da Prefeitura e por que a Secretaria Municipal de Recursos Humanos, a requisitante da licitação, não empenhou os recursos.

DISTÂNCIA ENTRE POSTOS DE COMBUSTÍVEL




O projeto de lei complementar que trata do distanciamento entre postos de gasolina é de autoria da bancada do PT, e do PCdo B e foi o assunto da reunião ocorrida na tarde desta quinta-feira (24).
Promovido pela Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação, o encontro reuniu integrantes do Sindipetro: o Presidente Ademir Onzi, o Diretor Jurídico Wilson Pioner e o Diretor de Marketing Paulo Tonolli.
O Presidente da Comissão, Vereador Mauro Pereira/PMDB salientou a necessidade de ouvir as entidades do setor sobre os atuais 400 metros legais de distância entre os postos de gasolina, e alegou que há a proposta de redução para 200 metros.
Ademir Onzi falou dos tributos que são altos e disse haver muitos postos abrindo em Caxias. Ele destacou que a quantidade de postos que existe já supre a demanda.

A Vereadora Ana Corso/PT afirmou que em 2006, quando assinou  projeto de  lei que autorizava a abertura de postos, a demanda de pessoas querendo abrir um negócio era grande, mas teve todo esse aumento nesses anos, vamos levar isso em consideração. Anteriormente era 100 metros e depois foi alterado para 400.

COMISSÃO DE REVISÃO DA LOM DEBATE TRANSPORTE



Transporte Coletivo é debatido em encontro para revisão da Lei Orgânica Municipal

Representantes abordaram assuntos como taxa de ônibus e gratuidade da passagem

A Comissão Temporária Especial para revisão da Lei Orgânica promoveu reunião na tarde desta quinta-feira (24) na Sala de Comissões da Câmara. Com o objetivo de reformular o capítulo de política de transportes da Lei Orgânica Municipal/LOM, estiveram presentes o Secretário de Trânsito Transporte e Mobilidade/SMTTM Vinícius Ribeiro, Cassiano Fontana da Associação dos Usuários de Transporte Coletivo e Gustavo Marques dos Santos representando a Visate. O Vereador Harty Moisés Paese/PDT, presidente da Comissão, reforçou que a LOM está em processo de reformulação por estar desatualizada.


Paese finalizou informando que há um prazo de dez dias para as sugestões serem apresentadas por meio de um formulário e então serem analisadas pela assessoria jurídica. Os integrantes da Comissão para revisão da Lei Orgânica são os Vereadores Ana Corso/PT, Ari Dallegrave/PMDB, Arlindo Bandeira/PP, Assis Melo/PCdoB, Daniel Guerra/PSDB, Harty Moisés Paese/PDT, e Renato Nunes/PRB

LAUDO APONTA TRAUMATISMO CRANIANO



   Ao lado flagrante de andarilho saindo de um contêiner, publicado pelo jornal pioneiro


                                                                           INVESTIGAÇÃO


Laudo aponta traumatismo craniano

Celso Lopes de Abreu foi encontrado no aterro de Caxias Caxias do Sul – O 2º Distrito Policial recebeu nesta semana o laudo com a causa da morte de Celso Lopes de Abreu, 43 anos. O documento aponta que Abreu morreu por causa de uma hemorragia cerebral após um traumatismo craniano. O homem foi encontrado no dia 9 de setembro em meio ao lixo do aterro sanitário, no Distrito Industrial. Ele teria sido recolhido em um contêiner de lixo orgânico na área central da cidade. O inspetor João Francisco Fernandes afirma que o laudo confirma que não houve lesão por tiro ou facada.


– O exame comprova que as lesões são compatíveis com as causadas pelo caminhão (que recolhe o lixo), pelo esmagamento do crânio. Ele teve fratura no maxilar, causando a hemorragia – afirma o policial.

A investigação ainda não conseguiu identificar em qual contêiner o homem teria entrado ou sido jogado. Dois motoristas de caminhões da Codeca foram ouvidos. Para concluir a investigação, é esperada a chegada de um laudo sobre o teor alcoólico de Abreu. O inspetor destaca ainda que a ex-mulher de Abreu foi a última pessoa que teve contato com o aposentado. Os dois teriam se encontrado em um bar no Centro e tomado cerveja juntos. Depois, Abreu teria ido até uma barbearia, onde cortou o cabelo e a barba, conforme o depoimento da mulher. Na data, o homem sacou R$ 300 da agência Centro do Banrisul e entregou R$ 200 para a mulher, referente ao pagamento da pensão de uma filha do casal, ainda conforme o depoimento dela.

– Temos de ouvir mais pessoas, mas tudo se encaminha para uma morte acidental como o outro caso – diz o delegado Tarcísio Kaltbach.


Ele se refere à morte no dia 13 de novembro 2007, quando José Lauro de Bitencourt, 60, foi encontrado no aterro. Na época, o inquérito foi para a Justiça sem indiciamento por se tratar de uma morte acidental.

FONTE: JORNAL PIONEIRO- 24/09/2009

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

VEREADORES DA SITUAÇÃO DERROTAM PEDIDO DE INFORMAÇÃO SOBRE REFORMA DO CENTRO ADMINISTRATIVO CUJO EMPENHO TERIA SIDO PAGO PELA SMED


Lamentavelmente, quando se fala nas Reformas do  prédio do Centro Administrativo Municipal a situação procura não esclarecer nada. Agora a desculpa esfarrapada da base governista é que " HOUVE UM ERRO DE DIGITAÇÃO NA PUBLICAÇÃO DA LICITAÇÃO,  NÃO CORRIGIDO E QUE OS RECURSOS NÃO TERIAM SAÍDO DO ORÇAMENTO DA SMED ( onde o orçamento é vinculado não podendo ser usado para outros fins que não da educação). A NÃO APROVAÇÃO DO PEDIDO DE INFORMAÇÃO PARA FORMALMENTE ESCLARECER O DITO " EQUÍVOCO"  passa a idéia que algo realmente   foi feito ilegalmente, porque SONEGAR  informação, um direito legítimo de fiscalização não é o melhor caminho para quem  quer realmente esclarecer os fatos.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

JORNAL GAZETA DE CAXIAS REPERCUTE REUNIÃO DA CDH COM APAE

FAMILIARES DE USUÁRIOS DA APAE RECLAMAM DA FALTA DE TRANSPORTE                       

Serviço que existia há 30 anos foi cortado pela entidade



Ana Corso: “A APAE recebe recursos dos governos federal, estadual e municipal”A Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança realizou uma reunião na Sala de Comissões da Câmara. Foram debatidas questões ligadas ao transporte de usuários da APAE. Estiveram presentes a Coordenação da APAE, mães de freqüentadores da entidade, a Presidente da Comissão Ana Corso (PT) e os Vereadores Daniel Guerra (PSDB), Renato Nunes (PRB), Renato Oliveira (PCdoB).

As mães pediram esclarecimentos no que se refere aos ônibus que faziam o transporte dos usuários há 30 anos e informaram que não há mais o serviço A Coordenadora Geral da APAE Elisabeth Marin falou que o serviço de transporte não está mais em funcionamento por questões financeiras. “Eliminamos por absoluta falta de condições” disse ela.

Inclusão social

A Articuladora Pedagógica Ingrid Augustin afirmou que o investimento está voltado nos programas de inclusão social. “Esse é o foco do nosso trabalho”, disse. Já a Coordenadora Técnica Simone Perini destacou que a entidade não é de transporte.”É de atendimento, precisamos manter o que temos” salientou.

Recorrer

Representando a Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade o Fiscal de Trânsito e Transporte Leonardo Hackbart falou do transporte especial da Visate. “Temos quatro ônibus para atender uma demanda de 512 usuários, desses, 86 são regulares. Ás vezes não temos mais a quem recorrer”, revelou.

Convênio

Ana Corso afirmou que a Comissão pode encaminhar, junto ao Executivo, um convênio que melhore a situação do transporte para a entidade. “Tirar depois de 30 anos, claro que dá problema. Queremos somar esforços para que a APAE possa continuar dando o serviço e a Prefeitura auxilie nisso” argumentou a petista.

Indicação

Daniel Guerra sugeriu o encaminhamento de uma indicação ao Executivo. “Creio que o Executivo tem dinheiro para essa demanda justa,reivindicou o tucano. Também foram destacados assuntos como a falta de médicos e fonoaudiólogos na entidade.

Repercussão na Câmara

Vereadores questionam o corte do serviço de transporte

O Vereador Renato Oliveira falou sobre a reunião com a APAE, dizendo que “a nossa preocupação é sobre o transporte que não tem mais. Não houve diálogo entre a APAE e os familiares. Sinto bastante dificuldade no relacionamento da direção e os pais. É preocupante.”. O Vereador revelouque algumas mães chegaram a pedir afastamento da direção.

Preocupação


A Vereadora Ana Corso (PT) disse ter ficado preocupada com algumas manifestações da reunião. “O intuito era intermediar para haver soluções, existia um transporte para 20 alunos que foi cortado. Antes de cortar tem que buscar solução, pedir socorro, tem que dizer que precisa de ajuda”, disse.

SMED PAGA REFORMA NO CENTRO ADMINISTRATIVO MUNICIPAL

Mezanino-Centro Administrativo/cal.Estr.metálico
        A Vereadora Ana Corso inconformada com a negativa da situação ao Pedido de Informação da Bancada do PT sobre as Reformas já feitas e por fazer no Centro Administrativo Municipal, começa a entender o porquê o pedido foi rejeitado...
        Com base em pesquisa no site da CENLIC (Central de Licitações) a vereadora Ana  descobriu que  a Prefeitura já gastou R$ 2.537.534,46  entre os anos de 2006 á 2009 em Reformas Físicas no Centro Administrativo Municipal e  as reformas  não páram...Somadas à aquisição de produtos  de Informática para melhorar a infra-estrutura de processamento centralizado no site atual da Prefeitura e replicar este sistema de informação para a Secretaria da Saúde foram gastos mais R$ 1.060.000,00 (Reforma "Tecnológica" ) totalizando R$ 3.597.534,46, se todas estas        reformas eram necessárias e imprescindíveis porque não responder???
         O que chama  a atenção é que a avaliação do imóvel Centro Administrativo Municipal em seguro realizado pela Prefeitura é de R$ 5.300.000,00 (cinco milhões e trezentos mil reais), a dita Reforma é de MAIS da metade deste valor.
          Mas o que de fato  não dá para entender e nem aceitar é que um dos empenhos desta Reforma tenha sido PAGO ( EM 08/01/08  NO VALOR DE R$ 397.091,37  GANHA PELA EMPRESA LANZARIN) pela Secretaria Municipal da Educação -a licitação- Tomada de Preços 331/2007-, REQUISITADA  pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos e Logística e que diz:
                                     Contratação de empresa, sob regime de empreitada global para a execução de obra de reforma do térreo, 2º , 3º e  4º  pavimentos do Centro Administrativo Municipal, localizado no Bairro Exposição. Repetição da Tomada de Preços nº 293-2007, sem alterações

          Estaremos encaminhando novo Pedido de Informação por que a Secretaria de Educação além de  não dar conta das reformas nas escolas da rede, nem está localizada no Centro Administrativo  Municipal para ter que pagar a conta! Achamos IRREGULAR o Orçamento da Secretaria Municipal da Educação bancar esta reforma!

PEDIDO DE INFORMAÇÃO SOBRE REFORMA NO CENTRO ADMINISTRATIVO

       Vereadora ANA CORSO, juntamente com a Bancada do PT protocolou nesta quinta-feira 17 de setembro, Pedido de Informação ao Executivo Municipal sobre empenho pago pela SMED para Reformas no Centro Administrativo Municipal.
                    PROTOCOLADO EM 17/09/2009 18:21


                    REQUERIMENTO nº REQ-128/2009

                    INFORMAÇÕES AO PREFEITO POR SEU INTERMÉDIO - ART. 166, III

                    Solicita ao Poder Executivo informações sobre a utilização de recursos da Secretária Municipal da Educação para reformas no centro administrativo.

                    Senhor Presidente,

                    Senhoras Vereadoras e Senhores Vereadores,

                    Considerando a constante necessidade de ampliação dos investimentos na área da educação;

                    Considerando o déficit histórico na falta de escolas infantis (creches), de reformas nas escolas, de melhorias e/ou construção de quadras esportivas na rede municipal;

                    Considerando a Licitação nº 331/2007 − contratação de empresa, sob regime de empreitada global, para a execução de obra de reforma do térreo, 2º, 3º e 4º pavimentos do Centro Administrativo Municipal, localizado no Bairro Exposição −, realizada pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos e Logística, no valor de R$ 397.091,37, utilizando recursos da Secretária Municipal da Educação, empenhado em 08/01/2008, conforme dados disponibilizados pela CENLIC;

                    Considerando que houve várias licitações para as reformas no Centro Administrativo, sendo que as mesmas foram empenhadas pelo Gabinete do Prefeito, Secretaria da Fazenda e pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos, visto que foram elas que requisitaram as licitações; e

                    Considerando a função fiscalizadora desta Casa, os Vereadores que o presente subscrevem, observadas as disposições regimentais, requerem que seja encaminhado ao Poder Executivo Municipal o seguinte pedido de informações:

                    1 - Qual o motivo da utilização de recursos da educação para a contratação de reformas no Centro Administrativo?

                    2 - Por que a Secretaria Municipal de Recursos Humanos, a requisitante da licitação, não empenhou os recursos?


        Caxias do Sul, em 17 de Setembro de 2009; 134 anos da Colonização e 119 anos da Emancipação Política.

ESTA FOI A LICITAÇÃO QUE A SMED EMPENHOU PARA PAGAR REFORMA NO CENTRO ADMINISTRATIVO MUNICIPAL

Informações do(a) TOMADA DE PREÇOS 331/2007 Data de Abertura: 11/12/2007 - 13:30


Objeto

Contratação de empresa, sob regime de empreitada global, para a execução de obra de reforma do térreo, 2º, 3º e 4º pavimentos do Centro Administrativo Municipal, localizado no Bairro Exposição. Repetição da Tomada de Preços n.º 293-2007, sem alterações.



Secretarias Requisitantes


SECRETARIA MUNICIPAL DE RECURSOS HUMANOS E LOGÍSTICA



TRÂMITE Data Descrição

08/01/2008 EMPENHO NA SECRETARIA REQUISITANTE



INFORMAÇÕES ADICIONAIS Data Descrição

11/12/2007 Prazo recursal até 18/12/2007 às 16h. Abertura dos envelopes-proposta dia 12/12/2007 às 17h.

08/01/2008 SMED para empenho.



RECURSOS / IMPUGNAÇÕES / OUTROS Data de Entrada Licitante Tipo Julgamento

Nenhuma informação cadastrada.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

CAPINA QUÍMICA , NÃO!


          Pretendido pela Codeca, o glifosato serve para matar plantas sob parreirais e em lavouras de soja transgênica, resistente à substância.
 Entendo ser um equívoco e retrocesso a direção da CODECA querer aprovação de projeto que prevê a Capina Química, sob argumentos muito questionáveis, de maior rapidez para efetivar a capina, e custos muito altos.Nossa posição será contrária a este projeto.
.O uso de agrotóxicos para a limpeza das ruas foi vetado em 2004. Agora, a prefeitura quer regularizá-lo alegando altos custos com a capina feita com roçadeira ou produto orgânico dessecante. Um dos argumentos para a apreciação da proposta é por competir ao município sua regularização, desde que haja licenciamento no órgão ambiental competente, ou seja, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

– Não podemos colocar em prática enquanto houver esse veto. Nos reunimos com a comissão e vamos encaminhar documentos que eles nos pediram para analisar melhor a questão – afirma Adiló.


Os riscos ao meio ambiente não pode ser desprezado, além do que esta medida poderá reduzir o número de trabalhadores.

VÁRIAS DECISÕES CONTRA A CAPINA QUÍMICA


SANTA CATARINA PROÍBE CAPINA QUÍMICA


06 de Julho de 2009
Publicada no Diário Oficial do Estado, já está em vigor desde o dia 17 de junho a LEI Nº 14.734, de autoria da deputada Odete de Jesus (PRB/SC), que proíbe a chamada ‘capina química’ (uso de herbicidas e defensivos agrícolas) em áreas urbanas como faixa de domínio de ferrovias, rodovias, vias públicas, ruas, passeios, calçadas, avenidas, terrenos baldios, margens de arroios e valas em todo o território do Estado de Santa Catarina.
Odete de Jesus justifica a criação da lei dizendo que o uso de produtos químicos é desaconselhável por diversas razões, que superam largamente eventuais benefícios. “Além disso, o risco de ocorrer algum acidente é grande, pois são muitos os cuidados necessários para a correta aplicação”, destaca. “O controle das pragas invasoras deverá ser feita pela adoção de práticas menos agressivas, como a capina manual e a capina mecânica,” sugere.
A deputada cita, para exemplificar, os herbicidas a base de glifosato, que era (ou ainda é) utilizado em muitas cidades. “Herbicidas e agrotóxicos que não podem ser usados nas áreas urbanas, pois prejudica o meio ambiente e a saúde das pessoas", afirma. “Alguns têm efeitos muito nocivos, como o aumento da incidência de certos tipos de câncer ou alterações do feto por via placentária”, alerta.




02/06/2009 - Meio Ambiente



Capina com produtos quí,icos



Exemplo de capina química

Decisão suspendeu lei que permitia uso desses produtos. Objetivo é evitar possíveis danos ao meio ambiente no município de Sete de Setembro
O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul suspendeu a vigência da Lei nº 538/07, do município de Sete de Setembro, que permite a capina a ser realizada na área urbana com a utilização de produtos químicos.
A suspensão foi proposta à Justiça pela procuradora-geral de Justiça, Simone Mariano da Rocha, por meio de Ação Direta de Inconstitucionalidade.

Com a decisão, os efeitos da lei foram interrompidos até o julgamento final da ação pelo Órgão Especial, o que deverá ocorrer após o período de instrução.
A lei prevê a interdição temporária dos locais onde são aplicados produtos químicos ou a interdição total dentro do intervalo de segurança necessário, a utilização de produto com registro no órgão federal competente, e aprovação do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente. Conforme consta na lei, sua utilização é condicionada a “casos de ineficácia de outros métodos ou não recomendáveis, econômica e operacionalmente”.

Agência de Notíciaas
Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul
Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80 - Porto Alegre - CEP.: 90050-190 - Tel.: (51) 3295-1100







sábado, 19 de setembro de 2009

O PRÉ-SAL É NOSSO!




(Brasil, 2009, Direção:Peter Cordenonsi)
Talvez um dos documentários mais importantes sobre o assunto que pode mudar o destino do Brasil.

A riqueza das recém-descobertas reservas do pré-sal é estimada em trilhões, suficiente para suprir todas as necessidades do país, como educação, saúde, moradia, transporte, alimentação, infra-estrutura, etc.. Ou seja, podemos acabar com todas as doenças sociais do Brasil.

Monteiro Lobato, já dizia nos anos 30 que havia petróleo no Brasil, mesmo com a mídia e os “especialistas” norte-americanos ridicularizando essa idéia. Hoje a mídia se põe novamente como ferramenta das corporações internacionais para lucrar com o mercado, ela tem “vendido dificuldades para comprar facilidades”.

Isso já aconteceu com a Vale do Rio Doce que, depois de mais de 30 anos de pesquisas, conseguiu descobrir e mapear uma das maiores riquezas minerais do mundo. Nesse momento quando a empresa tinha gigantescas perspectivas de enriquecimento, foi vendida a preço-de-banana com a ajuda midiática.

Essa história pode se repetir com a Petrobrás, que, depois de desenvolver a melhor tecnologia de exploração do mundo nos oceanos, se vê ameaçada em ter seus poços leiloados.


"O petróleo não pode ser tratado como uma mera mercadoria, é um assunto estratégico".


(Comentário original: docverdade)

COMPROMISSO COM OS APOSENTADOS

19/09/2009




                                            Pepe e Paim: compromisso com os aposentados

O deputado federal Pepe Vargas (PT/RS) e o senador Paulo Paim (PT/RS) reafirmaram o seu compromisso com os aposentados durante a posse da nova direção da Associação dos Aposentados e Pensionista de Caxias do Sul.O encontro aconteceu no sábado, 19 de setembro,no Salão da Igreja Capuchinhos, em virtude dos 50 anos da entidade. Pepe e Paim demonstraram plena sintonia na votação do substitutivo negociado com o governo que prevê a extinção do fator previdenciário, sempre que a soma da contribuição e a idade do trabalhador der 85 para a mulher 95 para o homem. O senador destacou o esforço do deputado Pepe Vargas em aprovar uma regra que se aproxime “ao máximo da sua proposta”, garantindo menos tempo de trabalho e maior valor na aposentadoria. Os dois cumprimentaram o novo presidente da Associação, Jorge Gilberto Leite, e confirmaram a intenção do governo Lula em aprovar ainda este ano as mudanças.
Créditos fotos: Mário André Coelho de Souza



sexta-feira, 18 de setembro de 2009

A INSISTÊNCIA DA NATUREZA E ERVAS NÃO TÃO DANINHAS

Maio 14, 2009 in paisagismo



A natureza não admite se dar por vencida, mesmo na maior cidade do País. Prédios, casas, calçadas, asfalto e, entremeado a isso tudo, jardins enfeitando e trazendo um pouco de verde para a paisagem. Verde artificial, assim por dizer, respondendo a escolhas e gostos das pessoas que o plantaram. Geralmente com canteiros simétricos e desenhados, juntando plantas parecidas e coloridas.
O jardineiro, responsável por sua manutenção, constantemente é chamado para podar, recolher folhas e arrancar ervas daninhas…daninhas!? Quem são essas? As diferentes das plantas compradas. Consideradas prejudiciais ao jardim e sua organização, muitas vezes não podem ser chamadas assim.
Nas calçadas e jardins paulistanos, principalmente naqueles onde o jardineiro não é muito requisitado, parte das “ervas daninhas” são mudas de árvores da Mata Atlântica originais do local onde está a Metrópole, mostrando que a natureza sempre tenta conquistar de volta o terreno tomado. Na fotografia acima, várias mudas de tapiá (Alchornea sidifolia), bela árvore típica de nossa floresta, plantadas por morcegos que gostam dos seus frutos e depois dispersam.

Ervas daninhas…



Ricardo Henrique Cardim

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

COMITÊ PRÓ-EDUCAÇÃO INCLUSIVA FAZ NOVA REUNIÃO


         Representantes de Escolas Especiais de Ensino destacam falta de capacitação de professores

          Os Vereadores da Comissão de Educação e da Comissão de Direitos Humanos farão visitas as escolas

          Na tarde desta quinta-feira (17), a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura, Desporto e Turismo reuniu-se com o Comitê Pró-Educação Inclusiva para discutir as demandas das redes de ensino municipal e estadual no que se refere a educação especial inclusiva, ações que devem ser realizadas aos alunos que possuem alguma deficiência. Presidida pelo Vereador Daniel Guerra/PSDB, a reunião contou com a participação da Presidente da Comissão de Direitos Humanos Vereadora Ana Corso/PT, e representantes das redes de educação: Simone Perini da APAE, Kathia Sonalio da 4ª Coordenadoria Regional de Educação, Irene Boeira representando os pais de alunos especiais, Adriana Restelatto da Escola Especial João Prataviera, Márcia Sgarbi da Secretaria de Educação, Valesca Molardi da Secretaria de Saúde e Rozeunice Pacífico da Rede Escolar.
        As representantes de entidades educacionais abordaram assuntos com relação a cursos de capacitação para professores que atuam com educação inclusiva. Foi questionado as dificuldades que os professores enfrentam para participar dos cursos oferecidos e apresentado por meio de questionários entregues às escolas, as demandas para adaptação do ensino especial.
       Representando a APAE, Simone Perini apresentou as entidades que existem em Caxias que atuam no atendimento de pessoas com deficiências física, visual, auditiva, intelectual, entre outras.
      Foi decidido pela Comissão que o próximo passo será visitar as escolas. Para que possamos realizar um diagnóstico pessoalmente e vermos os desafios junto com a escola. O questionário foi o primeiro passo, destacou o Vereador Daniel Guerra.
     Também foi definido que o Secretário da Educação Edson da Rosa será convidado para participar da reunião do dia 5 de novembro. Além disso, a titular da rede de Ensino Rozeunice Pacífico ficou encarregada de compilar as sugestões de viabilização das atividades para capacitação dos professores, que foi a maior demanda apresentada pelas escolas.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Familiares de usuários da APAE reclamam da falta de transporte

                       Serviço que existia há 30 anos foi cortado pela entidade
           A Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança realizou uma reunião nesta quarta-feira (16) na Sala de Comissões da Câmara. Foram debatidas questões ligadas ao transporte de usuários da APAE. Estiveram presentes a Coordenação da APAE, mães de frequentadores da entidade, a Presidente da Comissão Ana Corso/PT e os Vereadores Daniel Guerra/PSDB, Renato Nunes/PRB, Renato Oliveira/PCdoB.
          As mães pediram esclarecimentos no que se refere aos ônibus que faziam o transporte dos usuários há 30 anos e informaram que não há mais o serviço.
           A Coordenadora Geral da APAE Elisabeth Marin falou que o serviço de transporte não está mais em funcionamento por questões financeiras. Eliminamos por absoluta falta de condições.
           A Articuladora Pedagógica Ingrid Augustin afirmou que o investimento está voltado nos programas de inclusão social. Esse é o foco do nosso trabalho.
           A Coordenadora Técnica Simone Perini destacou que a entidade não é de transporte. É de atendimento, precisamos manter o que temos.
           Representando a Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade o Fiscal de Trânsito e Transporte Leonardo Hackbart falou do transporte especial da Visate. Temos quatro ônibus para atender uma demanda de 512 usuários, desses, 86 são regulares. Ás vezes não temos mais a quem recorrer.
           A Vereadora Ana Corso/PT afirmou que a Comissão pode encaminhar, junto ao Executivo, um convênio que melhore a situação do transporte para a entidade. Tirar depois de 30 anos, claro que dá problema. Queremos somar esforços para que a APAE possa continuar dando o serviço e a Prefeitura auxilie nisso.
           O Vereador Daniel Guerra/PSDB sugeriu o encaminhamento de uma indicação ao Executivo. Creio que o Executivo tem dinheiro para essa demanda justa.
           Também foram destacados assuntos como a falta de médicos e fonoaudiólogos na entidade.

REUNIÃO ABERTA COM DIREÇÃO DA APAE E FAMILIARES

Comissão de Direitos Humanos reúne-se com representantes da APAE




Encontro acontece nesta quarta-feira (16)

A Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança realiza uma reunião, aberta à comunidade, nesta quarta-feira (16) às 15h na Sala de Comissões da Câmara. Será debatido questões ligadas a APAE, como transporte e outros. Haverá a presença da Coordenadora Geral da APAE Cinquentenário Elisabeth Marin e das mães de frequentadores da entidade. A Comissão de Direitos é presidida pela Vereadora Ana Corso/PT

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

O GASTO TOTAL DO PARQUE DE RODEIOS COM A COBERTURA DA CANCHA DE LAÇO SERÁ DE R$ 2.489.000,00

JORNAL PIONEIRO DE SEXTA-FEIRA DIA 12-09-2009    

-CANCHA  A SECO
Prefeitura e Festa da Uva apresentam amanhã projeto de R$ 1 milhão para cobrir a cancha de rodeios. A estrutura deve ficar semelhante ao Pavilhão 1: telhado galvanizado sustentado por colunas metálicas. O espaço vai abrigar provas campeiras e shows musicais. Caxias do Sul – A cancha de rodeios dos pavilhões será coberta até a Festa da Uva 2010. A informação foi confirmada ontem pelo presidente da Festa da Uva, Gelson Palavro. O projeto prevê uma cobertura de cerca de 10,8 mil metros quadrados de chapa galvanizada (zinco) sustentada por uma estrutura metálica. O pavilhão terá 12 metros de altura. Toda a cancha, com 60 metros de largura e 180 de extensão, ficará protegida da chuva, incluindo as arquibancadas. Coberta, a cancha servirá tanto para rodeios como para espetáculos musicais. A obra vai custar cerca de R$ 1 milhão.   -  


COM TANTAS DEMANDAS MAIS URGENTES E DEPOIS DE JÁ TEREM GASTO R$ 1.489.000,00 A PREFEITURA MUNICIPAL AVENTA MAIS UM GASTO COM A COBERTURA DA CANCHA DE LAÇO.O QUE NÃO DARIA PARA CONSTRUIR COM O VALOR TOTAL PROJETANDO  A COBERTURA??? FAÇA A CONTA:


                                                            1.489.000,00   -  (já gasto)

                                                     +     1.000.000,00  -   (cobertura)
                                                            ___________
                                                             2.489.000,00    


    NO MÍNIMO UMAS 7 CRECHES, OU UMA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO  EM BAIRRO, OU A PASSARELA NA BR.116.

SÓ PARA RELEMBRAR: PARQUE DE RODEIOS É CONSTRUÍDO SACRIFICANDO 630 ÁRVORES

 Semana Farroupilha        EXTRAÍDO DO JORNAL PIONEIRO

12/09/2008 08h05min
MARATONA FARROUPILHA COMEÇA COM PARQUE EM OBRAS EM CAXIAS DO SUL

25ª Região diz que estrutura é mais moderna e muito superior à antiga pista de rodeios
A Semana Farroupilha que se inicia hoje em Caxias do Sul levou, literalmente, um pialo do tempo. Apesar de a pista e a maior parte da estrutura para a movimentação do gado e dos competidores no rodeio estarem concluídas nos Pavilhões da Festa da Uva, outros espaços tiveram de ser improvisados para o início das competições, às 14h. Principalmente onde haverá gente trabalhando, como os avaliadores de prova, os locutores e o pessoal que lida nos bretes. O público também precisará de uma boa dose de paciência, já que a chuva se encarregou de espalhar poças dágua e formar atoleiros onde há terra remexida.
Para a construção do parque de rodeios, a prefeitura cortou 630 árvores em uma área equivalente a quatro campos de futebol. Entre as árvores, havia duas dezenas de araucárias gigantescas.

NÃO DÁ PARA ESQUECER DA CÉLEBRE FRASE DO VICE-PREFEITO ALCEU BARBOSA VELHO QUE DISSE QUE : "AS ÁRVORES CORTADAS NÃO TINHAM  FUNÇÃO ECOLÓGICA !"


HÁ UM ANO ATRÁS A PREFEITURA ALÉM DE CORTAR 630 ÁRVORES PARA CONSTRUIR O PARQUE DE RODEIOS, GASTOU R$ 1.489.747,76  NA SUA CONSTRUÇÃO!!!!veja a licitação abaixo


JULGAMENTO DA TOMADA DE PREÇOS N.º 137-2008


- Execução de obra de construção do Parque dos Rodeios - SMC –


 CLASSIFICAR, pelo critério de menor preço global, a proposta da licitante:


 LANZARIN EMPREENDIMENTOS ENGENHARIA E OBRAS LTDA.: - no valor de R$ 1.489.747,76 (um milhão, quatrocentos e oitenta e nove mil, setecentos e quarenta e sete reais e setenta e seis centavos).
Central de Licitações do Município de Caxias do Sul, em 07 de julho de 2008.


domingo, 13 de setembro de 2009

SUCO DE UVA NA MERENDA ESCOLAR

Vereadora ANA CORSO é proponente do projeto de lei que instituí o SUCO DE UVA na merenda escolar da Rede Municipal de Ensino. O PROJETO FOI PROTOCOLADO EM 2006 E ESTÁ AGUARDANDO PAUTA .Projeto semelhante recentemente foi aprovado na Assembléia Legislativa do Estado do RS. Temos confianca que o parecer de" ilegalidade" dado pela comissáo de Constituição e Justiça será revisto.


Há muito que se conhecem os benefícios da ingestão do suco de uva, especialmente como reforço alimentar das crianças em idade escolar, o qual contribui com numerosas vitaminas e complexos minerais para nosso organismo, entre eles o cálcio, ferro, potássio e as vitaminas B1, B2, B6 e B12.

O suco de uva contém mais calorias que o leite, uma certa analogia que pode ser levada mais longe; a composição do suco de uva mostra surpreendentes semelhanças com a do leite materno. é pois, um alimento privilegiado para os períodos de "reconstrução" da fadiga, da anemia e da convalescença.

O suco de uva é um valioso estimulante digestivo, pois acelera o metabolismo, eliminando de seu organismo o ácido úrico, causador da fadiga. Além disso, ele ajuda a restabelecer o equilíbrio ácido-alcalino do organismo, necessário para um fornecimento constante e prolongado de energia. Pesquisas recentes confirmam que o puro suco de uva, principalmente o processado a partir de uvas vermelho-roxas escuras, possui concentrações maiores de um composto chamado resveratrol. Esse composto apresenta a capacidade de prevenir a oxidação do mau colesterol – LDL, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares, sendo também um agente preventivo do câncer. Essa substância presente no suco de uva tem a capacidade de inibir as fases de iniciação e crescimento do tumor

O consumo regular do suco de uva, além de ser um hábito saudável, de prevenir e combater doenças, é um de elemento de apoio contra a desnutrição.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Soberanas da Festa da Uva visitam a Câmara de Vereadores

            As Soberanas da Festa da Uva 2010, Rainha Tatiane Frizzo e Princesas Aline Galvan Perera e Kátia Pisetta Weber realizaram visita oficial ao Vereadores durante a Sessão desta quinta-feira (10). Na ocasião, os vereadores receberam um boton como forma de designá-los 'embaixadores' da Festa.

Ana Corso fala sobre corpo encontrado no aterro


Causa da morte ainda será investigada

A Vereadora Ana Corso/PT, demostrou indignação com o fato de o cadáver de um homem ter sido encontrado no lixo. Ana cita que leu no jornal Pioneiro, que em outras vezes pessoas foram encontradas desta forma e que a suspeita é o sistema mecanizado de coleta de lixo da Codeca.


"A medicina  legal poderá comprovar o que ocasionou o acidente, mas quero sugerir que seja feita uma fiscalização antes de que o sistema de compactação do lixo seja iniciado."



A Vereadora afirma que não é contra  o  sistema de coleta de lixo mecanizado, mas é preciso redobrar a atenção para que episódios trágicos como este não venham a depor contra a imagem da CODECA.


"Apenas acho importante fazer uma vistoria, pra ver se tem alguém dormindo dentro. Basta que um dos garis verifique com uma lanterna, pois somente com as câmeras não está sendo suficiente."


Ana Corso/PT, reafirma que aprova o novo sistema, mas pede mais precaução para a empresa Codeca.

Créditos da matéria: Assessoria de Comunicação Câmara de Vereadores

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

COLUNA STEFAN LIGOCKI- VISITA SURPRESA



Visita-surpresa


Disposta a avaliar as reais condições da Penitenciária Regional de Caxias do Sul, na localidade de Apanhador, a Comissão de Direitos Humanos da Câmara caxiense fez uma visita-surpresa na manhã de ontem ao presídio. A presidente da comissão, Ana Corso (PT), e os vereadores Renato Nunes (PRB) e Renato de Oliveira (PC do B), começaram a vistoria pela lavanderia e cozinha. E aprovaram a comida servida aos presos.

– Nós ficamos bem satisfeitos com a alimentação que vimos, principalmente porque chegamos de surpresa e estava tudo certo. É um alimento bem variado e balanceado – relatou Ana Corso (foto).


A comissão também conversou com um dos apenados e voltou a constatar que a ociosidade impera. Apesar de 10 presos trabalharem costurando bolas, mais de 300 reclamam da falta do que fazer.


Os vereadores também receberam queixas da direção do presídio de que falta um médico, além de uma viatura para transportar presos a audiências.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

CDH REÚNE COM FAMILIARES DOS PRESOS

                     O objetivo foi o de relatar o que viram no presídio da localidade do Apanhador

      Na tarde desta quarta-feira (09), a Presidente da Comissão de Direitos Humanos Ana Corso/PT e o Assessor Leonardo Maineri, receberam parentes dos apenados. A Vereadora relatou o que foi visto no presídio da localidade do Apanhador, na visita surpresa realizada hoje pela manhã.
       Os parentes manifestaram revolta e fizeram algumas denúncias em relação a maus tratos e falta de alimentos. Ana Corso/PT enfatiza que isso não corresponde com o que foi visto no presídio, na visita surpresa. Mas isso não quer dizer que não existam problemas dessa natureza.
        A sugestão da Comissão é que o “Grupo de Unidade Humana”, nome dado essa união de parentes, se uma para informar a Juíza os problemas do presídio. Além disso, a Comissão de Direitos Humanos vai continuar com as fiscalizações.
Os Vereadores integrantes da Comissão dos Direitos Humanos são: Mauro Pereira/PMDB, Daniel Guerra/PSDB, Renato Nunes/PRB, Renato Oliveira/PC do B e a Presidente Ana Corso/PT.










Visita surpresa



Comissão de Direitos Humanos visita Penitenciária Industrial de Apanhador

_A Comissão de Direitos Humanos, representada pelos Vereadores Renato Nunes/PRB, Renato Oliveira/PC do B e a Presidente Ana Corso/PT, fizeram, ontem pela manhã(09), uma visita surpresa Presídio da localidade do Apanhador. Eles decidiram por não avisar, para avaliar as condições reais do Presídio Regional de Caxias do Sul.

_A receptividade dos Agentes foi muito positiva, mesmo não sabendo da visita. A Comissão se apresentou e logo todos foram direcionados para o interior da penitenciária. A primeira parada foi na lavanderia, onde alguns apenados faziam a limpeza dos uniformes. Em seguida, a visita foi na cozinha, em que preparavam o almoço. Nós estamos bem satisfeitos com a alimentação que vimos, principalmente porque chegamos de surpresa e estava tudo certo. É um alimento bem variado e balanceado, afirma Ana Corso. João André Gomes, Auxiliar de Segurança e Disciplina, disse que para o inverno, os apenados receberam uma doação de 600 cobertores da Pastoral Carcerária. A equipe técnica da penitenciária, aumentou, desde a última visita da Comissão em fevereiro de 2009. Nós temos duas Assistentes Sociais, uma Psicóloga e uma Advogada. Agora está faltando um Médico, pois só temos uma Enfermeira a cada 15 dias, afirmou Gustavo Biehl, Diretor do Presídio. Existe também uma tratativa de convênio para a saúde, junto ao executivo.                   

_Outra mudança é em relação às visitas. Agora, além do sábado pela manhã, eles podem ter uma visita assistida com hora marcada, afirma Felipe Chidini, Agente Penitenciária. Hoje no Presídio tem 336 apenados, sendo que a capacidade é para mais de 400. Um terço dessas vagas estão interditadas, por causa da má construção dos esgotos. Como a empreiteira quebrou, é preciso que o Estado contrate outra empresa para o concerto do problema, afirma Ana Corso/PT. Isso representa mais de 80 locais parados, sem uso nenhum, disse José Ricardo Freire, Agente Penitenciário. A Comissão de Direitos Humanos também conversou com um dos apenados. Uma das principais reivindicações deles é a de trabalho. Hoje, dez presos trabalham costurando bolas. Mas eles querem trabalhar mais para sair do ócio. Eles ainda precisam de uma máquina de costura para fazer os próprios uniformes, livros para a biblioteca e uma viatura.


_A impressão da Comissão de Direitos Humanos em relação ao Presídio, foi bem positiva, mas ainda tem alguns detalhes para organizar. Eles vão ver com o Executivo a possibilidade de arrumar o acesso entre a Rota do Sol e o Presídio, pois está muito esburacado, afirma Renato Nunes. Nós vamos pedir especificamente uma pavimentação asfáltica no local, diz Ana Corso/PT.

Créditos da matéria: Assessoria de Comunicação Câmara de Vereadores

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

PEPE REBATE SARTORI- BLOG STEFAN LIGOCKI

Confira abaixo o que diz o deputado:




"Prezado Stefan



Em relação à entrevista concedida pelo Sartori e publicada neste final de semana tenho a obrigação de fazer a defesa do meu governo em alguns aspectos:



1) O governo Sartori não pagou "atrasados". O meu governo não deixou salários atrasados. Quando o Sartori assumiu todos os salários estavam em dia. Acredito que ele estava se referindo a reajustes dos servidores. A trimestralidade é uma política instituida pelo nosso governo, que sempre a cumpriu, exceto nos períodos eleitorais, nos quais ela foi suspensa em função de dispositivos legais bastante conhecidos (Lei 9.504, Art 73, VIII, que, no capítulo das Condutas Vedadas aos Agentes Públicos em Campanhas Eleitorais, proíbe revisão salarial no período que vai de três meses antes do pleito até a posse dos eleitos). Assim fizemos em 2000, quando fui reeleito e em 2004, quando nossa candidata foi a Marisa (Formolo, do PT). O acordo que construímos com o Sindicato na época era de suspender a trimestralidade e pagá-la no primeiro trimestre do ano seguinte. E assim procedemos em 2001, pagando retroativamente a inflação do período. Não preciso nem dizer que a oposição procurava desgastar nosso governo por esta atitude responsável que tomamos, mas se tivessemos dado os reajustes eles teriam entrado na justiça contra nós. Como a Marisa não venceu as eleições coube ao governo seguinte recolocar o reajuste dos dois últimos trimestres. Aliás, nosso governo concedeu ganho real ao funcionalismo, computada a inflação reposta do último trimestre de 2004.



2) Meu governo deixou o gabinete do prefeito em boas condições, sem luxos, com comodidade e com capacidade de receber do mais humilde cidadão ao Presidente da República, inclusive embaixadores (que de fato nos visitaram na época). Por isso refuto com veemência a idéia de que no sofá do gabinete não dava nem para sentar como disse o Sartori. Esta divergência apenas demonstra que o nosso padrão de comodidade é mais econômico do que o dele e que nos contentamos com móveis mais simples e funcionais.



Atenciosamente



Pepe Vargas"

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Ana Corso participa da 1ª Conseg


Como representante da Câmara de Vereadores, Ana participa da Conferência Nacional de Segurança Pública, de 27 a 30 de agosto em Brasília

           Participaram do processo preparatório  em torno de meio milhão de pessoas e 514 municípios estavam lá representados. Estiveram em  Brasília em torno de 3000 participantes da etapa nacional .Segundo Ana Corso o encontro foi de extrema importância, pois desde a constituição de 1988, a segurança pública era o único setor que ainda não tinha tido uma conferência nacional.
Durante o evento foi definido um conjunto de 10 princípios e 40 diretrizes que servirão de base para a definição de políticas de segurança pública. Ana Corso salientou a importância de uma das diretrizes aprovada, que é a desmilitarização das polícias militares, outra questão definida foi o fim da descriminilização dos movimentos sociais, a tão falada unificação das polícias não passou, e as guardas municipais terão que ser regulamentadas suas funções para efetivamente atuarem como forças cogestoras da segurança pública. Foi definido também o SUSP (SISTEMA ÚNICO DE SEGURANÇA PÚBLICA) como forma de se integrar as políticas públicas na área de segurança, tendo conselhos nacional, estadual e municipal com participação tripartite: governo, trabalhadores, e sociedade civil.
        Outro ponto destacado por Ana, foi a Feira de Conhecimento em Segurança Pública com Cidadania e Projetos Especiais que ocorreu dentro da Conferência. Neste espaço foram apresentadas 41 experiências na área da prevenção do crime, das 41 experiências apresentadas, 6 são gaúchas e duas delas são de Caxias. Uma delas é a Comissão Interna de Prevenção da Violência Escolar (Cipave), e a outra é um programa de computador que aumentou em 20 vezes o número de vistorias contra incêndio efetuadas pelos bombeiros da região nordeste do Rio Grande do Sul.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

COLUNA STEFAN LIGOCKI -CONTRA AS DROGAS



Contra as drogas



A Comissão Especial de Prevenção às Drogas da Assembleia promoveu audiência pública ontem à tarde, na Câmara caxiense, para debater formas de tratamento contra a dependência química (foto).


Coordenado pelo presidente da comissão, Kalil Sehbe (PDT), o encontro reuniu representantes do Ministério Público, do Estado, da prefeitura, de centros de atendimento do município, além de vereadores, especialistas e lideranças de bairro.


Após relatos e análises sobre formas de tratamento, a vereadora Ana Corso (PT) voltou a enfatizar a necessidade de ampliar o número de casas terapêuticas em Caxias. O vereador Renato Nunes (PRB) mostrou um documento com 5 mil assinaturas para a criação da Delegacia Especial de Combate às Drogas, promessa do Estado que ainda não se concretizou. No final, Kalil informou que a comissão especial tem 120 dias para fazer um diagnóstico em relação ao tema.



– Precisamos de uma única política integrada nesta ação, uma política pública de Estado e não de governo – afirmou o pedetista.