segunda-feira, 11 de junho de 2012


11/06/2012

Mais um dia para celebrar o rock

Nesta segunda, a Comissão de Legislação Participativa e Comunitária da Câmara de Vereadores discute a criação de um dia municipal para comemorar o gênero
Compartilhe:
Sinônimo de rebeldia, o rock pode ganhar uma data especial em Caxias do Sul. Nesta segunda, às 18h30, a Comissão de Legislação Participativa e Comunitária da Câmara de Vereadores discute a criação de um dia municipal para comemorar o gênero. O encontro é o pontapé inicial para a instituição não só da data em Caxias, mas de um clube também.
O caxiense Leandro Américo Rodrigues Barbosa, sócio fundador da Associação Cultural Clube do Rock, de Salvador, Bahia, está em Caxias há 15 dias conversando com amigos sobre a possibilidade da formalização de uma entidade semelhante na cidade. Ele, que morou há alguns anos e tem familiares no município, vê em Caxias uma cena roqueira ativa. A ideia é, a partir da criação do dia municipal e do clube, inserir a cidade nas seletivas do Palco Rock, festival baiano de música.
 
Apesar do gênero já ter uma dia mundial, 13 de julho, Barbosa defende a instituição de uma data municipal para reforçar a importância do rock na sociedade. Em Salvador, 28 de junho, nascimento de Raul Seixas, foi o dia escolhido.
 
“A indústria vendeu a ideia que o rock era coisa de jovem alienado e drogado. É importante ter uma data para mostrarmos que somos mais que uma música, somos cultura, protesto”, argumenta Barbosa.
 
Conforme a presidente da Comissão, vereadora Denise Pessôa (PT), as demandas serão recebidas e o Legislativo atuará naquelas que for possível. Para a criação do clube, por exemplo, a Comissão poderá auxiliar na redação do estatuto.
 
“Qualquer ação que fortaleça a cultura é positiva. Podemos trabalhar no projeto de lei e assessorar na elaboração do estatuto”, diz Denise.
 
Em Salvador, o dia municipal do rock é lei desde 1994. Tramitam na Assembleia da Bahia e no Congresso Nacional os projetos para a criação da data em âmbito estadual e nacional, respectivamente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário