AS MULHERES VÃO ÁS RUAS
Em homenagem aos 100 anos das comemorações do Dia Internacional da Mulher, o 8 de março, dia de reflexão e luta, centenas de militantes feministas participam entre 8 e 18 deste mês da 3ª Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres (MMM)
No Brasil três mil mulheres marcharão de Campinas a São Paulo reunindo participantes de todas as idades, do campo e da cidade, comprometidas com a transformação das condições de vida da população feminina e, consequentemente, de toda a sociedade brasileira, a partir da eliminação da pobreza e da violência.
Cem marchantes representarão o Rio Grande do Sul. No próximo sábado, dia 6, acontece oficina de formação dos quatro eixos da ação, às 15h, no Sindicato dos Bancários, Rua General Câmara, 424, Centro, Porto Alegre. Já no domingo, dia 7, ato no Brique da Redenção a partir das 9h30. Às 13h, saída dos ônibus com as gaúchas rumo a São Paulo para se integrarem à atividade.
PROGRAMAÇÃO DO 8 DE MARÇO EM CAXIAS DO SUL
06 de Março - Sábado - Movimento de Mulheres da cidade presente no desfile da Festa da Uva
Concentração às 16h3min na frente na Igreja Universal da rua Sinimbú. Saída 17h30min.
08 de Março – Segunda-feira - Movimento de Mulheres da cidade
14 horas: Panfleteação na Praça Danti Aligueri;
Durante todo o dia exposição da história da Mulher Caxiense e do Centenário do 8 de março Marcha Mundial das Mulheres
Exposição Mulheres nos Trilhos da História de Caxias do Sul
Abertura: 08 de março de 2010, segunda-feira
Horário: 19h30min
Período de Visitação: 09 a 28 de março de 2010
Local: Sala de Exposições do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho
Realização: Unidade de Artes Visuais - SMC
Apoio: Coordenadoria da Mulher/SMSPPS
18h30min - Encontro Mulher Contemporânea promovido pelo Sindicato Bancários de Caxias e da Região com o debate assédio moral e sexual, além das principais reivindicações e desafios da mulher.
10 de Março – Quarta-feira - Coletivo de Mulheres UCS
17h30min: Oficina de Batucada Feminista + Maracatu
Às 17h30min, oficina da Batucada no Centro de Convivência e às 18h45min encerramento com as meninas do Maracatu junto da batucada no Bloco H. Batucada do Centro Cívico até o Bloco H.
19hs - Panfleteação no Centro Cívico da UCS
19h30min: Roda de Debate
Apresentação do Video “Genero, Mentiras e videotapes”, após debate com a Professora Natalia Pietra Mendez
Moderna I
Local: Bloco H – Turma de História
11 de Março – Quinta-feira:
Marcha Mundial das Mulheres
17h30min: Presença da Marcha na Tribuna Livre da Câmara de Vereadores
Coletivo de Mulheres da UCS
21h - Show com a Banda Caixa Azul
A ação, cujo tema é “Seguiremos em marcha até que todas sejamos livres”, se baseia em quatro campos de atuação:
- Bens Comuns - Deseja-se enfatizar a necessidade de intervir pela efetivação de um futuro sustentável, frente às consequências das políticas neoliberais no mundo.
- Paz e a Desmilitarização - É um tema que acompanha a formação da MMM, onde se denunciam a indústria da guerra, os interesses de quem ela serve, e a hostilização especialmente das mulheres e crianças em regiões afetadas pelas guerras.
- Autonomia Econômica - Onde a MMM obteve acúmulo significativo neste período, seja pela elaboração da Economia Feminista, seja pelas intervenções práticas na construção de uma nova economia.
Violência Sexista - Abarca os temas onde se manifesta as formas mais cruéis de dominação dos homens sobre as mulheres ao redor do mundo e ao longo dos tempos. A violência física e psíquica, o controle e a mercantilização do corpo das mulheres, a criminalização da livre sexualidade, a lesbofobia, e a penalização e clandestinidade do aborto.
A 3ª Ação Internacional acontecerá em dois períodos: a atividade de março e também de 7 a 17 de outubro, que será de ações e marchas simultâneas, com um ponto de encontro em Sud Kivu, na República Democrática do Congo. Este momento expressará a solidariedade internacional entre as mulheres, enfatizando seu papel protagonista na solução de conflitos armados e na reconstrução das relações sociais em suas comunidades, em busca da paz.
HISTÓRICO 8 DE MARÇO
Nesse ano de 2010 comemoramos os 100 anos do 8 de março. Essa data foi definida num contexto de luta por salários dignos e melhores condições de trabalho. Falamos do início do século XX onde a jornada de trabalho era de 14h e as mulheres recebiam menos da metade do salário dos homens. As mulheres, maioria dentro das fábricas têxtil, lutaram por igualdade salarial, trabalho digno, realizando mobilizações pelo direito ao voto feminino. Essa data foi proposta em 1910, por Clara Zetkin no II Congresso das Mulheres Socialistas, em referência a luta das mulheres trabalhadoras de todo o mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário