terça-feira, 16 de março de 2010

UBS DO VILA IPÊ TERÁ GUARDA FIXO - JORNAL PIONEIRO

AlertaVoltar para a edição de hoje VIOLÊNCIA


UBS do Vila Ipê terá guarda fixo

Posto está funcionando normalmente Caxias do Sul – A unidade básica de saúde (UBS) do bairro Vila Ipê voltou a funcionar ontem, depois de fechar as portas na tarde de sábado por causa da falta de segurança. Naquele dia, uma usuária furtou dinheiro de dentro da sala dos funcionários e servidores foram agredidos. O clima de violência tem se agravado depois que a unidade mudou temporariamente para o centro comunitário do bairro, enquanto o prédio da UBS é reformado.

Para resolver a questão envolvendo a unidade, a secretária municipal da Saúde, Maria do Rosário Antoniazzi, funcionários da UBS e lideranças comunitárias da região participaram de uma reunião ontem.
O presidente do Conselho Local da Saúde da Zona Norte, Marciano Correa da Silva, participou do encontro. Ele disse que o pedido de um guarda municipal fixo na UBS existe desde a inauguração do posto.

– Percebi que os funcionários estão com medo, tem gente pensando em pedir demissão. Não podemos perder funcionários com alta capacidade por causa da falta de segurança. Se não tivermos um guarda lá, corremos o risco de ver aquela UBS fechar as portas. E isso não pode acontecer – alertou Marciano.

O diretor da Guarda Municipal, Sebastião Freitas da Silva, firmou o compromisso de remanejar um servidor fixo na UBS. Conforme ele, isso deve ocorrer nos próximos dias. Mesmo depois desta mudança, uma viatura irá realizar rondas para dar apoio na segurança.

– Por enquanto, há uma viatura com dois guardas durante o período de atendimento da UBS, mas o posto vai contar com um guarda em breve, talvez amanhã (hoje). Entendo que esta presença deve amenizar o problema da segurança – concluiu.

Durante a tarde de ontem, vereadores da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança da Câmara estiveram no Vila Ipê para conferir a situação. Eles verificaram a presença de uma viatura e dois guardas municipais na unidade.
– Houve reclamações quanto a precariedade do espaço onde os profissionais estão trabalhando, que é totalmente inadequado. Porém, visitamos a obra da nova UBS e o responsável nos garantiu que o prédio estará pronto em dois meses – relatou a vereadora Ana Corso (PT).

siliane.vieira@pioneiro.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário