quinta-feira, 4 de março de 2010

Comissão de Direitos Humanos realiza Audiência 'Dia Internacional da Mulher'

Evento ocorreu na tarde desta quinta-feira (04)


A Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança da Câmara promoveu Audiência Pública em alusão ao Dia Internacional da Mulher. O encontro teve a presença de representantes de entidades caxienses ligadas ao tema.

Para a advogada Mônica Montanari, os 100 anos de luta institucionalizada pelos direitos da mulher trouxeram ganhos, mas é preciso avançar mais, sobretudo no combate à violência. A Lei Maria da Penha precisa receber do Poder Judiciário suporte adequado às politicas públicas para a mulher agredida. Nós mulheres precisamos nos enxergar em primeiro plano na sociedade, como detentoras de direitos.

A titular da Delegacia da Mulher, Thaís Postiglione, expôs que a delegacia recebe, em média, 500 ocorrências mensais mas o efetivo é de apenas quatro policiais. Apesar da estrutura insuficiente, o trabalho é para que a mulher seja acolhida com respeito e que sua denúncia seja apurada.

Jussara Quadros, Coordenadora de Etnias da União das Associações de Bairros (UAB) e Conselheira do Movimento Negro Unificado, levantou a questão do sexismo, que atinge também as mulheres negras. O maior índice de violência é contra mulheres negras, além disso, a maioria delas não têm espaço no mercado de trabalho, atuando de maneira informal. Houve avanços, mas ainda existem dificuldades latentes.

Segundo a Vereadora Ana Corso/PT, oito de março é uma data de celebração e também reflexão sobre os avanços que devem ser feitos. Mulheres são maioria da população, precisamos pensar em ações que dêem conta das especificidades inerentes a elas. Lembrou ainda a importância das mulheres estarem presentes na realização de políticas voltadas à mulher. Precisamos estar nas instâncias de poder, onde se definem as leis.

Denise Pessôa/PT citou pesquisa que aponta o Brasil na 141º posição em ranking que trata da presença das mulheres nos Parlamentos, num total de 181 países. Comentou ainda matéria publicada no jornal Pioneiro, sobre gravidez na adolescência em Caxias do Sul. Disse estar surpresa por muitas jovens optarem pela maternidade. Muitas adolescentes entendem que, com a gravidez, é uma chance de fazerem parte da sociedade, de resgatarem sua dignidade. Temos que mostrar à juventude outras alternativas de inserção na sociedade.

Segundo o Vereador Renato Nunes/PRB, presidente da Comissão, nosso objetivo integrar a força da mulher em seus diversos segmentos na nossa região, discutir assuntos de interesse comum. Muitas mulheres sofrem preconceito, inclusive na colocação dentro do mercado de trabalho. Além disse, os índices de violência contra a mulher são elevados.

Estiveram presentes os Vereadores Daniel Guerra/PSDB, Ana Corso/PT, Denise Pessôa/PT, Édio Eloi Frizzo/PSB, Arlindo Bandeira/PP, Mauro Pereira/PMDB, Renato Oliveira/PCdoB, Renato Nunes/PRB e o presidente da Casa, Moisés Paese/PDT.


04/03/2010 19:13
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário