Deputada Marisa pede que Estado abra uma conta especial para HPS
Participantes da Audiência Pública promovida pela Comissão Especial para Realizar Diagóstico e Avaliação da Rede de Saúde do Estado foram unânimes na necessidade de um Hospital de Pronto Socorro para a Serra gaúcha. A deputada Marisa Formolo (PT), que lidera o movimento Pró-HPS, salientou que Caxias do Sul recebe pacientes de toda região e a ocupação hospitalar ultrapassa o limite.
"Peço a Comissão que inclua a necessidade da abertura de uma conta especial no orçamento do Estado. Com isso, nós poderemos pleitear para este ano emendas parlamentares para que no ano que vem, possa começar a discussão do projeto, localização e uma proposta de integração com os municípios que se dispõe a ser parceiros", disse Marisa.
A Comissão, que é presidida pelo deputado Mauro Sparta (PSDB), está elaborando um relatório que será debatido na Assembleia e apresentado ao governo estadual.
Presente na AP, a vereadora caxiense Ana Corso (PT) destacou que "Caxias não comporta mais a demanda da região em um único hospital de pronto socorro e o HPS deve ser tratado como prioridade."
Representantes da comunidade, unidades de saúde e conselheiros Municipais de Saúde de outros municípios da Serra estivam presentes na Audiência e apresentaram as dificuldades enfrentadas por descaso do Estado.
Humberto Tomazi Godoy é gerente do hospital Tacchini, em Bento Gonçalves. Ele informou que o governo ainda não realizou o repasse de R$ 100 mil conquistados na Consulta Popular de 2005. A verba é para compra de equipamento para o centro cirúrgico.
Administradora do Hospital de Jesus, Sandra Mara Lancelotti pediu que a Comissão cobre do governo estadual o credenciamento para implantação de um espaço para o tratamento de álcool, drogas e psiquiatria. Segundo ela, o projeto foi aprovado há cinco anos e questões burocráticas impedem o início dos trabalhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário