sexta-feira, 25 de maio de 2012


Ana  Corso sugere a criação de conselho de planejamento e proteção aos animais

 

O órgão seria responsável por políticas de controle populacional de cães e gatos

 



Foto: Leticia Rossetti
O conselho municipal de planejamento populacional e proteção dos animais (COMUPPA) pode ser criado em Caxias do Sul. A proposta, que partiu da vereadora Ana Corso/PT, já tramita pelas comissões da Câmara Municipal e deve ser apreciada em breve, pelos parlamentares.

O conselho, como propõe Ana, seria um órgão de cooperação governamental, com a principal finalidade de auxiliar a administração municipal na orientação, planejamento e desenvolvimento de uma política eficaz de proteção, planejamento e controle populacional de animais de grande e porte.

Seria de responsabilidade do COMUPPA a elaboração de campanhas educativas e programas de conscientização, junto à população, quanto à questão da posse responsável de animais, por meio de palestras, debates e distribuição de panfletos. Além de acompanhar e fiscalizar o cumprimento da legislação que ampara e disciplina questões incidentes sobre os animais, também se responsabilizaria por desenvolver um cronograma anual de atividades, selecionar clínicas veterinárias e profissionais para participar de campanhas de vacinação e esterilização.

As atribuições incluem, ainda, cuidar da estruturação e da formação de agentes voluntários nos bairros, para orientação e acompanhamento acerca da posse responsável de animais domésticos, organizar campanhas de esterilização e vacinação anti-rábica, etc.

A vereadora lembra que, na cidade, existe uma grande quantidade de animais, em especial cães e gato. Muitos desses animais, conforme ela, são abandonados por seus proprietários e se deslocam, sem destino, pelas vias públicas, parques e praças do município.

Ana comenta, ainda, que estudiosos elaboraram uma estatística. Aponta que um só casal de animais pode originar, em nove anos, supondo a ocorrência de duas crias por ano, com dois a oito filhotes por cria, algo em torno de 14 mil filhotes. A superpopulação e abandono de animais, juntos, preocupam e trazem grandes prejuízos para a sociedade e os próprios animais, destaca.

Se aprovada a proposta, o conselho deve ser formado pelos secretários municipais da Saúde, Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano, Obras e Serviços Públicos e Agricultura, além de representantes do Serviço de Vigilância Ambiental, Vigilância Sanitária, setor de Educação Ambiental, do setor de fiscalização da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Urbano, da Secretaria de Planejamento, Secretaria Governo e da Procuradoria Geral do Município. Além desses, integrariam o conselho doze membros sem vinculação com o Executivo Municipal.
25/05/2012 19:31
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário