quinta-feira, 24 de maio de 2012

COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS VISITA PICS


Vereadores conhecem o novo complexo educacional da PICS

Segunda-feira, será a vez de visitar a penitenciária regional


Foto: Calebe De Boni


A situação da Penitenciária Industrial de Caxias do Sul (PICS) foi verificada por nove vereadores, durante visita, realizada na tarde desta quinta-feira (24/05). A Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança (CDHCS), presidida pelo vereador Renato Nunes/PRB, liderou a vista. O diretor da penitenciária, Antônio Severo, guiou os parlamentares pelas construções do novo complexo educacional, que será inaugurado em junho, no interior da instituição.

Nunes adiantou que a comissão irá se reunir nos próximos dias para debater as demandas, colhidas com os presidiários. Nesta segunda-feira, a CDHCS realizará visita à Penitenciária Regional de Caxias do Sul (PERCS).
O presidente da Comissão de Direitos Humanos também saudou o investimento no ensino, que comportará biblioteca, salas de aula, informática e dos professores. Reiterou que a situação da PICS teve significativa melhoria nos últimos anos. Ele acredita que a ressocialização dos presos, através de ensino e do trabalho dentro do local, deve ser priorizada. Lamentou que Caxias tenha um índice de 65% de reincidência de presos no crime, após o cumprimento de pena.

A vereadora Ana Corso/PT colheu demandas com os presidiários, durante a visita. Relatou que as principais solicitações ficaram por conta de medicamentos e roupas para o inverno. A petista pretende fazer solicitações à Secretaria da Saúde e mobilizar a sociedade para a doação de roupas.

O diretor comentou que a penitenciária abriga, atualmente, 564 presos em regime fechado, dos quais 173 estão desempenhando atividade dentro do local, em parcerias com empresas privadas ou serviços internos. Severo reconheceu que a PICS lida com excesso de presos. Ele apresentou a nova pintura externa do prédio, a reforma da ala feminina e de salas destinadas ao trabalho manual dos presidiários. Estimou, ainda, que, até o final deste ano, 60% dos apenados desempenhem trabalhos para empresas privadas do município, dentro da penitenciária.

Os vereadores Edson da Rosa/PMDB, Mauro Pereira/PMDB e Renato de Oliveira/PCdoB, que compõem a Comissão de Direitos Humanos, estiveram presentes à verificação. Os parlamentares Denise Pessôa/PT, Gustavo Toigo/PDT, Pedro Incerti/PDT e Marcos Daneluz/PT também prestigiaram a visita.

24/05/2012 17:39
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário