quarta-feira, 2 de maio de 2012

Secretaria Municipal da Saúde dificulta consultas homeopáticas pelo SUS



Vereadora Ana Corso/PT denunciou na sessão desta quarta-feira (02/05) que vários usuários do SUS entraram em contato lamentando o novo procedimento para consultas com homeopatas pelo SUS, a partir do ínício do mês de abril/12 o paciente deve ir primeiro na UBS e solicitar encaminhamento para atendimento de consultas com homeopatas no CES ( Centro Especializado de Saúde ). 

Há 12 anos, o SUS disponibiliza consultas com homeopatas no CES (Centro Especializado de Saúde), na Rua Sinimbu, no Centro de Caxias. Para marcar consultas, bastava ir ao CES portando o Cartão SUS, entre 7h30min e 17h. Ao dia, são disponibilizadas duas consultas novas e seis para retornos de pacientes.

Este novo procedimento dificulta, burocratiza e prejudica os usuários. Além de sobrecarregar o trabalho dos profissionais nas UBSs. Um dos casos relatado foi de uma mãe que levou o filho ao CES na segunda-feira (09/04) para marcar consulta com homeopata (poderia ser atendido imediatamente) e com o novo procedimento, teve que retornar ao seu bairro ir na UBS, e até conseguir o encaminhamento retornou somente na sexta-feira (13/09). Notícias dão conta que o retorno dos pacientes encaminhados pelas UBSs ao CES demoram de 7 a 9 dias . As urgências deixaram de ser atendidas, pior, vão parar no Postão 24 horas indo contra a própria campanha da Secretaria da Saúde, pois estes usuários poderiam estar sendo atendidos no CES.

Um serviço que estava funcionando bem, agora está sendo dificultado o acesso e sobram oferta de consultas. Foram atendidos neste mes de abril 32 pacientes quando que se atendia mais que o dobro. Os homeopatas ganharão pelo seu trabalho atendendo ou não, quem perde é a comunidade que deixa de  ser atendida.

Vereadora Ana Corso/PT pediu sensibilidade da Secretária Maria do Rosário para rever esta decisão, alegando inclusive que a Homeopatia  é um serviço da atenção básica em saúde, não é especialidade, o usuário opta entre ser atendido por um médico homeopata ou alopata : pediatra, ginecologista ou clínico geral, e nas UBSs são atendidos no mesmo dia, que se faça o mesmo com a Homeopatia, consultas prontamente atendidas no CES.

Promete  também encaminhar esta reivindicação para o CMS ( Conselho Municipal de Saúde ) para ser debatido, na próxima reunião, com os conselheiros municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário