Ana Corso/PT comemora a criação da Coordenadoria de Acessibilidade
Foto: Letícia
A vereadora acredita que a iniciativa será determinante para o bem-estar das PCDs
A implantação da Coordenadoria de Acessibilidade, por meio de projeto do Executivo Municipal, foi comemorada pelos vereadores, na sessão ordinária desta terça-feira (29). A vereadora Ana Corso/PT destacou a importância do órgão, que será responsável por acompanhar, avaliar e fomentar planos, projetos e programas voltados ao desenvolvimento social, educacional e lazer das pessoas com deficiência (PCDs), dentre outras atribuições.
Para a petista, é fundamental que o coordenador, que será escolhido pelo prefeito municipal, tenha ligação direta com as PCDs, a fim de que possam desenvolver as atividades inerentes à função, com pleno conhecimento na área.
Ana ressaltou que as pessoas com deficiência sofrem dificuldades na inclusão social, como o ingresso em escolas, por exemplo. Conforme ela, o passe livre dos deficientes deverá pautar futuros debates.
A Câmara Municipal de Caxias do Sul, segundo Ana Corso/PT, é referência na questão da acessibilidade. No que ela destacou a relevância do então presidente da Casa em 2010, o ex-vereador Harty Moisés Paese/PDT, que esteve à frente das adaptações. O vereador Alaor de Oliveira/PMDB lembrou que a TV Câmara transmite as sessões em Língua Brasileira de Sinais (Libras), projeto de sua autoria, implantado, também, na gestão de Paese.
O vereador Mauro Pereira/PMDB referiu que há muita falta de respeito com as pessoas com deficiência e que o município precisa desenvolver ações como essa, que visam a mudanças positivas para a comunidade.
Para o vereador Edson da Rosa/PMDB, as questões vinculadas à inclusão são, ainda, muito recentes. Ele julga que as próprias pessoas com deficiência deveriam avaliar as obras de acessibilidade.
29/05/2012 21:04
Assessoria de ComunicaçãoCâmara de Vereadores de Caxias do Sul
Nenhum comentário:
Postar um comentário