quinta-feira, 24 de maio de 2012


Visita à Penitenciária Industrial gera debate em plenário

Os vereadores ressaltaram o trabalho de ressocialização de detentos


A visita de vereadores à Penitenciária Industrial de Caxias do Sul (PICS), na tarde desta quinta-feira (24), gerou debate em plenário. Na sessão ordinária de hoje, o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança, foi o primeiro a ocupar a tribuna. Ressaltou o processo de ressocialização de apenados, por meio de trabalhos e cursos profissionalizantes. Segundo ele, as ações já abrangem 30% dos presos e deverá aumentar para 60% até o final do ano. Atualmente, 564 presos em regime fechado.


Nunes lamentou, porém, a falta de medicamentos, colchões. Para ele, a superlotação continua sendo um problema. Atentou que Caxias apresenta um índice de 65% de reincidência de presos no crime, após o cumprimento de pena.


A vereadora Ana Corso/PT informou que chega a ocorrer a presença de até 15 pessoas por cela. Mas, também, concordou que o incentivo à profissionalização ajude a prevenir a reincidência no crime. Citou que alguns apenas estão cursando metrologia. Fez um apelo para que sejam arrecadados medicamentos e roupas de inverno para os detentos.


Outros vereadores se manifestaram. Gustavo Toigo/PDT salientou a dificuldade de se gerenciar presídios. Aproveitou para elogiar a atuação do diretor da PICS, Antônio Severo, e a limpeza do interior da penitenciária. Edson da Rosa/PMDB concordou com o pedetista. Para Denise Pessôa/PT, o estímulo ao trabalho melhora a vida dos presos.


24/05/2012 20:34
Assessoria de ComunicaçãoCâmara de Vereadores de Caxias do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário