terça-feira, 29 de maio de 2012


Vereadora sugere conselho para discutir políticas públicas e controle populacional de cães e gatos  




A vereadora Ana Corso (PT) sugere a criação de um conselho municipal de planejamento populacional e proteção dos animais (COMUPPA) em Caxias do Sul. O órgão seria responsável por políticas de  proteção e controle populacional de cães e gatos.

De acordo com a vereadora Ana Corso (PT), a principal finalidade do conselho seria auxiliar a administração municipal na orientação, planejamento e desenvolvimento de uma política eficaz de proteção, planejamento e controle populacional de animais domésticos.

O órgão, formado por pessoas responsáveis, como veterinários e professores, seria um espaço para discutir o assunto, uma vez que, segundo a vereadora, um casal de animais pode originar, em nove anos, supondo a ocorrência de duas crias por ano, com dois a oito filhotes por cria, algo em torno de 14 mil filhotes.

Ela argumenta ainda que o ideal é conscientizar a população sobre essa problemática, por meio de palestras, debates e distribuição de panfletos, no sentido de incentivar a posse responsável e penalizando quem abandona animais nas ruas. Ela garante que criar outros locais como a Soama para receber animais não é a solução mais acertada.

“A gente tem que trabalhar para conscientizar da posse responsável e fazer com que haja penalização para aqueles donos que largam seus cães na rua. Estamos avançando, entendemos que através do conselho podemos discutir todas essas questões”, ressaltou a vereadora.

A proposta da criação do conselho municipal de planejamento populacional e proteção dos animais já tramita pelas comissões da Câmara Municipal e deve ser apreciada pelos parlamentares em breve.


RÁDIO CAXIAS
Departamento de Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário