sexta-feira, 18 de maio de 2012

REPORTAGEM RÁDIO CAXIAS


Situação derruba pedido de informação sobre poda de palmeiras imperiais na Júlio de Castilhos




O presidente da Festa da Uva, Gelson Palavro, foi multado em R$ 5.690,00 em abril do ano passado, após ter ordenado a poda de três palmeiras imperiais localizadas na Avenida Júlio de Castilhos. O assunto, no entanto, voltou a repercutir na Câmara de Vereadores na sessão desta quinta (17).
Assim como na ocasião em que o ocorreu a poda, os vereadores da base rejeitaram o pedido de informações da petista Ana Corso referente ao assunto. Ana voltou a abordar o tema, porque que após denúncias de moradores da região, foi até o local, na quarta (16), e constatou que uma das palmeiras morreu após a poda.

Como na ocasião do corte, o então secretário do Meio Ambiente, Adelino Telles, frisou que se as palmeiras não se recuperassem em seis meses, Palavro ainda teria que pagar R$ 11,6 mil e plantar 15 árvores da mesma espécie, a petista tinha a intenção de esclarecer o assunto.

Porém, liderados pelo vereador Alaor de Oliveira (PMDB), que considera bobagem a morte de apenas uma palmeira, a base aliada do Governo Sartori rejeitou o pedido. O líder de governo frisou que o assunto é requentado, e disse que o empresário pagou a multa, e, portanto, o pedido não seria aprovado.

Ana se diz surpresa com a negativa, e considera os argumentos de Alaor desqualificados, já que o peemedebista fala em nome do governo, e para ela, tratou o meio ambiente com tal descaso.

A petista frisa que as palmeiras integram o projeto paisagístico da cidade e, portanto, questiona se há tratamento diferenciado, pelo fato do empresário integrar o executivo caxiense, enquanto os agricultores são autuados, caso cortem uma árvore.

A petista destaca ainda que vai procurar informações junto à prefeitura, já que agora está em vigor a lei da informação. Ela frisa ainda que vai recorrer ao Ministério Público, porque obteve informações com especialistas, que garantem que a palmeira morreu.

O petista Marcos Daneluz tentou argumentar, questionando por que negar um pedido de esclarecimentos, no entanto, não conseguiu demover a situação. Apenas a bancada petista, e os vereadores Daniel Guerra (PSDB) e Renato Nunes (PRB) votaram favoráveis ao pedido.




Departamento de Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário