quarta-feira, 2 de março de 2011

TETO MINHA CASA MINHA VIDA PASSA PARA 130 MIL

Novo teto do Minha Casa Minha Vida, de R$ 130 mil, entra em vigor


por Robin Siteneski



O Diário Oficial da União traz nesta quarta-feira (2) a validação do novo teto do Minha Casa Minha Vida. Em Caxias do Sul, moradias de até R$ 130 mil poderão ser financiadas pelo programa. O limite anterior era de R$ 100 mil.

Cidades com 1 milhão de habitantes ou mais, que já tinham R$ 130 mil como valor máximo, agora poderão incluir moradias de até R$ 150 mil no programa. Em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, o limite passou de R$ 150 mil para R$ 170 mil.



A instrução normativa publicada no Diário Oficial garante ainda que imóveis inscritos no programa até o dia 10 de fevereiro serão financiados pela regra anterior. O Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço havia decidido modificar o teto das moradias financiadas no dia 2 de fevereiro.



Apesar de a nova regra só valer a partir da publicação no Diário Oficial, imobiliárias e construtoras caxienses já pediam a readequação dos financiamentos. Algumas, inclusive, aumentaram os valores dos imóveis para o novo teto.



O CAXIENSE mostrou que, em Caxias do Sul, empresas vendem moradias acima do valor máximo dos financiamentos e cobram a diferença por fora, sem que os valores constem nos contratos assinados com a Caixa Econômica Federal, gestora do programa. O Ministério das Cidades prometeu acionar a Polícia Federal para investigar o caso e o Ministério Público Federal abriu inquérito civil público para apurar os fatos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário